O governador de Roraima Antonio Denarium (PP) exonerou nesta segunda-feira (8) o secretário de Educação Raimundo Nonato Carneiro de Mesquita. Ele estava no cargo desde 2022.
Antes de ocupar o cargo de secretário, Nonato foi superintendente-geral da Assembleia Legislativa de Roraima, função ligada diretamente ao presidente Soldado Sampaio (Republicanos). No último sábado (6), Sampaio anunciou o rompimento da aliança política com Denarium.
A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao g1, o governo de Roraima justificou que “mudanças na gestão fazem parte da rotina da administração pública” e agradeceu o trabalho de Mesquita à frente da Secretaria de Educação de Roraima.
Com a exoneração, quem assume a pasta é o atual secretário-adjunto da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, Mikael Wallas Cunha Cury-Rad.
Ele é bacharel em direito pela Faculdade Cathedral. Na gestão pública, ocupou cargos de adjunto da Secretaria de Saúde, da Setrabes e também como controlador-adjunto da Controladoria-Geral do Estado de Roraima.
Raimundo Nonato Carneiro de Mesquita é professor do quadro efetivo do estado desde 1995, com atuação nas escolas da rede estadual de ensino como docente.
Entre os anos de 1996 a 2004, atuou como gestor escolar e no ano de 2014, assumiu a titularidade da Secretaria de Educação e Desporto (Seed).