O Governo do Tocantins oficializou o fluxo de atendimento do Ambulatório de Pré-Transplante Renal no Hospital Geral de Palmas (HGP). A regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira, 28, por meio de resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-TO). O serviço, que já funcionava em caráter inicial desde 4 de fevereiro de 2026, passa a operar integralmente sob as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa organiza a jornada dos pacientes renais crônicos que possuem indicação para o procedimento. Com o novo ambulatório, os usuários podem realizar as avaliações médicas, exames e o acompanhamento multiprofissional em Palmas, sem a necessidade de deslocamento interestadual nesta fase preparatória. O atendimento local acelera a inclusão dos pacientes na lista de espera gerida pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Preparação para cirurgias locais
Atualmente, o Tocantins não realiza cirurgias de transplante de rim. Os pacientes que necessitam do procedimento cirúrgico dependem do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para serem operados em centros especializados de outros estados.
De acordo com o corpo técnico de nefrologia do HGP, a centralização dos exames na capital tocantinense encurta o caminho do paciente até a cirurgia e lança a base técnica necessária para a futura habilitação do hospital como centro cirúrgico de transplantes renais na região Norte.
Cenário dos transplantes no Brasil
A demanda por transplantes de rim segue em alta no país. Dados do SNT apontam que, em 2024, foram realizados 6.325 transplantes de rim no Brasil. Em 2025, foram 6.702 transplantes, e entre janeiro e 29 de maio de 2026, foram registrados 2.534 procedimentos.
O transplante renal pode ocorrer a partir de doadores vivos compatíveis (parentes ou pessoas com vínculo afetivo) ou de doadores falecidos, mediante a constatação de morte encefálica e a devida autorização familiar.






