quinta-feira, 8 de maio de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins qualifica 140 integrantes das equipes de campo que vão atuar nas Oficinas Participativas de Redd+

Formação para Redd+ prepara de 07 a 11 de março as equipes dos povos originários, comunidades tradicionais e da agricultura familiar que vão atuar nas oficinas das fases de Consulta Livre, Prévia e Informada do programa no Estado

Ascom por Ascom
8 de março de 2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
Governo do Tocantins qualifica 140 integrantes das equipes de campo que vão atuar nas Oficinas Participativas de Redd+
CompartilharCompartilhar

O governo do Tocantins deu início nesta sexta-feira, 07, à qualificação de 140 integrantes das equipes de campo dos povos originários, comunidades tradicionais e da agricultura familiar, que vão trabalhar nas Oficinas  Participativas de Redd+ – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, nas fases de Consulta Livre, Prévia e Informada do programa no Estado. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) juntamente com a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) estará realizando de 07 a 11 de março de 2025 a capacitação ‘Formação para Redd+’, que acontece das 8h30 às 18h, na Escola de Gestão Fazendária, em Palmas.

Na abertura do evento, que contou com a presença de autoridades e especialistas, o secretário de Estado Marcello Lelis enfatizou que serão cinco dias de muito trabalho e recomendou que todos aproveitem na íntegra a formação, apresentem o máximo de questionamentos e esclareçam todas as sua dúvidas para que o Redd+ do Tocantins possa alcançar as metas e obter os resultados propostos para todos.

ARTIGOSRELACIONADOS

ITPAC Porto realiza 5ª ediçãodo projeto Solidário Itinerante com atendimentos na Aldeia Indígena FunilSakrêpra

ITPAC Porto realiza 5ª ediçãodo projeto Solidário Itinerante com atendimentos na Aldeia Indígena FunilSakrêpra

8 de maio de 2025
Governador Wanderlei Barbosa convoca municípios tocantinenses a aderirem à 5ª edição do Selo UNICEF

Governador Wanderlei Barbosa convoca municípios tocantinenses a aderirem à 5ª edição do Selo UNICEF

8 de maio de 2025

“Vocês serão os portadores da mensagem em suas comunidades e respectivos setores, juntos com o governo do Estado e nossos parceiros, o trabalho de todos será fundamental nesse processo.O Redd+ é um programa que, com a decisão do nosso governador Wanderlei Barbosa, foi adotado em um Estado com vocação agrícola muito forte e abraçado por todos os parceiros, para implementação da produção e do desenvolvimento de forma sustentável”, destacou Marcello Lelis.

Marcello Lelis pontuou ainda que todo o processo de implantação desse instrumento vem sendo acompanhado, discutido, apoiado e fiscalizado por representantes dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário das esferas federal, estadual e municipal, além dos representantes dos setores produtivos, comunidades tradicionais e povos originários. E que apesar do prestígio e credibilidade que agregam ao processo, não deixam de cumprir o seu papel, para atendimento dos requisitos internacionais, transparência e segurança jurídica de todas as etapas do Redd+ no Tocantins.

“Nós estamos finalizando a parte técnica dos cálculos e da mensuração, todo um trabalho complexo, que não foi feito só pela Semarh, apesar da impressionante dedicação, teve a contribuição da Topar [Tocantins Parcerias], o Earth Innovation Institute, IPAM [Instituto de Pesquisa da Amazônia], o Instituto de Pesquisa de Goiás, a UFT [Universidade Federal do Tocantins] e tantos outros. Estamos entrando na fase mais importante, que é justamente o diálogo, as consultas, para ouvir e explicar o que é o Redd+, os recursos que virão e como querem que sejam aplicados. Esse não é um programa para inglês ver, queremos obter um resultado real”, ressaltou Marcello Lelis.

O secretário da Sepot, Paulo Waikarnãse Xerente, reforçou que ‘esse é um momento ímpar, um momento histórico em que pela primeira vez uma política estadual está sendo construída de forma participativa a partir da escuta atenta das nossas comunidades. Essa iniciativa inédita do programa de Redd+ é uma oportunidade valiosa para fortalecer as nossas organizações e oferecer apoio às comunidades, precisamos garantir a proteção do nosso território, da nossa agricultura e da nossa cultura. O Redd+ representa uma nova moeda mundial, estamos todos comprometidos em compreender e protagonizar essa nova discussão, sobre nosso modo de vida e equilíbrio ambiental essenciais à sensibilização global”.

O presidente da Tocantins Parcerias e diretor da Tocantins Carbono, Aleandro Lacerda, reforçou que o evento é de capacitação e informação, para que os participantes se tornem multiplicadores das ações que vão modificar a história ambiental do Estado e do Brasil. Aleandro Lacerda afirmou que o Redd+ é um programa inovador e ser pioneiro traz desafios, mas no Estado o programa está sendo construído em conjunto, com troca de informação e muito diálogo em torno de uma causa nobre, que trata sobrevivência da humanidade.

Frente de honra

A superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, apresentou a trajetória histórica do Redd+ no Tocantins e destacou que após 19 anos o programa avança para a fase de definição dos beneficiários. Para Marli Santos deve ocorrer uma mudança de paradigmas, pois de agora em diante é fundamental que todas as políticas públicas envolvam as comunidades quilombolas, os povos indígenas, os agricultores familiares, os ribeirinhos, torrãozeiros, as quebradeiras de coco, os extrativistas e todos aqueles que vivem e dependem do meio ambiente. Marli Santos acrescentou que neste momento de turbulência, cada árvore conta e todos estão aprendendo, se a Semarh errar deve ser avisada para mudar, seja através do órgão ou das instituições parceiras.

O representante da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Mantoan, afirmou que o sucesso do Redd+ depende de uma abordagem ampla e inclusiva, não se pode pensar em conservação ambiental sem levar em conta a realidade daqueles que são diretamente impactados pela nossa relação com a natureza e que devem estar no centro das discussões. É fundamental que os benefícios do programa sejam distribuídos de forma justa e equitativa, com mecanismos transparentes, financiamento, governança e garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa.  

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Tocantins, Leandro Milhomem destacou o comprometimento da Semarh nos últimos dois anos, com a construção do programa Redd+ no Estado e seu reconhecimento no âmbito internacional.

O coordenador Regional Araguaia-Tocantins da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Bolivar Xerente, contou que para chegar a esse momento participou de várias reuniões com gestores do Estado e em Brasília, onde também participou de capacitação, tendo recebido apoio para compreensão de cada fase desse processo de construção do programa estadual.

O conselheiro representante do Tribunal de Contas do Estado, Márcio Aluízio Moreira Gomes, reforçou a importância da participação de todos no processo de construção do programa Redd+ do Tocantins, em seguida recordou que recentemente o órgão fez evento similar no Bico do Papagaio e recomendou aos participantes o aproveitamento dessa oportunidade.

O procurador-chefe do Ministério Público Federal no Tocantins, Álvaro Lotufo Manzano, reiterou que esse é um momento histórico de comprometimento com as questões do mercado de carbono. O procurador-chefe acredita que o Redd+ é a oportunidade de se fazer o levantamento preciso dos ativos ambientais do Estado e verificar se está sendo usado de forma sustentável. Manzano acrescentou que a presença do MPF visa garantir que os povos originários, comunidades tradicionais e agricultores familiares sejam efetivamente ouvidos, tenham respeitadas as suas garantias e possam ter acesso justo aos benefícios.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Cledson da Rocha Lima, reforçou que todas as ações do órgão estão totalmente integradas com as ações da Semarh, para que o maior beneficiado seja o Estado, o meio ambiente, as Unidades de Conservação, povos originários e comunidades tradicionais.

O presidente da Assembleia da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins, Antônio Marcos Leau Karajá, reconhece a importância da formação, mas considera o processo complexo. Para o presidente, na questão da conservação, os problemas sempre vão existir e serão resolvidos e sua preocupação é que os direitos dos povos originários e comunidades tradicionais sejam respeitados, que o foco não se fixe só nos recursos e sim em como proteger e pensar na natureza diante do desequilíbrio climático.   

A coordenadora Estadual das Comunidades Quilombolas, Maria Aparecida Sousa, afirmou que além de informação, esse deve ser um momento de troca do saber sobre como preservar o meio ambiente, pois há mais de 500 anos conservando os territórios quilombolas, acredita que isso deve ser levado em consideração. Optantes pelo protocolo de consulta, a coordenadora disse que o documento informa como querem ser consultados e respeitados nesse processo de Redd e que apesar dos longos anos de construção, o programa é algo novo para as comunidades do Tocantins e do país.  

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins, Jucilene Almeida Dias Santos Sousa, cumprimentou as autoridades, representantes de Formoso do Araguaia e do Bico do Papagaio, citou a frase de Margarida Maria Alves, liderança camponesa que lutou por direitos humanos e pela reforma agrária em homenagem ao dia das mulheres, “Medo a gente tem, mas não usa”.

Também prestigiaram o evento com sua presença a secretária de Estado da Mulher Berenice de Fátima Barbosa, a ouvidora-geral do Estado Larissa Peigo Duzzioni,  o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Osires Rodrigues Damaso e a secretária Executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais.

Programação

Além de palestras sobre o programa Redd+, com abordagem de temas como mudanças climáticas, governança, salvaguardas e processos participativos, ao longo do evento de capacitação estão previstas a realização de mesas de debate, dinâmicas de grupo, estudos de caso e oficinas práticas para aprofundamento dos conteúdos.

Anterior

SES-TO capacita equipe de reabilitação sobre análise funcional

Próximo

Dia da Mulher: programação da Prefeitura de Palmas tem caminhada no Parque Cesamar neste sábado, 8

Próximo
Dia da Mulher: programação da Prefeitura de Palmas tem caminhada no Parque Cesamar neste sábado, 8

Dia da Mulher: programação da Prefeitura de Palmas tem caminhada no Parque Cesamar neste sábado, 8

LEIA TAMBÉM

Brasil

ESTREIA: Expedição Rural vai desbravar a potência do agronegócio brasileiro

8 de maio de 2025
Agricultura e Pecuária

Tocantins é o 3º estado que mais cresceu no valor da produção agrícola entre 2018 e 2023

8 de maio de 2025
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa inaugura revitalização do Parque da Agrotins nesta sexta-feira, 9

8 de maio de 2025
Tocantins

Nota – Acidente na TO-348, entre os municípios de Dois Irmãos e Araguacema

8 de maio de 2025
Palmas

Deputados participam da apresentação da nova frota do transporte coletivo de Palmas

8 de maio de 2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

ITPAC Porto realiza 5ª ediçãodo projeto Solidário Itinerante com atendimentos na Aldeia Indígena FunilSakrêpra

8 de maio de 2025
Segurança

Em Paraíso, Polícia Civil age rápido, desvenda furto e recupera bens subtraídos no terminal rodoviário da cidade

8 de maio de 2025
Segurança

Em Alvorada, Polícia Civil recupera dois aparelhos celulares furtados e identifica autores dos crimes 

8 de maio de 2025
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa convoca municípios tocantinenses a aderirem à 5ª edição do Selo UNICEF

8 de maio de 2025
Saúde

Gurupi sedia 16ª Semana da Enfermagem com programação voltada para saúde mental

8 de maio de 2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • ITPAC Porto realiza 5ª ediçãodo projeto Solidário Itinerante com atendimentos na Aldeia Indígena FunilSakrêpra
  • Em Paraíso, Polícia Civil age rápido, desvenda furto e recupera bens subtraídos no terminal rodoviário da cidade
  • Em Alvorada, Polícia Civil recupera dois aparelhos celulares furtados e identifica autores dos crimes 

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

ITPAC Porto realiza 5ª ediçãodo projeto Solidário Itinerante com atendimentos na Aldeia Indígena FunilSakrêpra

ITPAC Porto realiza 5ª ediçãodo projeto Solidário Itinerante com atendimentos na Aldeia Indígena FunilSakrêpra

8 de maio de 2025
Em Paraíso, Polícia Civil age rápido, desvenda furto e recupera bens subtraídos no terminal rodoviário da cidade

Em Paraíso, Polícia Civil age rápido, desvenda furto e recupera bens subtraídos no terminal rodoviário da cidade

8 de maio de 2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.