terça-feira, 17 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Palmas

Governo do Tocantins realiza capacitação sobre o Serviço de Família Acolhedora, em Palmas

Capacitação teve início nessa segunda e prossegue até a quinta-feira, 13, no auditório do Sine.

Ascom por Ascom
11/06/2024
em Palmas
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), acontece no auditório do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Palmas, a Capacitação Sobre o Serviço de Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes. O evento que teve início na segunda-feira, 10, e prossegue até a quinta-feira, 13, é voltado para todos os municípios tocantinenses.

A capacitação acontece na segunda-feira somente para os técnicos de referências dos municípios da regional centro-leste, dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) e Família Acolhedora. Nos demais dias a capacitação acontece para todos os 139 municípios somente sobre Família Acolhedora.

ARTIGOSRELACIONADOS

O prêmio é coordenado pela diretora da Acipa e presidente do CMEC, Esly Barroso (foto).

Prêmio Palmas Pra Elas revela finalistas e prepara noite de celebração ao empreendedorismo feminino

16/03/2026
Vereador Vinicius Pires

Limpeza e recapeamento são solicitados pelo vereador Dr. Vinicius Pires

16/03/2026

O objetivo é orientar e sanar as dúvidas relativas ao Serviço de Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes de modo a possibilitar qualidade na seleção e preparação das famílias, e no acolhimento.

A superintendente de Desenvolvimento Social da Setas, Luzia América Gama de Abreu, desejou as boas vindas aos técnicos e gestores dos municípios e disse que o momento deve ser aproveitado para entender como se dão todos os processos e sanar as dúvidas com os técnicos da Setas. “É hora de focar nas informações e indagar sobre qualquer dúvida. Violações de direitos são assuntos sérios e é preciso aproveitar os técnicos e não deixar passar nada sem o devido esclarecimento”, ressaltou ela.

Segunda-feira

Na Segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas, aconteceu a Oficina de Orientação Técnica acerca dos Serviços Regionalizados de Creas e de Acolhimento em Família Acolhedora para a Regional Centro-Leste.

Na ocasião, os técnicos da Setas falaram sobre o Processo de Regionalização e das Atribuições dos Técnicos de Referência da Proteção Social Especial. A orientação foi para os técnicos de referências dos municípios da regional centro-leste.

O técnico da gerência de Proteção Social Especial da Setas, Clodoaldo Carvalho, disse que o encontro é para capacitação, mas possibilita um compartilhamento de experiências. “É o momento dos técnicos conhecerem como se dão os serviços de média e alta complexidade. Levamos informações para os novos trabalhadores e promovemos uma troca de conhecimentos com os mais experientes”, destacou.

Terça-feira

Nesta terça teve início a Capacitação Sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora Para Crianças e Adolescentes direcionada a todos os 139 municípios.

Na ocasião foi entregue aos técnicos um kit com material de apostilas e um Guia de Acolhimento Familiar, que referencia toda a execução do serviço. A gerente de Proteção Social Especial da Setas, Ruth da Silva Sampaio disse que cada município deve atentar para o cuidado e a manutenção desse material. “Esse material é pertencente à função, ou seja, enquanto o técnico estiver atuando ele é responsável pelo material, mas se ele muda para outra área esse material deve ser mantido com a pessoa que o substitui”, disse ela.

Na programação da manhã a Definição sobre os Serviços de Média e Alta Complexidade, Processo de Regionalização, e Definição e Implantação do Serviço de Família Acolhedora (SFA).

A secretária de Assistente Social do município de Tocantínia, Sâmua Rosa, disse que por seu município ser de pequeno porte, foi firmado um termo de cooperação com o município de Lajeado e, no momento, está no processo de ir até as famílias e falar sobre os serviços para que elas possam participar do edital. “É um momento de muitas dúvidas, e por mais que tenhamos muitos documentos orientadores, as capacitações são fundamentais”, disse.

A coordenadora da Família Acolhedora da regional Taguatinga, Mariana da Silva Teixeira, disse que são sete municípios ligados à sua regional e que alguns deles são bem esclarecidos, outros nem tanto. “Fizemos uma mobilização para capacitar os municípios e eles foram bem receptivos. Já temos famílias interessadas em fazer o cadastro em Paranã, Taguatinga e Arraias. E esse momento aqui é importante para sanar as dúvidas que ainda permanecem”, enfatizou.

No período vespertino acontece a Dinâmica das Atribuições, Parâmetros de Funcionamentos do SFA, e os Debates.

Quarta e Quinta-feira

A capacitação prossegue das 8h às 12h e das 14h às 17 horas, a todos os municípios tocantinenses.

Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora  (SFA) organiza o acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências de famílias previamente selecionadas e capacitadas, garantindo atenção individualizada, construção de relações de afeto, constância de cuidados e convivência comunitária, elementos essenciais para o desenvolvimento integral saudável de crianças e adolescentes.

Anterior

Com 91,2%, Tocantins é o 4º estado que mais executou recursos da LPG

Próximo

Governo sanciona lei de Léo Barbosa que proíbe a suspensão ou cancelamento de planos de saúde de consumidores autistas

Próximo

Governo sanciona lei de Léo Barbosa que proíbe a suspensão ou cancelamento de planos de saúde de consumidores autistas

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Estado lança 5ª edição do Copão Tocantins, maior competição de futebol amador do país

16/03/2026
Tocantins

Estado inicia montagem de estrutura da Agrotins de 2026, que terá pavilhão para 500 animais

16/03/2026
Educação

Adesão ao programa de cidadania e sustentabilidade começa 16/3

16/03/2026
Tocantins

Dia do Ouvidor: SSP/TO reforça compromisso com a escuta da população e a transparência na gestão pública

16/03/2026
Tocantins

Expansão da soja no Tocantins evidência papel estratégico das agroindústrias na absorção da safra

16/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Entretenimento

BBB 26: enquete indica eliminação inesperada no 9º Paredão

16/03/2026
Tocantins

Procon Tocantins intensifica fiscalização após aumento da gasolina, etanol e diesel nos postos

16/03/2026
Palmas

Prêmio Palmas Pra Elas revela finalistas e prepara noite de celebração ao empreendedorismo feminino

16/03/2026
Tocantins

MPE recomenda realização de concursos públicos para GurupiPrev e Vida+Gurupi; município tem 90 dias para publicar edital

16/03/2026
Palmas

Limpeza e recapeamento são solicitados pelo vereador Dr. Vinicius Pires

16/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • BBB 26: enquete indica eliminação inesperada no 9º Paredão
  • Procon Tocantins intensifica fiscalização após aumento da gasolina, etanol e diesel nos postos
  • Prêmio Palmas Pra Elas revela finalistas e prepara noite de celebração ao empreendedorismo feminino

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reprodução/Globo

BBB 26: enquete indica eliminação inesperada no 9º Paredão

16/03/2026

Procon Tocantins intensifica fiscalização após aumento da gasolina, etanol e diesel nos postos

16/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.