sexta-feira, 12 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins reúne representantes do Comitê do Fogo em Taquaruçu para a formação de força-tarefa no combate a incêndios na região

Forças de segurança e fiscalização reuniram-se para debater e nortear como as equipes atuarão nos próximos dias

por Ascom
31/08/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, o Governo do Tocantins promoveu, nesta sexta-feira, 30, encontro para a formação de uma força-tarefa para fiscalizar e combater queimadas em Taquaruçu. A ação ocorreu em resposta ao aumento no número de focos de incêndio na região. Em reunião que ocorreu na Praça Joaquim Macaraípe, no centro do distrito palmense, estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil, Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Na ocasião, foram discutidas diretrizes que irão nortear as atividades desenvolvidas nas próximas semanas.

O trabalho faz parte do Plano de Ação do Comitê do Fogo para 2024 e é coordenado pela Defesa Civil Estadual, que instruiu as equipes a fiscalizarem os locais na tentativa de detectar problemas ambientais, usualmente passíveis de multa, de acordo com leis federais e estaduais. O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou que os órgãos de fiscalização seguem unidos em prol da diminuição dos incêndios em todo o Tocantins. “O governador determinou que fosse dado um foco maior para combater as queimadas. Esta é a 3ª e 4ª etapa do nosso planejamento anual. A 1ª foi a prevenção, com visitas e a execução do projeto Foco no Fogo; a 2ª foi o treinamento de brigadistas; e, agora, nesta, vamos fiscalizar e combater os focos ilegais em todas as regiões. Precisamos conscientizar os chacareiros e fazendeiros de que, neste momento, está proibido o uso do fogo. Também precisamos do apoio da população nesse sentido”, pontuou o coronel do CBMTO.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vereadores Marcio Brito, Hérico Milhomens, Jocemar Madruga. Foto: Portal LJ

Vereadores movimentam sessão em Lajeado

12/06/2026

Sebrae participa de fórum sobre relações saudáveis no trabalho

12/06/2026

Na ocasião, o superintendente da Defesa Civil Estadual,  coronel Erisvaldo Alves, informou que as forças presentes atuarão realizando rondas nos próximos dias, em regime de escala e plantão, visando assegurar o máximo de cobertura possível em todas as regiões do Estado, principalmente nas que apresentam maiores registros de queimadas. “A gente sabe que está se aproximando o Festival Gastronômico, portanto, é necessário que sempre tenhamos alguém acompanhando, para que, caso algum crime ambiental ocorra, essas equipes possam atuar tomando as devidas providências”, salientou o superintendente.

Suspensão das queimadas controladas

Em julho deste ano, o Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, publicou uma portaria que suspendeu a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada em todo o território tocantinense. O período, que está em vigência desde o dia 20 do referido mês, segue até 30 de outubro. A medida tem o objetivo de prevenir a propagação do fogo durante o período de estiagem.

Segundo o tenente Cleudisson, do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, todos os incêndios criminosos devem ser denunciados. “Todos esses tipos de queimadas, independentemente do tamanho, precisam ser combatidos, porque acabam virando incêndios que geram inúmeros danos. Nós temos um telefone disponível no WhatsApp, conhecido como Ambiental Online, no qual, por meio do número (63) 9 9201-6048, as pessoas podem mandar mensagens com coordenadas geográficas, fotos e localização, para que possamos acionar o policiamento e deslocá-lo até o local”, afirmou o tenente.

O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos, conta que ações como essa servem não só para nortear as equipes, mas também para fortalecer a integração entre os órgãos de fiscalização. “Uma andorinha sozinha não faz verão. Sabemos que um trabalho feito isoladamente não surte o efeito desejado. Agora, com a união dessas forças, poderemos realmente ter mais efetivo para combater com mais eficiência”, ressaltou o gestor.

Foco no Fogo

Em maio deste ano, o Governo do Tocantins lançou o projeto Foco no Fogo 2024. Esta edição tem como objetivo alcançar mais de 22 mil pessoas, ao percorrer até 80 municípios, e também investir mais de R$ 4,5 milhões na estrutura de combate às queimadas ilegais no Estado.

A medida, na época, respondia a um pedido do governador Wanderlei Barbosa para unir forças das pastas responsáveis, em razão do início do período de estiagem, seca e temperaturas elevadas no Estado. Foram realizadas ações do plano de prevenção contra as queimadas ilegais, como o trabalho de educação ambiental nas escolas e a realização de visitas de sensibilização nas propriedades rurais.  

Anterior

Governo do Tocantins promove oficina de orientações para fortalecer a fiscalização e preservação do capim-dourado e buriti

Próximo

Menopausa pode aumentar risco de transtornos psiquiátricos, diz estudo

Próximo

Menopausa pode aumentar risco de transtornos psiquiátricos, diz estudo

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Tocantins realiza ações de conscientização e engajamento ao enfrentamento do trabalho infantil

12/06/2026
Tocantins

PL de Léo Barbosa visa criação de programa para levar cinema, leitura e cultura itinerante a comunidades do TO

12/06/2026
Educação

Estudantes de Colégio Estadual de Paranã conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Engenharia

12/06/2026
Palmas

Casa do Empreendedor leva crédito e atendimento gratuito a Taquaralto nesta segunda-feira, 15

12/06/2026
Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas abre seleção para cantor da Orquestra Jovem com bolsa cultural

12/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Prefeitura recolhe entulhos e objetos descartados irregularmente em diversos locais da Capital

12/06/2026
Tocantins

Vereadores movimentam sessão em Lajeado

12/06/2026
Palmas

Sistema Socioeducativo é tema de palestra para cerca de 400 estudantes em Palmas

12/06/2026
Tocantins

Sebrae participa de fórum sobre relações saudáveis no trabalho

12/06/2026
Tocantins

Governo do Tocantins garante segurança jurídica para produtores rurais de Taguatinga com entrega de títulos 

12/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Prefeitura recolhe entulhos e objetos descartados irregularmente em diversos locais da Capital
  • Vereadores movimentam sessão em Lajeado
  • Sistema Socioeducativo é tema de palestra para cerca de 400 estudantes em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: divulgação

Prefeitura recolhe entulhos e objetos descartados irregularmente em diversos locais da Capital

12/06/2026
Vereadores Marcio Brito, Hérico Milhomens, Jocemar Madruga. Foto: Portal LJ

Vereadores movimentam sessão em Lajeado

12/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.