sexta-feira, 23 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins prorroga prazo para envio da Declaração de Bens e Valores dos servidores públicos 

Foi prorrogado em 30 dias o prazo para atualização, que deve ser realizada pelo Portal de Serviços PronTO

Ascom por Ascom
02/07/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), prorrogou por 30 dias o prazo para o envio da Declaração de Bens e Valores dos servidores públicos. O prazo para o envio da atualização anual encerraria nesta terça-feira, 2.

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição dessa segunda-feira, 1° de julho. O texto estabelece ainda que os setores de recursos humanos dos órgãos e entidades do Executivo Estadual deverão intensificar a divulgação e a orientação aos agentes públicos sobre a obrigatoriedade da atualização.

ARTIGOSRELACIONADOS

Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar

22/01/2026
Dentre as etapas estavam a análise de titulação, avaliação do plano de gestão escolar indígena/quilombola e entrevistas com os candidatos (Créditos: Seduc/Governo do Tocantins)

Governo do Tocantins divulga resultado definitivo da seleção de diretores das escolas indígenas e quilombolas da rede estadual

22/01/2026

A declaração é fundamental para garantir a transparência e a integridade no serviço público, conforme estabelecido pelo Decreto nº 6.549, de 13 de dezembro de 2022, e por leis federais e estaduais correlatas. 

Deverão fazer a declaração agentes públicos efetivos, comissionados ou contratados do Poder Executivo Estadual. A exigência da declaração de bens e valores é obrigatória não apenas no ato de posse e exercício, mas também anualmente e na data de término do vínculo com o serviço público. 

O secretário estadual da Administração, Paulo César Benfica Filho, destaca que é fundamental que cada servidor cumpra com sua obrigação de declarar seus bens e valores. “Esta medida não apenas atende às normas legais, como também fortalece a transparência no estado do Tocantins. Acredito que com esse prorrogação do prazo consigamos alcançar boa parte dos servidores que ainda não enviaram sua declaração”.

Como declarar 

O processo de declaração deve ser realizado por meio de um formulário eletrônico, acessível pelo Portal de Serviços do Tocantins, o PronTO, com acesso exclusivo via senha eletrônica. A declaração também pode ser feita com a cópia integral da última Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) apresentada à Receita Federal.

Segundo o Artigo 10 da  Instrução Normativa Conjunta nº 8/2024, a Controladoria-Geral do Estado, por meio da Corregedoria-Geral, notificará o agente público que não apresentar ou que se recusar a apresentar a declaração de bens e valores na data estabelecida, ou que prestar falsa declaração, ficando sujeito às penalidades previstas na legislação.

Destaca-se que a prática de atualização anual da declaração de bens e valores já é adotada nas esferas do governo do Brasil: União, estados e municípios.

Para mais detalhes, os servidores podem consultar a Instrução Normativa Conjunta nº 8/2024 no Diário Oficial do Estado do Tocantins, edição nº 6.580, de 29 de maio de 2024.

Para a diretora de Gestão Funcional da Secad, Sara Gouvea, a declaração de bens e valores não é uma novidade para os servidores públicos estaduais, pois todo agente público apresenta o documento descrevendo seus bens no ato de ingresso em cargo público. “Agora será feita a atualização anual e no encerramento do vínculo com a Administração. É um dever funcional que reforça o compromisso com a transparência e a integridade no serviço público”, frisa a diretora.

Exceções e inclusões

Estão dispensados da apresentação da declaração os agentes públicos aposentados, militares da reserva ou reformados, pensionistas, estagiários, bolsistas e empregados contratados por empresas prestadoras de serviços terceirizados. No entanto, mesmo aqueles que não possuem bens ou que são dispensados de apresentar a DIRPF devem cumprir com a obrigação de entregar a declaração.

Anterior

Miúdos deram conta do recado

Próximo

Polícia Militar deflagra “Operação Temporada de Férias 2024” no Tocantins

Próximo

Polícia Militar deflagra "Operação Temporada de Férias 2024" no Tocantins

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Esportes

Candangão se mantém equilibrado e tem primeiro treinador demitido

22/01/2026
Esportes

Mascherano pede Inter Miami na Copa Libertadores: “Fantástico”

22/01/2026
Esportes

Bragantino: lateral realiza cirurgia cerebral após diagnóstico de MAV

22/01/2026
Economia

Só 4 em cada 10 brasileiros cumprem metas financeiras empresas também enfrentam esse desafio em 2026

22/01/2026
Tocantins

Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar

22/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Estudantes do Colégio Estadual Lavandeira se destacam na redação do Enem 2025

22/01/2026
Segurança

SSP/TO recebe secretário dos Povos Originários e Tradicionais para reunião institucional

22/01/2026
Segurança

Polícia Militar prende três suspeitos por tráfico de drogas e apreende arma de fogo em Miranorte

22/01/2026
Agricultura e Pecuária

Agricultores familiares já renegociaram R$ 20,3 bilhões em dívidas dentro do Desenrola Rural

22/01/2026
Esportes

Flamengo está por detalhes de acertar a contratação de Lucas Paquetá

22/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Estudantes do Colégio Estadual Lavandeira se destacam na redação do Enem 2025
  • SSP/TO recebe secretário dos Povos Originários e Tradicionais para reunião institucional
  • Polícia Militar prende três suspeitos por tráfico de drogas e apreende arma de fogo em Miranorte

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Os resultados são fruto de um trabalho pedagógico contínuo desenvolvido com as turmas da 3ª série do Ensino Médio, iniciado em fevereiro de 2025 e conduzido ao longo do ano pelo professor Carlos Henrique de Souza - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Estudantes do Colégio Estadual Lavandeira se destacam na redação do Enem 2025

22/01/2026
Encontro reforça o diálogo entre a Secretaria da Segurança Pública e a Sepot - Foto: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins

SSP/TO recebe secretário dos Povos Originários e Tradicionais para reunião institucional

22/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.