segunda-feira, 3 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos estão abertas na rede estadual

Estudantes podem efetivar a matrícula em uma das 66 unidades escolares que ofertam a EJA, até o dia 31 de julho

por Ascom
18/07/2024
em Educação
Tempo de leitura: 7 minutos
A A
Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abriu o período de matrículas, até 31 de julho, para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo oportunidade de estudos a quem, por algum motivo, teve que desistir das atividades escolares no período ideal.

As vagas estão disponíveis em 66 unidades escolares das 13 Superintendências Regionais de Educação. São ofertados o 2º e o 3º seguimento, que correspondem às séries do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

ARTIGOSRELACIONADOS

No dia 30 de julho foi realizada uma transmissão ao vivo para orientar os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) sobre o novo fluxo eletrônico do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC-PCCTAE), implantado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Durante a live, foram apresentados o passo a passo para submissão dos processos, as orientações para elaboração do memorial e os procedimentos previstos na nova regulamentação. A programação também contou com um espaço para perguntas e respostas, permitindo o esclarecimento das principais dúvidas dos servidores. A gravação da transmissão está disponível no canal oficial da UFT no YouTube. Trabalho conjunto A disponibilização do sistema é resultado de um esforço conjunto da Gestão Superior da UFT, da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAD) e da Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências (CRSC-PCCTAE). Nas últimas semanas, as equipes atuaram na estruturação da infraestrutura técnica e normativa necessária para implantação do processo eletrônico, incluindo a parametrização dos módulos no SUAP, a validação dos critérios de pontuação em conformidade com a legislação federal e a definição de um fluxo totalmente digital para análise das solicitações. O trabalho permitiu que a plataforma fosse disponibilizada para o início das submissões e envio dos memoriais a partir desta segunda-feira, 3 de agosto. O que é o RSC? O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um mecanismo de valorização dos servidores técnico-administrativos em educação que reconhece a experiência profissional, os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e as competências desenvolvidas no exercício das atividades institucionais. Na prática, o RSC possibilita que esses saberes sejam reconhecidos para fins de percepção de adicional financeiro equivalente ao Incentivo à Qualificação (IQ), mesmo quando o servidor não possui formalmente a titulação correspondente. Base legal O direito ao Reconhecimento de Saberes e Competências foi instituído pela Lei nº 15.367/2026, que alterou a estrutura da carreira dos técnico-administrativos em educação. Posteriormente, o Decreto nº 13.048/2026 estabeleceu os critérios gerais de avaliação, pontuação e procedimentos para implementação do RSC nas instituições federais de ensino. Além de reconhecer a trajetória profissional dos servidores, o RSC incentiva a participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, fortalecendo o desenvolvimento institucional e valorizando a experiência construída no cotidiano da Universidade.

Novo sistema do RSC entra em funcionamento na UFT com processo 100% digital

03/08/2026
As cerimônias de colação de grau 2026/2 marcam a conclusão dessa etapa da formação universitária de estudantes de diferentes áreas do conhecimento ( Foto: Daniel Santos )

Colações de grau 2026/2 têm datas definidas nos câmpus da Universidade

03/08/2026

A idade mínima para matrícula no 2º seguimento é de 15 anos; já para o 3º, o estudante deve ter idade mínima de 18 anos. O estudante maior de idade ou o responsável legal deverá comparecer à unidade escolar com a documentação necessária para efetivar a matrícula.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Lorena Santos da Silva, destaca as vantagens da oferta da EJA. “Temos uma estrutura curricular diferenciada e pensada para atender as necessidades específicas desse público. Além da oferta de jantar aos estudantes, num ambiente acolhedor e propício para a jornada de estudos. É o Governo do Tocantins acreditando que a educação transforma vidas”, conclui Lorena Santos.

Documentação exigida

I – certidão de nascimento ou casamento (os estudantes indígenas poderão apresentar a Certidão de Nascimento emitida pela FUNAI); II – histórico escolar ou declaração de concluinte; III – comprovante de serviço militar, para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos, exceto aos estudantes indígenas; IV – carteira de identidade/Registro Geral (RG); V – cadastro de Pessoa Física (CPF); VI – cópia atualizada do comprovante de endereço; VII – uma foto 3×4 recente; VIII – cartão de vacinação atualizado aos estudantes com até 18 anos, conforme a Lei nº 3.521, de 7 de agosto de 2019; IX – cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); X – cartão do Número de Identificação Social (NIS), para quem recebe benefício social do Governo Federal; e XI – Cópias RG e CPF dos pais ou responsável.

Escolas que ofertam EJA

Superintendência de Educação de Araguaína

Col. Est. Adolfo Bezerra (Sede)

Col. Est. Doutor Hélio S. Bueno (Nova Olinda)

Col. Est. Prof.ª Juliana Barros (Xambioá)

Esc. Est. Vila Nova (Araguaína)

Col. Est. Getúlio Vargas (Ananás)

Esc. Est. Francisco Máximo de Sousa

Esc. Est. Marechal Rondon (Araguaína )

Esc. Est. Manoel Alves Grande (Campos Lindos)

Esc. Est. Bartolomeu B. da Silva (Carmolândia)

Esc. Est. Prof. José Francisco dos Montes (Filadélfia)

Esc. Est. Castro Alves (Santa Fé do Araguaia)

Esc. Est. Dom Pedro II (Wanderlândia)

Esc. Est. Adá de Assis Teixeira (Goiatins)

Superintendência de Educação de Arraias

Esc. Est. Silva Dourado (Arraias)

Superintendência de Educação de Araguatins

Col. Est.  Osvaldo Franco (Araguatins)

Esc. Est. Genésio Gomes (Praia Norte)

Col. Est. Irmãos Filgueiras (São Bento TO)

Esc. Est. Anaídes Brito Miranda (São Bento TO)

Esc. Est. Dr. Pedro L. Teixeira (São Sebastião TO)

Col. Est. Marechal Ribas Júnior. (Sítio Novo TO)

Col. Est. Joaquina Maria da Silva (Esperantina)

Superintendência de Educação de Colinas do Tocantins

Esc. Est. Bernado Sayão (Bernado Sayão)

Esc. Est. Francisco P. Felício (Colinas do TO)

Esc. Est. Rezende de Almeida (Itapiratins)

CEM Presidente Castelo Branco (Colinas)

Superintendência de Educação de Dianópolis

CEM Antônio Póvoa (Dianópolis)

Escola Estadual Virgilio F. de França (Rio da Conceição)

Col. Est. Justino de Almeida (Taguatinga)

Esc. Est. Jardim (Novo Jardim)

Colégio Estadual Doutor Abner Araújo (Almas)

Superintendência de Educação de Guaraí

Col. Est. Raimundo Alencar Leão (Guaraí)

Col. Est. Morro do Mato (Goianorte)

Col. Est. Serra das Cordilheiras (Colmeia)

Col. Est. Francisca Alves de Alencar (Itaporã)

Colégio Est. Bernardo Sayão (Pequizeiro)

Superintendência de Educação de Gurupi

Esc. Est. Ana Maria de Jesus (Alvorada)

Esc. Est. Gercina Borges Teixeira (Formoso do Araguaia)

Esc. Est. Dr Joaquim Pereira da Costa (Gurupi)

Col. Est. Dom Alano (Peixe)

Col. Est. João Tavares Martins (Araguaçu)

Rui Barbosa (CEJA)

Superintendência de Educação de Miracema

Esc. Est. Onesina Bandeira (Miracema)

CEM  Rui Brasil Cavalcante (Miranorte)

Col. Est. Batista Prof. Beatriz Rodrigues da Silva (Tocantínia)

Superintendência de Educação de Palmas

Col. Est. Nossa Senhora da Providência (Lajeado)

Esc. Est. Novo Horizonte (Palmas – Aureny IV)

Esc. Est. Beira Rio (Luzimangues)

Col. Est. Criança Esperança (Palmas)

Col. Est. Dom Alano (Sede)

Esc. Est. Frederico José Pedreira Neto (Proeja – Sede)

Col. Est. São josé (Palmas)

CEM Taquaralto (Palmas -Taquaralto)

Esc. Est. Maria dos Reis Alves Barro (Palmas – Taquari)

Superintendência de Educação de Paraíso

Col. Est. São Pedro (Abreulândia)

Col . Est. João Dias Sobrinho (Divinópolis TO)

Esc . Est. Dona Candida de Freitas (Divinópolis TO)

Col. Est. Lagoa da Confusão (Lagoa da Confusão)

Col. Est.Vereador Pedro Xavier Teixeira (Nova Rosalândia)

Col. Est. Bartolomeu Bueno – (Pium)

CEM José Alves de Assis (Paraiso)

Col. Est. Darcy Ribeiro (Pugmil)

Superintendência de Educação de Pedro Afonso

Esc. Est. Ana Amorim

Escola Est. Almeida Sardinha (Itacajá)

Superintendência de Educação de Tocantinópolis

Col. Est. Olavo Bilac (Itaguatins)

Esc. Est. Prof. José Carneiro de Brito (Tocantinópolis)

Esc. Est. Pe. Giuliano Moretti (Tocantinópolis)

Anterior

Podemos Mulher de Palmas realiza encontro nesta quinta, 18, e sexta, 19

Próximo

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje (18) para Palmas (TO)

Próximo

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje (18) para Palmas (TO)

LEIA TAMBÉM

Saúde

Avanços científicos podem demorar anos para impactar vida do paciente

03/08/2026
Saúde

Parando de fumar? Abstinência de nicotina pode causar prisão de ventre

03/08/2026
Esportes

Athletico-PR x Vitória: saiba onde assistir ao duelo da Copa do Brasil

03/08/2026
Esportes

Internacional domina o Corinthians e vence na Copa do Brasil por 2 x 0

03/08/2026
Esportes

Sem gols, Chapecoense e Cruzeiro empatam nas oitavas da Copa do Brasil

03/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Idosa de 91 anos é resgatada após ser encontrada em extrema vulnerabilidade e filha é presa por desacato

03/08/2026
Segurança

Policial civil leva facada nas costas após desentendimento em rodoviária de Gurupi

03/08/2026
Segurança

Acidente entre moto e carro deixa motociclista morto na BR-242, em Peixe

03/08/2026
Educação

Novo sistema do RSC entra em funcionamento na UFT com processo 100% digital

03/08/2026
Educação

Colações de grau 2026/2 têm datas definidas nos câmpus da Universidade

03/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Idosa de 91 anos é resgatada após ser encontrada em extrema vulnerabilidade e filha é presa por desacato
  • Policial civil leva facada nas costas após desentendimento em rodoviária de Gurupi
  • Acidente entre moto e carro deixa motociclista morto na BR-242, em Peixe

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Mulher é presa após denúncia de maus-tratos e abandono de incapaz em Araguaína — Foto: Divulgação/Portal Alta Tensão

Idosa de 91 anos é resgatada após ser encontrada em extrema vulnerabilidade e filha é presa por desacato

03/08/2026
Terminal rodoviário de Gurupi — Foto: Reprodução/Google Street View

Policial civil leva facada nas costas após desentendimento em rodoviária de Gurupi

03/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.