segunda-feira, 31 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo Federal autoriza repasse de recursos para melhorar a saúde de jovens e adolescentes em conflito com a lei no Tocantins

Essa é a primeira vez que as Unidades Socioeducativas do Estado receberão o benefício

por Ascom
28/11/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
5 unidades socioeducativas de Palmas serão beneficiadas com o recurso.

5 unidades socioeducativas de Palmas serão beneficiadas com o recurso.

CompartilharCompartilhar

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 de novembro, a portaria que autoriza o repasse de R$ 29.946.000, para o Estado do Tocantins, com o objetivo de promover a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei (PNAISARI). O recurso mensal, será direcionado para investimentos na Unidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, no Centro de Internação Provisória Masculino e também o Feminino de Palmas (CEIPs Centrais), e nas Unidades de Semiliberdade Masculina e na Feminina, também localizadas na capital.

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, afirma que “a destinação de recursos para a saúde desses jovens e adolescentes é um passo importante para garantir que seus direitos sejam respeitados, mesmo no contexto delicado como o cumprimento de medida. Além disso, esta é uma forma do Governo do Tocantins alinhar o Sistema Socioeducativo com as diretrizes do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), que prevê a garantia de acesso à saúde como parte do atendimento integral aos socioeducandos”, disse.

ARTIGOSRELACIONADOS

Comércio, serviços e turismo fazem apelo para que PEC do fim da escala 6×1 não seja votada antes das eleições

31/08/2026
Foto: Edvaldo Xerente

Em Tocantínia  Secretaria Municipal de Saúde fortalece ações de incentivo ao aleitamento materno

31/08/2026

Já a superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Zeroíldes Miranda, explicou como foram as tratativas para conseguir o repasse. “A Política Nacional de Atenção à Saúde Integral do Adolescente em Conflito com a Lei, existe desde 2004. Só que, para receber esse repasse do Governo Federal, é necessário que os municípios cumpram alguns requisitos e que apresente ao Ministério da Saúde toda a documentação exigida. E um desses documentos é o Plano Operativo Municipal, famoso POM. E o nosso estado nunca tinha percorrido esse caminho, ficando alguns anos sem ter esse suporte. Então, a Seciju, por meio do nosso Núcleo de Saúde, não mediu esforços, junto com a Secretaria de Estado da Saúde, em ofertar uma equipe técnica do Estado, bem como do município de Palmas, para juntos construirmos todo esse caminho”, disse a superintendente.

A superintendente reforçou ainda, que esta “é uma vitória e um grande legado da gestão do Governador Wanderlei Barbosa, pois ter o maior município do estado, onde se concentram seis unidades socioeducativas, das quais cinco tiveram cadastros aprovados no Ministério da Saúde, e com a iminência de receber o benefício já no mês de dezembro, é realmente um momento a se comemorar pela grande conquista”.

Importância

Esse incentivo financeiro objetiva a garantia do acesso de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas a cuidados de saúde de qualidade, faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo Federal para melhorar a saúde física e mental dos socioeducandos, reconhecendo as suas necessidades específicas em um contexto de privação de liberdade.

Para implementar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei (PNAISARI), a Seciju em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), condutoras do Plano Operativo Estadual (POE), realizaram ainda em outubro, o II Encontro Estadual de Saúde Mental, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam e atuarão no Sistema Socioeducativo. Para adesão à PNAISARI, os municípios precisaram organizar o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), para elaboração do Plano Operativo Anual por quatro anos, além do Plano Operativo Municipal.

“A adesão à PNAISARI é um pré-requisito para receber esse recurso federal. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, junto à Seciju, trabalharam para que essa adesão fosse possível. Nós articulamos a elaboração do Plano Operativo Municipal que foi submetido no início de 2024 e só agora recebemos essa publicação. O recurso cairá mensalmente na conta do Município para atendimento do Sistema Socioeducativo”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo, Talyta Borges.

O incentivo financeiro da Pnaisari é calculado pelo número de adolescentes por unidade socioeducativa de cada município a que é destinado, sendo que para as unidades de semiliberdade o valor é fixo, independente da quantidade de adolescentes, mas pelo total de unidades no município. Esse incentivo faz parte das ações estratégicas e está contemplado no custeio do financiamento da Atenção Primária à Saúde.

Anterior

Operação Hagnos: Ações educativas da Polícia Civil do Tocantins promovem conscientização de violência contra crianças e adolescentes em Gurupi

Próximo

Estudante do CEM Rui Barbosa recebe medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

Próximo
Aluno Iarly está entre os 50 estudantes brasileiros medalhistas de ouro

Estudante do CEM Rui Barbosa recebe medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

LEIA TAMBÉM

COLUNA DO LEAL

Dia do Evangélico em Miracema merece reflexões

31/08/2026
Saúde

Medicamentos em comprimido são nova aposta para tratar a obesidade

31/08/2026
Miracema

Prefeita Camila Fernandes fala sobre gestão, e abre o coração sobre futuro político

31/08/2026
Economia

Dívida pública chega a 82,5% do PIB, maior patamar desde abril de 2021

31/08/2026
Economia

Focus: mercado reduz projeção da inflação para 5,01% e do PIB para 1,92%

31/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Entretenimento

Morre o jornalista Carlos Monforte, aos 77 anos

31/08/2026
Palmas

Cantor Dorgival Dantas é confirmado no FGT 2026

31/08/2026
Agricultura e Pecuária

Touro de 1.485 quilos é o animal mais pesado da 49ª Expointer

31/08/2026
Agricultura e Pecuária

Café e cacau sobem em Nova York com problemas de clima e oferta

31/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preços do feijão-carioca reagem no fim de agosto

31/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Morre o jornalista Carlos Monforte, aos 77 anos
  • Cantor Dorgival Dantas é confirmado no FGT 2026
  • Touro de 1.485 quilos é o animal mais pesado da 49ª Expointer

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reprodução/Globo

Morre o jornalista Carlos Monforte, aos 77 anos

31/08/2026

Cantor Dorgival Dantas é confirmado no FGT 2026

31/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.