Na tarde deste sábado (27), um acidente grave ocorreu na rodovia BR-010, no perímetro urbano de Palmas, envolvendo um carro de passeio e uma caminhonete. O incidente resultou em três pessoas feridas e uma vítima fatal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o acidente próximo ao trevo na saída de Palmas para Aparecida do Rio Negro.
Os veículos seguiam no sentido sul/norte quando o Pálio, de placa IMP-8130, reduziu a velocidade ao se aproximar de um quebra-molas recém-instalado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Neste momento, a caminhonete Ford Ranger, de placa MWS-6D65, que vinha logo atrás, colidiu com a traseira do Pálio.
O impacto destruiu a traseira do Pálio, que em seguida pegou fogo. O motorista do Pálio, Elismar Caetano Moreira, de 57 anos, ficou preso nas ferragens e morreu carbonizado. Os ocupantes da caminhonete ainda não foram identificados; eles sofreram ferimentos e foram levados ao Hospital Geral de Palmas (HGP) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Após a perícia no local, o corpo de Elismar foi retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) pela Polícia Civil. A caminhonete sofreu danos parciais. As causas do acidente serão investigadas pela Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT) de Palmas, com o laudo pericial esperado nos próximos dias.
Em nota, o DNIT informou que o trecho da rodovia está devidamente sinalizado, com sinalização horizontal e vertical.
“Ao todo, antes de cada ondulação, foram instaladas, em cada sentido, sete placas de sinalização regulamentadas conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito ? Volume I ? Sinalização Vertical de Regulamentação do CONTRAN e Volume II ? Sinalização Vertical de Advertência do CONTRAN, a saber:
1 ? Velocidade Máxima Permitida 70 km/h;
2 ? Sinalização de Advertência de ondulações;
3 ? Sinalização de Advertência de ondulações a 300 m;
4 ? Velocidade Máxima Permitida 60 km/h;
5 – Sinalização de Advertência de ondulações a 150 m;
6 – Velocidade Máxima Permitida 30 km/h;
7 ? Sinalização de Advertência de Indicação da ondulação.”
O DNIT acrescentou que a instalação do quebra-molas no km 464,09 da BR-010/TO foi realizada após um estudo de viabilidade técnica, conforme as diretrizes do Manual Brasileiro de Trânsito.
Comentários sobre este post