O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), afirmou à CNN nesta sexta-feira (1º) que o governo está trabalhando para entregar “a melhor COP que já existiu na ONU” e que as obras em andamento estão em dia.
Países em desenvolvimento cobraram o governo brasileiro pelos preços elevados de hospedagem em Belém (PA), onde o evento será realizado durante o mês de novembro, e defenderam que parte da conferência seja realizada em outra cidade.
Questionado sobre o que o governo pretende fazer diante da pressão dos países, Sabino respondeu: “a melhor COP que já existiu na ONU”.
“Estamos trabalhando e as obras estão em dia. Será uma grande oportunidade para todos: falar sobre florestas tropicais, na porta de entrada da maior do planeta. Com conforto e hospitalidade que é característica do povo paraense”, disse.
O presidente designado da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, negou nesta sexta-feira (1º) qualquer possibilidade de mudança de cidade-sede da conferência do clima da ONU.
Em coletiva com jornalistas estrangeiros, à qual a CNN teve acesso, Corrêa do Lago disse que o problema não é de infraestrutura, mas sim de preço.
“Acreditamos que haverá acomodação suficiente. O que temos é uma questão de preço, não de número de acomodações”, afirmou.
Segundo ele, o governo federal trabalha em cooperação com autoridades locais para encontrar soluções. “Acredito que respostas satisfatórias serão dadas pelo grupo que está lidando com esse tema.”