As primeiras massas de ar frio de origem polar devem chegar, durante o mês de abril, e resfriar algumas áreas do Brasil.
Duas massas polares mais impactantes vão acontecer no final da primeira quinzena de abril e no final do mês, mas abril ainda deve registrar dias quentes.
Segundo a Climatempo, os períodos de baixas temperaturas serão curtos no centro-sul do Brasil, com a previsão de que o mês termine com temperaturas acima da média em quase todo o país, com excessão do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que devem ficar abaixo da média.
“A primeira queda notável da temperatura, entre os dias 5 e 8 de abril, será basicamente sentida em áreas do Sul do Brasil, em algumas áreas do leste do Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O resfriamento será leve em todas estas áreas”, afirmam os meteorologistas da agência.
O frio deve se intensificar, com possíveis geadas na região Sul, um pouco antes do fim da primeira quinzena de abril.
A massa de ar frio também deve fazer com que a temperatura caia em parte dos estados de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.
“Há previsão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar com mais força, abrangendo mais áreas do Brasil. O resfriamento deve ser acentuado especialmente na região Sul, mas também espera-se uma queda forte da temperatura em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste”, conclui a Climatempo.