Um comitê de governança deve ser criado nos próximos dias para gerir um fundo de R$ 7 bilhões voltado ao combate e prevenção às cheias no Rio Grande do Sul. A gestão será compartilhada pelos governos federal e do estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve discutir o assunto em uma reunião marcada para esta terça-feira (17), no Palácio do Planalto. A ideia, segundo apurou a CNN, é driblar disputas políticas.
Integrantes do governo federal chegaram a cogitar o repasse direto dos recursos para as prefeituras. Acabaram, no entanto, sendo convencidos de que seria imprescindível a gestão do governo estadual.
Partiu daí a decisão de se criar um comitê para administrar a verba e cuidar das obras com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secom) junto ao governador Eduardo Leite e mais dois secretários de governo.
Criação do fundo
O fundo de R$ 7 bilhões para as obras de contenção de cheias já foi anunciado pelo presidente Lula, mas ainda não foi efetivamente criado. À CNN, Eduardo Leite disse que “a expectativa é que seja anunciado ainda hoje, após reunião com Lula”. Os projetos das obras ainda estão em fase final de conclusão e só devem ser iniciados perto da virada do ano.