A cúpula do INSS espera que as agências dos Correios recebam cerca 400 mil aposentados e pensionistas nesta sexta-feira (30), quando será aberto o balcão presencial de reclamações. A estratégia é ampliar as possibilidades para que os idosos possam reivindicar a devolução de dinheiro descontado por entidades associativas.
O segundo dia de funcionamento das agências, na segunda-feira (2), pode ter o mesmo movimento segundo fontes da cúpula do INSS. Já nos dias seguintes, a expectativa é manter o padrão de 100 mil reclamações sobre descontos por dia.
Com isso, o número de aposentados e pensionistas que querem o dinheiro descontado sem autorização de volta, deve dobrar de 2,1 milhões até agora, para 4,2 milhões ainda no início do mês de junho.
Serão ao todo 4.730 agências espalhadas pelo país e preparadas para receber os que quiserem reclamar sobre descontos de benefícios indevidos.
Não é necessário levar comprovantes ou extratos, apenas um documento de identificação oficial segundo o governo federal.
O governo ainda diz que, “se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada”. Nesses casos, a pessoa não poderá atualizar os cadastros, apenas reclamar descontos indevidos.