O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o presidente do Equador, Daniel Noboa, nesta segunda-feira (18), em Brasília. O encontro dos dois líderes ocorre em meio ao tarifaço promovido pelos Estados Unidos e a busca do Brasil pela abertura de novos mercados.
Lula se reúne com Noboa na manhã desta segunda no Palácio do Planalto e, durante a tarde, os dois almoçam no Palácio do Itamaraty.
O petista tem outro compromisso internacional esta semana: a viagem à Colômbia para participar da 5ª Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos, em Bogotá — um encontro preparatório para a COP30.Play Video
Diante das tentativas frustradas de negociação, o governo do presidente Lula tem apostado na busca de novos mercados e fortalecimento das alianças comerciais do Brasil. A estratégia visa contornar a imposição pelos Estados Unidos de tarifa de 50% a produtos brasileiros.
A CNN mostrou que Lula tem novos telefonemas previstos para o início desta semana em meio às articulações para diversificar e ampliar mercados. Um dos contatos esperados é com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Em entrevistas recentes, Lula também citou a intenção de dialogar com França, Alemanha, Reino Unido e União Europeia. Todas as conversas estão em fase de agendamento.
MP para auxílio a empresas
Em resposta à decisão dos EUA de impor tarifa aos produtos brasileiros, o governo Lula editou uma MP (Medida Provisória) com auxílio financeiro para às empresas atingidas. O texto libera uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras.
A medida já está em vigor, mas precisa ser confirmada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. O rito no Legislativo inclui a criação de comissão mista, além da aprovação no plenário da Câmara e do Senado Federal.