A menos de um mês para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o ideal é que os alunos se concentrem na revisão de conteúdo. No caso de matemática, os candidatos podem se esforçar mais em temas que são recorrentes na prova.
Dados da SAS Educação mostram que o assunto mais cobrado em matemática no Enem é geometria, seguido por escala, razão e proporção e aritmética. Confira:
- Geometria, com 21,9%;
- Escala razão e proporção, com 13,8%;
- Aritmética, com 11,3%;
- Gráficos e tabelas, com 9,4%;
- Funções, com 9%.
Como estudar matemática?
Uma estratégia que os estudantes podem adotar é resolver questões de provas anteriores. A CNN tem um compilado de provas do Enem dos últimos 10 anos para te ajudar a praticar.
Outra possibilidade de complemento aos estudos é acompanhar lives, grupos de estudos, dicas de especialistas nas redes sociais sobre resolução e macetes de questões do Enem, defende o professor Charles Fernando de Oliveira Souza, do Colégio Vila Olímpia em Florianópolis.
Ele também lembra que o descanso deve fazer parte da rotina dos alunos nestes últimos dias antes do Enem. Assim, os candidatos evitam uma ansiedade excessiva que atrapalhe o rendimento dos candidatos.
Os estudantes podem reservar momentos de relaxamento fazendo as atividades de sua preferência, como esportes, meditação e yoga. Cuidar da alimentação e ter boas horas de sono são técnicas que também podem fazer a diferença neste momento.
Matemática no Enem
A prova de matemática acontecerá em 10 de novembro, segundo dia da prova. O candidato terá 4h30 para resolver 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, todas de múltipla escolha.