domingo, 8 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Palmas

Imagens mostra confusão após portões da UFT serem fechados por professores e técnicos em greve

Faixas do movimento grevista foram instaladas nas grades de portões. O acesso temporário de veículos está sendo feito pela lateral da entrada do Centro de Controle de Zoonoses.

Ascom por Ascom
09/05/2024
em Palmas
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Grevistas fecham portões da UFT — Foto: Aurora Fernandes/ TV Anhanguera

Grevistas fecham portões da UFT — Foto: Aurora Fernandes/ TV Anhanguera

CompartilharCompartilhar

Os alunos do campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) encontraram os portões fechados na manhã desta quinta-feira (9). Faixas do movimento grevista foram instaladas nas grades e houve empurra-empurra entre manifestantes e pessoas que tentavam entrar no local.

Uma longa fila de carros se formou no acesso à universidade. Houve princípio de confusão e vídeos mostram o momento em que pessoas forçam o portão para conseguir acessar o campus.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Divulgação

Prefeitura da Capital realiza operação tapa-buracos em diferentes regiões da cidade

07/03/2026

Com recursos do Novo PAC, Prefeitura de Palmas autoriza construção de cinco novas unidades de saúde

07/03/2026

A TV Anhanguera esteve no local e apurou que o portão principal deve permanecer fechado ao longo do dia. Em relação ao fechamento do portão principal, a UFT disse que o ato foi organizado, em conjunto, pelos comandos de greve dos técnicos-administrativos e docentes da instituição, e quem responde pelos acontecimentos são os próprios comandos de greve. (Veja nota na íntegra abaixo)

O portão também dá acesso ao campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que não aderiu ao movimento grevista. Em nota, a instituição informou que está dialogando com a UFT para que o acesso dos acadêmicos, docentes e técnicos administrativos não seja prejudicado pela situação de greve.

Segundo a Unitins, o acesso temporário de veículos está sendo feito pela lateral da entrada do Centro de Controle de Zoonoses. As atividades acadêmicas serão mantidas. (Veja a nota abaixo)

O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft) disse ao g1 que o fechamento dos portões é uma manifestação legítima que faz parte da rotina do movimento grevista. O ato é utilizado para externar à população as reivindicações dos grevistas. Conforme o sindicato, uma nota esclarecendo os acontecimentos desta manhã deve ser publicada em breve.

Na semana passada a UFT publicou um comunicado informando a comunidade que os professores deflagraram greve por tempo indeterminado, mas disse que manteria o calendário acadêmico e serviços para os alunos.

A gestão informou que mantém diálogo com as forças sindicais e acompanha as demandas e negociações. Também explicou no comunicado que os servidores têm autonomia para participar do movimento grevista.

A paralisação é de decisão nacional e também abrange as unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que suspendeu aulas após professores e técnicos entrarem em greve em abril. As atividades foram suspensas nas unidades de Dianópolis, Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional.

Em nota, o IFTO disse que o direito de greve é assegurado constitucionalmente e compete a cada servidor a adesão ao movimento. As atividades institucionais seguem funcionando nas unidades em que não houve suspensão das aulas.

Os grevistas seguem a pauta nacional que cobra reajuste salarial, destinação de orçamento público em condições ideais para as Universidades e Institutos Federais, reestruturação da carreira docente, além da revogação de ‘medidas antissindicais, antidemocráticas e contrarreformas’.

O que diz a UFT

Em relação ao ato de fechamento do portão principal que dá acesso à UFT e Unitins, na manhã desta quinta-feira, 09 de maio de 2024, ele foi organizado, em conjunto, pelos comandos de greve dos técnicos-administrativos e docentes da UFT, que buscam recomposição salarial e orçamentária, além de reestruturação da carreira.

https://9b4b9dfbd14c27b13429810e762185aa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Sobre esses e outros atos, quem responde são os próprios comandos de greve, que estão disponíveis através dos contatos abaixo.

Já em relação ao calendário e atividades acadêmicas, estes continuam ativos, pois qualquer alteração só é feita mediante Conselho Universitário – Consuni. Essa e outras orientações, estão disponíveis em publicação no portal institucional que orienta a comunidade universitária sobre a greve e pode ser acessada no portal institucional.

O que diz a Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) informa que está dialogando com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para que o acesso dos acadêmicos, docentes e técnicos administrativos da Unitins/Câmpus Palmas não seja prejudicado pela situação de greve da UFT.

As atividades acadêmicas do Câmpus Palmas estão mantidas e os alunos e servidores não serão prejudicados pela situação de greve.

O acesso temporário de veículos está ocorrendo pela lateral da entrada do Centro de Controle de Zoonoses.

A Reitoria da Unitins está buscando a solução definitiva do acesso ao Câmpus neste período e informará o mais breve possível à comunidade acadêmica.

Anterior

Juiz fica indignado e encerra depoimento após ré abrir cerveja durante audiência: ‘É um ato sério’

Próximo

Jovem de 18 anos é presa após causar danos e ameaçar a própria mãe, diz polícia

Próximo
Viaturas da Polícia Civil do Tocantins — Foto: Reprodução/SSP-TO

Jovem de 18 anos é presa após causar danos e ameaçar a própria mãe, diz polícia

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Palmas

Casa da Mulher Brasileira inaugura atendimento 24h e fortalece rede de proteção em Palmas

07/03/2026
Tocantins

Deputados acompanham governador em entrega de obra e concessão de prêmios a professores

07/03/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa autoriza reforma da Ciretran de Paraíso com investimento de mais de R$ 2,3 milhões

07/03/2026
Tocantins

Concurso da Educação chegará a aproximadamente 5 mil professores convocados após 9ª chamada e anúncio do edital de redistribuição

07/03/2026
Palmas

ADAT convida empresários para debate sobre a nova era tributária em Palmas

07/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Miracema

Investigado por estupro de vulnerável é preso em Miracema pela Polícia Civil do Tocantins

07/03/2026
Palmas

Prefeitura da Capital realiza operação tapa-buracos em diferentes regiões da cidade

07/03/2026
Tocantins

Naturatins realiza 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado

07/03/2026
Tocantins

Governo do Tocantins e consórcio intermunicipal firmam parceria para fortalecer reciclagem e inclusão de catadores

07/03/2026
Tocantins

Em Paraíso, Amélio destaca trabalho conjunto para avanços na Educação

07/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Investigado por estupro de vulnerável é preso em Miracema pela Polícia Civil do Tocantins
  • Prefeitura da Capital realiza operação tapa-buracos em diferentes regiões da cidade
  • Naturatins realiza 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Investigado por estupro de vulnerável é preso em Miracema pela Polícia Civil do Tocantins

07/03/2026
Foto: Divulgação

Prefeitura da Capital realiza operação tapa-buracos em diferentes regiões da cidade

07/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.