terça-feira, 16 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins promove capacitação Instrutor Flashover para bombeiros militares no combate a incêndios urbanos

Formação qualifica instrutores para treinamentos avançados com foco em métodos ofensivos no combate a incêndios.

por Ascom
22/11/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharCompartilhar

Na manhã desta sexta-feira, 22, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) realizou a formatura de 19 militares que concluíram o Curso de Instrutor Flashover, um programa de capacitação destinado a oficiais e praças das unidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Guaraí, Dianópolis e Araguatins.  

Com carga horária de 180 horas, o curso começou no dia 4 de novembro e prepara os bombeiros para ministrar treinamentos avançados no combate a incêndios urbanos, com ênfase no método ofensivo.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vanderlei Luxemburgo e o vereador Elias Júnior, em Aguiarnópolis, durante agenda no Bico do Papagaio. O encontro reforçou o diálogo sobre infraestrutura, desenvolvimento regional e a necessidade de ampliar a voz do Tocantins em Brasília.

Vereador Elias Júnior vê em Luxemburgo força nacional para ampliar a voz do Tocantins no Senado

16/06/2026
Governador Wanderlei Barbosa entrega 96 apartamentos do Programa Pró-Moradia em Palmas nesta quarta-feira, 17. (Crédito foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins)

Em Palmas, governador Wanderlei Barbosa entrega 96 apartamentos para famílias contempladas pelo Programa Pró-Moradia nesta quarta-feira, 17

16/06/2026

A iniciativa, autorizada pelo governador Wanderlei Barbosa, está alinhada ao planejamento estratégico do comando do CBMTO e busca fortalecer a capacidade técnica e operacional da corporação.  

Durante a cerimônia de formatura, os concluintes realizaram uma demonstração operacional, apresentando técnicas aprendidas ao longo do curso.

A atividade demonstrou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, evidenciando a qualificação dos formandos para atuarem em cenários desafiadores.  

O coordenador do curso, tenente-coronel Benvindo Filho Pinto de Queiroz, destacou a intensidade e a relevância da capacitação:

“O Curso de Instrutor Flashover 2024 capacitou 19 alunos para serem instrutores de combate a incêndios urbanos, tornando-se multiplicadores da doutrina e das técnicas de combate por meio do método ofensivo. Esse método permite adentrar edificações em chamas utilizando o mínimo de água possível, preservando assim vidas e riquezas. Foram três semanas de atividades intensas, tanto técnicas quanto físicas e psicológicas. Os alunos passaram por instruções teóricas sobre o comportamento do fogo, adaptação ao uso de equipamentos de proteção individual e respiratória, além de treinamentos práticos em incêndios veiculares, incêndios em edifícios verticais e no simulador de desenvolvimento de incêndio em contêiner. Eles também tiveram a oportunidade de ministrar instruções para mais de 120 alunos dos cursos de formação de praças e oficiais, que passaram pelo treinamento no contêiner. Essa experiência colocou os instrutores à prova, permitindo aprimorar suas técnicas e testar a proteção oferecida pelos equipamentos, fortalecendo a capacidade técnica da corporação para operações de combate a incêndios urbanos no Tocantins”, finalizou. 

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou a importância de capacitações como esta para o aprimoramento contínuo do efetivo:  

“Com o grande apoio do nosso governador Wanderlei Barbosa, estamos capacitando e especializando nossos oficiais e praças para as mais diferenciadas atividades de bombeiros. O Curso de Instrutor Flashover é um deles e, com certeza, irá melhorar nossa capacidade de resposta à sociedade tocantinense.”  

Formação teórica e prática  

Durante a capacitação, os bombeiros participaram de aulas teóricas sobre o comportamento do fogo, técnicas de ensino e segurança, além de treinamentos práticos em cenários variados, como combate a incêndios em veículos e edifícios verticais.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de respiradores autônomos também foi amplamente trabalhado.  

O curso inclui ainda o uso do simulador de desenvolvimento de incêndios, onde os participantes vivenciaram situações reais de combate ao fogo.

Inicialmente, os alunos foram treinados como operadores e, posteriormente, como instrutores, o que proporcionou um avanço técnico significativo.  

O soldado Luiz Paulo Lopes Carrijo, Instrutor Flashover nº 24 e primeiro colocado no curso, destacou a relevância do aprendizado adquirido.

“O curso foi muito enriquecedor. Aprendemos não só o que fazer, mas também como ensinar. Agora temos uma grande responsabilidade de levar para toda a tropa o que aprendemos aqui. Nosso objetivo é trabalhar com segurança, garantindo não apenas nossa proteção, mas principalmente a do cidadão que depende de nós nos momentos mais difíceis”, concluiu. 

Anterior

Realizado o primeiro sorteio da promoção “Sorte na Conta BRK”, confira os ganhadores 

Próximo

Sistema FAET reúne presidentes de sindicatos para Seminário de Excelência Sindical

Próximo

Sistema FAET reúne presidentes de sindicatos para Seminário de Excelência Sindical

LEIA TAMBÉM

COLUNA DO LEAL

Por essa e outras, que Miracema não vai… e nem vem!

16/06/2026
Miracema

Miracema: Avenida Getúlio Vargas recebe serviços

16/06/2026
Economia

Puxado por queda no setor de combustíveis, varejo recua 1,5% em abril

16/06/2026
Economia

CNI: novas tarifas dos EUA podem afetar um terço das exportações do Brasil

16/06/2026
Economia

Tesouro paga R$ 834,80 milhões em dívidas garantidas pela União

16/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Entretenimento

Morre Ece İrtem, atriz de Coração de Mãe, aos 35 anos

16/06/2026
Entretenimento

Jojo Todynho cancelou briga em Bangu após ameaças contra Malévola Alves

16/06/2026
Entretenimento

Neymar diz que vai montar banda após revelar que será pai da 4ª menina

16/06/2026
Entretenimento

Filho de Rachel Gutvilen, ex-bailarina do Faustão, passa em universidade aos 11 anos

16/06/2026
Educação

Publicado novo edital para o processo seletivo do Proditec

16/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Morre Ece İrtem, atriz de Coração de Mãe, aos 35 anos
  • Jojo Todynho cancelou briga em Bangu após ameaças contra Malévola Alves
  • Neymar diz que vai montar banda após revelar que será pai da 4ª menina

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reprodução

Morre Ece İrtem, atriz de Coração de Mãe, aos 35 anos

16/06/2026
Reprodução

Jojo Todynho cancelou briga em Bangu após ameaças contra Malévola Alves

16/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.