O Projeto Memórias que Modelam realizou no nos dias 09 e 18 de março o Workshop em cerâmica. Peças utilitárias foram produzidas pelos participantes, sob a orientação da ceramista Maria Elza. O projeto Memórias que Modelam, foi contemplado por meio da lei de incentivo à cultura, Lei Paulo Gustavo- LPG, em parceria com a prefeitura de Lajeado por meio da secretaria municipal de cultura.
O jovem Kauã falou da experiência em participar do Workshop. “Foi algo surpreendente para mim que nunca tinha tido contato com cerâmica”, disse. “Aprendi várias técnicas e quero me aperfeiçoar cada vez mais e quero ir mais vezes no ateliê na Elza”, Acrescentou Kauâ Ferreira Maciel.
Alunos da comunidade colocaram a mão na argila e aprenderam técnicas como “pinch pot” e “belisco”; ambas para iniciantes.
O worshop ocorreu no Centro de Artesanato José Gomes Sobrino.
Jovem trabalhador
O participante Kauã Ferreira, que é jovem trabalhador na secretaria de meio ambiente e saneamento, foi o responsável pela elaboração do banner do Workshop. Segundo Kauã, fiquei muito feliz pela oportunidade que a secretaria tem proporcionado a nós jovens trabalhadores, tanto eu quanto a Geovana, temos sido estimulado dentro da nossa capacidade, e estamos desenvolvendo várias habilidades, e isso não tem preço, foi uma experiência incrível elaborar o banner, vê-lo materializado/impresso e participar desde o início da organização do meu primeiro Workshop de cerâmica.
Sobre Maria Elza
A ceramista Maria Elza compartilha seus conhecimentos em artesanato desde 1998 e atualmente também realiza oficinas, cursos de Esmaltação e Vivências no Ateliê.
Segundo Maria Elza, foi maravilhoso poder ministrar esse Workshop aqui em Lajeado, e espero que os participantes possam de fato interessar por essa arte que é milenar, fonte de geração de emprego e renda. Foi muito interessante vê-los superando suas expectativas, e o próximo passo será um evento final com a exposição das peças, disse.
Comentários sobre este post