O PORTAL LJ tem recebido relatos de ataques frequentes a pessoas por cães que mordem, golpeiam bolsas e até rasgam roupas
em diversos locais e horários na capital.
Tal situação causa pavor devido à falta de proteção de quem, por exemplo, está realizando caminhadas nos parques, pistas das quadras e próximos aos condomínios, enfim, em qualquer local da cidade.
PROBLEMA MAIOR…
É que muitos proprietários de animais passeiam com eles sem “Guias” (cordas que são controladas pelos donos e/ou tutores do animal. Ela fica encaixada na coleira ou peitoral do cachorro e na mão de quem está segurando e conduzindo o cachorro), e/ou “Focinheiras” (equipamento necessário e até mesmo obrigatório em diversos contextos, visando proteger o próprio pet, além de outros animais e pessoas ao redor), costume que potencializa os riscos.
“O certo é que todos deveriam usar esses equipamentos para não colocarem a integridade física das pessoas em risco” afirmou um morador da quadra 306 Sul que tem o hábito de caminhar todas as manhãs e já sofreu tentativa de ataques por cães “escapando por pouco” acrescentou.
“Além da questão física, o problema abala muito emocionalmente, psicologicamente, devido o trauma que causa; é uma irresponsabilidade não usar os equipamentos de proteção” arrematou um senhor.
LEI
Em alguns municípios brasileiros, entre os quais, no Tocantins, já existem leis que tornam obrigatórios o uso dos acessórios com penalidades aos infratores; O PORTAL LJ está aguardando a resposta de uma consulta feita se em Palmas existe ou não, entretanto, caso não haja, já existe o interesse de um parlamentar fazer a propositura.
DICAS PARA EVITAR MORDIDAS EM CAMINHADAS
Carregue um apito
Cães não gostam de barulhos altos, e o som agudo de um apito pode ser suficiente para deter um cão em modo de ataque . Levar um apito ao caminhar ou correr é uma boa maneira de se preparar para o improvável caso de você se deparar com um cão pronto para morder.
Um apito também pode ajudar a protegê-lo de pessoas perigosas, pois pode alertar outras pessoas próximas de que você precisa de ajuda.
Leve guloseimas
Levar petiscos é uma ótima maneira de conhecer novos amigos caninos enquanto você se exercita ao ar livre. Também pode ajudar a evitar mordidas de animais agressivos. Se um animal raivoso começar a se aproximar, pegue alguns petiscos e jogue-os para longe. Isso deve ser uma distração suficiente para desviar a atenção do cão de você.
Traga um borrifador
Se você carrega uma mochila quando corre ou caminha, coloque um borrifador cheio dentro dela. Borrifar água em um cão que está atacando não o machucará, mas o fará recuar. Se vir um cão de rua ou uma matilha se aproximando, segure o borrifador na mão caso precise usá-lo rapidamente.
Use comandos firmes e em voz alta
Se você estiver sendo atacado por um cachorro , usar uma série de comandos altos e firmes pode ajudar a desviar a atenção dele e evitar mordidas . É importante manter a voz clara e não demonstrar medo. Tente repetir as seguintes palavras:
- Parar
- Desligado
- Abaixo
- Deixe isso
- Não
- Voltar
Mude sua rota
Se você sabe que há um cão agressivo no seu caminho, pode ser uma boa ideia seguir um caminho um pouco diferente. Até mesmo atravessar a rua passando pela casa do cachorro pode adicionar um pouco mais de proteção. Quanto mais você entra em contato com um animal agressivo, maior o risco de uma situação perigosa.
Saiba o que não fazer
Pode ser difícil evitar reagir com medo a uma mordida de cachorro, mas há coisas que definitivamente devem ser evitadas em caso de ataque.
- Não chute o cachorro, pois ele pode morder com mais força
- Não grite e não corra, ou você pode encorajar o cão a persegui-lo
- Não use spray de pimenta – provavelmente não funcionará no cão, mas pode afetar você
- Não estenda a mão para se proteger, ou o cão pode morder seus dedos
MAS…
Nada é tão importante e fundamental como a responsabilidade de usar os equipamentos de segurança.
PROPAGANDA NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!!!
ANUNCIE NO PORTAL LJ/PROGRAMA LEAL JUNIOR E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA E OUVIDA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
