sexta-feira, 5 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins prorroga prazo para envio da Declaração de Bens e Valores dos servidores públicos 

Foi prorrogado em 30 dias o prazo para atualização, que deve ser realizada pelo Portal de Serviços PronTO

Ascom por Ascom
02/07/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), prorrogou por 30 dias o prazo para o envio da Declaração de Bens e Valores dos servidores públicos. O prazo para o envio da atualização anual encerraria nesta terça-feira, 2.

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição dessa segunda-feira, 1° de julho. O texto estabelece ainda que os setores de recursos humanos dos órgãos e entidades do Executivo Estadual deverão intensificar a divulgação e a orientação aos agentes públicos sobre a obrigatoriedade da atualização.

ARTIGOSRELACIONADOS

Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais do Tocantins realiza atendimentos no Ambulatório de Araguaína

04/12/2025

Delegação de deputados do Tocantins discute conectividade e inovação na 28ª Conferência da Unale, no RS

04/12/2025

A declaração é fundamental para garantir a transparência e a integridade no serviço público, conforme estabelecido pelo Decreto nº 6.549, de 13 de dezembro de 2022, e por leis federais e estaduais correlatas. 

Deverão fazer a declaração agentes públicos efetivos, comissionados ou contratados do Poder Executivo Estadual. A exigência da declaração de bens e valores é obrigatória não apenas no ato de posse e exercício, mas também anualmente e na data de término do vínculo com o serviço público. 

O secretário estadual da Administração, Paulo César Benfica Filho, destaca que é fundamental que cada servidor cumpra com sua obrigação de declarar seus bens e valores. “Esta medida não apenas atende às normas legais, como também fortalece a transparência no estado do Tocantins. Acredito que com esse prorrogação do prazo consigamos alcançar boa parte dos servidores que ainda não enviaram sua declaração”.

Como declarar 

O processo de declaração deve ser realizado por meio de um formulário eletrônico, acessível pelo Portal de Serviços do Tocantins, o PronTO, com acesso exclusivo via senha eletrônica. A declaração também pode ser feita com a cópia integral da última Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) apresentada à Receita Federal.

Segundo o Artigo 10 da  Instrução Normativa Conjunta nº 8/2024, a Controladoria-Geral do Estado, por meio da Corregedoria-Geral, notificará o agente público que não apresentar ou que se recusar a apresentar a declaração de bens e valores na data estabelecida, ou que prestar falsa declaração, ficando sujeito às penalidades previstas na legislação.

Destaca-se que a prática de atualização anual da declaração de bens e valores já é adotada nas esferas do governo do Brasil: União, estados e municípios.

Para mais detalhes, os servidores podem consultar a Instrução Normativa Conjunta nº 8/2024 no Diário Oficial do Estado do Tocantins, edição nº 6.580, de 29 de maio de 2024.

Para a diretora de Gestão Funcional da Secad, Sara Gouvea, a declaração de bens e valores não é uma novidade para os servidores públicos estaduais, pois todo agente público apresenta o documento descrevendo seus bens no ato de ingresso em cargo público. “Agora será feita a atualização anual e no encerramento do vínculo com a Administração. É um dever funcional que reforça o compromisso com a transparência e a integridade no serviço público”, frisa a diretora.

Exceções e inclusões

Estão dispensados da apresentação da declaração os agentes públicos aposentados, militares da reserva ou reformados, pensionistas, estagiários, bolsistas e empregados contratados por empresas prestadoras de serviços terceirizados. No entanto, mesmo aqueles que não possuem bens ou que são dispensados de apresentar a DIRPF devem cumprir com a obrigação de entregar a declaração.

Anterior

Miúdos deram conta do recado

Próximo

Polícia Militar deflagra “Operação Temporada de Férias 2024” no Tocantins

Próximo

Polícia Militar deflagra "Operação Temporada de Férias 2024" no Tocantins

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Política

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos irmãos Brazão

05/12/2025
Política

Paulo Pimenta rebate ataques a Lulinha na CPMI do INSS: “Leviandade”

05/12/2025
Política

CCJ da Alerj avalia prisão de Rodrigo Bacellar nesta sexta-feira (5/12)

05/12/2025
Política

Lula planeja gesto a Alcolumbre ao entregar mensagem de Messias

05/12/2025
Economia

Pix Parcelado: BC desiste de regulamentar e veta uso do nome

05/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

Alta de cirurgia de fimose em adolescentes alerta especialistas

05/12/2025
Entretenimento

Quem é Babal Guimarães, acusado 3 vezes de agredir namoradas

05/12/2025
Entretenimento

Voltaram? Léo Pereira dá beijão e se declara para Karoline Lima

05/12/2025
Entretenimento

Quem era o ator de Mortal Kombat que morreu aos 73 anos

05/12/2025
Entretenimento

Netflix vence leilão e deve comprar a Warner Bros.: entenda

05/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Alta de cirurgia de fimose em adolescentes alerta especialistas
  • Quem é Babal Guimarães, acusado 3 vezes de agredir namoradas
  • Voltaram? Léo Pereira dá beijão e se declara para Karoline Lima

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Vachiravit Vasuponsritara/Gettyimages

Alta de cirurgia de fimose em adolescentes alerta especialistas

05/12/2025
Foto: Divulgação/ Reprodução

Quem é Babal Guimarães, acusado 3 vezes de agredir namoradas

05/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.