quarta-feira, 19 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Gurupi vai sediar o 1º Seminário de Políticas Culturais promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins

Ascom por Ascom
16/09/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Na próxima quarta-feira, 18, e na quinta, 19, será realizado no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação (IFTO), campus de Gurupi, o 1º Seminário de Políticas Culturais do Comitê de Cultura no Tocantins – Região Sul.

A abertura oficial do evento, que espera um público de 100 pessoas, está prevista para acontecer às 19 horas e seguirá com uma movimentada programação. Logo na abertura haverá apresentação artística, com performance indígena e musical, palestra com enfoque no Sistema Nacional de Cultura no contexto do marco regulatório, com o Coordenador do Escritório de Representação do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém. A abertura também contará com a apresentação formal do Comitê de Cultura no Tocantins, pelo Coordenador Geral, Kaká Nogueira, que contará, ainda, com a cerimônia de assinatura de Termos de parcerias entre importantes instituições, como IFTO e UFT.   O evento seguirá dia 19 com uma roda de conversa com gestores e artistas regionais, palestra, realização de apresentações artísticas, bem como, a exibição de um curta-metragem.

ARTIGOSRELACIONADOS

Governador  Laurez Moreira celebrou a entrega da maior obra de integração entre Tocantins e Pará, destacando a realização de um sonho histórico da população (Crédito foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins)

“Essa ponte reposiciona o Tocantins no mapa da infraestrutura do Brasil e impulsiona o futuro”, afirmou o governador Laurez Moreira em Xambioá

19/11/2025
Foto: Divulgação

PEC do Teto Único avança após apresentação das conclusões da Comissão Mista em reunião no Palácio Araguaia

19/11/2025

A inscrição para esse evento é gratuita e podem participar produtores culturais, artistas com atuação na região sul do Estado, dirigentes de órgãos públicos de cultura, bem como, estudantes e representantes de entidades educacionais e o público em geral. A produção informa que o evento contará com acessibilidade em LIBRAS, e espera também poder contribuir com informação e formação para esse público.

Planejamento

Para discutir as principais linhas de atuação que serão implementadas pelo Comitê de Cultura no Tocantins nas regiões sul e sudeste do Estado, aconteceu pela manhã deste sábado, 15, uma reunião com os colaboradores  da AGA –  OSC executante.

De acordo com Maria do Socorro de Sousa,  coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões   sul  e sudeste do Tocantins,  esse seminário busca   levar   informações que atendem os objetivos e metas das políticas nacionais de cultura, por meio dos comitês, especialmente, aquelas  relacionadas à  democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional,  e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados e municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional.

“Trata-se de uma relevante iniciativa que tem por objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), concluiu Socorro.

Sobre o Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é integrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura – Ministério da Cultura (Minc), e  já desenvolve ações há mais de dois meses e atua em todo o Estado, buscando descentralizar as ações culturais e estimular a produção artística em todas as regiões. Ele é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.

Anterior

Governador Wanderlei inclui obras estratégicas para Palmas no Orçamento de 2025; Janad comemora

Próximo

Lei Paulo Gustavo: exposição “Esculturas Sonoras” começa nesta segunda, 16, em Palmas

Próximo

Lei Paulo Gustavo: exposição "Esculturas Sonoras" começa nesta segunda, 16, em Palmas

LEIA TAMBÉM

Miracema

Por unanimidade vereadores solicitam obra para Assentamento em Miracema

19/11/2025
Educação

Concurso IBGE: confira o edital com 9,5 mil vagas temporárias

19/11/2025
Educação

Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19/11)

19/11/2025
Economia

Mega-Sena: confira os números sorteados nesta terça (18/11)

19/11/2025
Economia

Falta de dinheiro é maior obstáculo para renegociar dívida, diz estudo

19/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Entretenimento

Rico Melquiades é cortado do Superpop após comentário polêmico

19/11/2025
Entretenimento

Nora de Leonardo agita web sobre relação com Poliana e Virginia reage

19/11/2025
Entretenimento

A operação do SBT para evitar climão entre Virginia e Ana Castela

19/11/2025
Entretenimento

Danilo Gentili reage à demissão de Rinaldi Faria e expõe crise no SBT

19/11/2025
Miracema

Educação, drenagem e tapa-buraco impulsionam requerimentos

19/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Rico Melquiades é cortado do Superpop após comentário polêmico
  • Nora de Leonardo agita web sobre relação com Poliana e Virginia reage
  • A operação do SBT para evitar climão entre Virginia e Ana Castela

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Rico Melquíades. — Foto: Reprodução/Instagram

Rico Melquiades é cortado do Superpop após comentário polêmico

19/11/2025
Foto: Reprodução/Instagram @jessikalosi

Nora de Leonardo agita web sobre relação com Poliana e Virginia reage

19/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.