terça-feira, 9 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

IDEB 2023: colégios militares conquistam o 1º, 2º, 3º e 5º lugar entre as escolas públicas do Tocantins

Além do ensino médio, foram avaliados os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Entre as 10 melhores pontuações dos anos iniciais, estão 2 Colégios Militares do Tocantins.

por Ascom
16/08/2024
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Das 10 escolas públicas da rede estadual de ensino com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referente ao ensino médio regular, 5 são Colégios Militares, administrados de forma compartilhada pela Polícia Militar (PMTO) e Secretaria de Educação (SEDUC). O resultado foi divulgado na última quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC), cujas avaliações foram realizadas em 2023.

Os Colégios Militares do Estado do Tocantins (CMTO), Unidade XII (Palmeirópolis), Unidade VIII (Guaraí) e Unidade X (Colinas do Tocantins), conquistaram, respectivamente, a 1ª, 2ª e 3ª posição no ranking das escolas com melhor avaliação. Na 5ª posição, o CMTO Unidade III (Araguaína), aparece com a mesma nota da Escola Estadual Piaçava (Nazaré).

ARTIGOSRELACIONADOS

UFT publica edital para licenciamento exclusivo de patente com potencial antiviral contra a dengue

09/06/2026

Cine Capivara promove mostra de cinema especial em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

09/06/2026

Os CMTO Unidade XII (Palmeirópolis) e VIII (Guaraí), obtiveram 5,5 pontos, o CMTO Unidade X (Colinas do Tocantins), obteve 5,4 e o CMTO Unidade III (Araguaína), obteve 5,3. Além destes, o CMTO Unidade II (Palmas), obteve 5,2 pontos, ocupando a 7ª posição, com a mesma pontuação do Colégio Dom Orione (Tocantinópolis).

No ranking nacional com 4,2 pontos para o ensino médio, o Tocantins ocupou a 10ª posição, empatado com Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Além do ensino médio, foram avaliados os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Entre as 10 melhores pontuações dos anos iniciais, estão 2 Colégios Militares do Tocantins: Unidade VII (Gurupi), com 6,7 ocupando a 7ª posição e a Unidade XIV (Alvorada), com 6,3, ocupando a 8ª posição.

Ressalta-se que as escolas que ocuparam a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 7ª posição, são oriundas da rede conveniada de ensino. Já nos anos finais do ensino fundamental, das 10 melhores pontuações, 4 são CMTO: Unidade XII (Palmeirópolis), com 6,1 pontos (4º posição), Unidade IV (Arraias), com 6,1 pontos (5º posição), Unidade I (Palmas), com 6,1 pontos (6º posição) e Unidade VII (Gurupi), com 5,9 pontos. As escolas que figuraram na 1ª, 2ª, 3ª posição, são oriundas da rede conveniada de ensino.

Segundo o Tenente-Coronel João Leyde de Souza Nascimento, Diretor de Programas Sociais da PMTO, “os Colégios Militares do Tocantins, além de uma política pública educacional, são também uma ação de estado, voltada à prevenção criminal, promoção da paz social e da cidadania”.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Antônio Barbosa, “os Colégios Militares constituem uma importante política pública ofertada pelo Estado e a Corporação tem buscado investir com o objetivo de avançar cada vez mais”.

O Comandante-Geral destacou também o fato de os colégios militares ocuparem as três primeiras posições no ranking das escolas públicas.

“Ficamos felizes em saber que os colégios militares ocupam excelentes posições no ranking geral das escolas públicas, inclusive, a 5ª e 7ª posições também. Obviamente, temos pontos a melhorar e vamos continuar trabalhando para que isso ocorra.”

“Parabenizo e agradeço às famílias pela confiança depositada em nossos militares e o compromisso dos alunos com o próprio crescimento. Além disso, parabenizo também, e agradeço, toda a equipe escolar que está fazendo a diferença na vida de inúmeras famílias e os números provam isso. Deixo meus cumprimentos ao Governo do Estado que promove avanços significativos à educação do Tocantins” Finalizou o Coronel Barbosa.

Para conferir todos os resultados do IDEB 2023, acesse o site do governo federal, clicando aqui .

Tags: educação
Anterior

Governo do Tocantins concede selo de certificação de equivalência federal para laticínio em Itaporã

Próximo

Elevaremos a taxa de juros se for necessário, diz Campos Neto

Próximo

Elevaremos a taxa de juros se for necessário, diz Campos Neto

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Senai leva tecnologia para o agro e oferta cursos técnicos em Araguaína

09/06/2026
Tocantins

Sesc promove Dia Nacional de Escolas de Portas Abertas em todo o Brasil

09/06/2026
Esportes

Copa: Cannavaro critica revista rigorosa ao Uzbequistão nos EUA

09/06/2026
Segurança

Justiça do TO condena mulher por injúria racial em Araguaçu; cabe recurso

09/06/2026
Segurança

Homem é preso por importunação sexual, ato obsceno e perturbação da tranquilidade em Nazaré

09/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Botafogo leva sexto transfer ban no ano após dívida com zagueiro

09/06/2026
Esportes

Desembarque da seleção de Senegal nos EUA é marcado por revista rígida

09/06/2026
Saúde

Novo comprimido GLP-1 consegue reduzir peso e açúcar no sangue

09/06/2026
Saúde

Ossos de ferro: descubra 3 alimentos ricos em cálcio além do leite

09/06/2026
Tocantins

Wanderlei cria força-tarefa para acelerar e inaugurar obras antes do prazo eleitoral

09/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Botafogo leva sexto transfer ban no ano após dívida com zagueiro
  • Desembarque da seleção de Senegal nos EUA é marcado por revista rígida
  • Novo comprimido GLP-1 consegue reduzir peso e açúcar no sangue

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reprodução/lucas_villalba5

Botafogo leva sexto transfer ban no ano após dívida com zagueiro

09/06/2026
Reprodução / Twitter

Desembarque da seleção de Senegal nos EUA é marcado por revista rígida

09/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.