Ao final de cada exercício financeiro, chega o momento essencial de prestar contas à sociedade.
Alinhado a isso e com o objetivo de garantir maior transparência e eficiência na gestão pública, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), deu início às orientações técnicas para elaboração do Relatório de Gestão da prestação de contas anual dos ordenadores de despesa do Poder Executivo Estadual.
Nesta segunda-feira, 02, os servidores responsáveis pela elaboração do Relatório do Corpo de Bombeiros participaram de reunião técnica.
Os encontros seguirão até o dia 26 de dezembro e atenderão a todos os órgãos e entidades da gestão estadual. O objetivo é sanar dúvidas e conferir os itens obrigatórios que compõem o documento.
Promovida pela equipe técnica da Superintendência de Ações e Gestão de Controle Interno (Sugaci), a reunião faz parte da orientação técnica oferecida aos órgãos e entidades para a prestação de contas anual dos ordenadores de despesas.
“Nosso compromisso com a capacitação do corpo técnico reforça o zelo com a transparência e boa aplicação dos recursos públicos, que refletem diretamente na entrega de serviços à toda sociedade tocantinense, nossa maior prioridade”, destacou o gestor da Controladoria, Murilo Centeno.
Com o intuito de uniformizar o processo e otimizar os trabalhos, na ocasião também serão discutidas a montagem do processo de prestação de contas anual e a explanação das falhas recorrentes de exercícios anteriores.
Informações
A primeira etapa das orientações ocorreu entre os dias 25 e 29 de novembro, com oficinas para a elaboração da prestação de contas, voltadas para servidores da área contábil de todos os órgãos e entidades da Administração Estadual.
Para mais informações, entre em contato com o setor de capacitações da CGE/TO pelo WhatsApp: (63) 98154-0042.
Prestação de Contas
Realizada no âmbito do controle interno, a prestação de contas anual visa verificar as informações prestadas pelos ordenadores de despesas, bem como analisar os atos e fatos da gestão, com vistas a instruir o processo de prestação de contas que subsidiará o julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).
A prestação de contas é dirigida não apenas ao TCE/TO, mas, sobretudo ao cidadão, sendo um instrumento de transparência à sociedade tocantinense pela confiança e recursos depositados junto a Administração Estadual, e tem como objetivo de mostrar, por meio de dados e informações técnicas, os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos