Palmas registrou um aumento expressivo no número de usuários do transporte coletivo aos finais de semana e feriados.
A Agência de Transporte Coletivo Público de Palmas (ATCP) fez uma avaliação, considerando os meses de novembro e dezembro deste ano, em um comparativo entre o mesmo período do ano de 2022, época em que a gratuidade não vigorava.
E a estatística apontou 27.280 usuários a mais no transporte coletivo após a implementação da gratuidade.
Os dados do relatório da ATCP, gerados a partir da ferramenta ‘Fechamento Consolidado por Dia (Fechados)’, com filtro específico por datas, apontaram que entre 1º de novembro a 18 de dezembro de 2022 um total de 288.767 pessoas usam o transporte coletivo feito pelas três empresas que prestavam o serviço na Capital, porém pagando tarifa de ônibus.
Já entre 2 de novembro e 17 de dezembro de 2024, foram somadas as utilizações gratuitas, implementadas pelo Município a partir do autogerenciamento do Sistema de Transporte Coletivo, para os finais de semana e feriados, que totalizaram 316.047 usuários utilizando o benefício.
Um crescimento de quase 10% no número de usuários do transporte, a partir da implementação da gratuidade.
“O dado registrado significa que o cidadão está utilizando o benefício de poder transitar aos finais de semana e feriado gratuitamente, podendo usufruir do lazer ou do que precisar neste período sem mais custos”, destaca o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros.