O Hospital Regional de Gurupi (HRG) realizou mais uma edição do curso de gestantes, iniciativa que integra os projetos da Rede Alyne e parceiros. O encontro, que ocorre mensalmente, atende gestantes e acompanhantes de Gurupi e municípios da Região de Saúde Ilha do Bananal.
O curso tem como objetivo aproximar as gestantes da maternidade, fortalecendo o vínculo com a unidade hospitalar e promovendo a linha de cuidado materno-infantil. Durante a programação, são abordados temas essenciais, como parto e nascimento, quando procurar a maternidade, amamentação (mitos e verdades), aspectos emocionais da gestação, primeiros cuidados com o recém-nascido e manobras de desengasgo.
De acordo com a psicóloga responsável pela Rede Alyne, Thays Lennye Mota, a proposta vai além do conhecimento teórico, já que os participantes realizam uma visita guiada por toda a maternidade. “O curso de gestantes aproxima mães e pais da maternidade, oferecendo informação, acolhimento e segurança para uma experiência de parto mais tranquila e humanizada”, destacou.
Ana Karoline, gestante participante do curso, ressaltou a importância da iniciativa. “Ter acesso a informações de qualidade nos dá mais segurança, diminui a ansiedade e nos ajuda a lidar melhor quando as coisas não saem exatamente como imaginamos. Tanto para os pais, quanto para a rede de apoio. Parabéns pelo trabalho e pelo cuidado em compartilhar conhecimento com tanto carinho e dedicação. Que essa iniciativa continue e seja cada vez mais divulgada, para que mais gestantes possam ser beneficiadas”, afirmou.
O diretor-geral do HRG, Fernando Mota, reforçou o compromisso da unidade hospitalar com a atenção à saúde da mulher e da criança. “Seguimos fortalecendo a saúde materno-infantil e garantindo que cada gestante se sinta segura e acolhida”, afirmou.