O Governo do Tocantins levou nesta terça-feira, 16, a sensibilização do projeto “Foco no Fogo” para prevenção às queimadas ilegais nas escolas da área urbana e rural dos municípios de Dois Irmãos e Araguacema.
Nos municípios visitados, as equipes do Foco no Fogo, compostas por servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e instituições parceiras, atuam simultaneamente.
Em Dois Irmãos, o Foco no Fogo foi recebido na Escola Aurélio Buarque (zona rural) e Escola Professor Antônio Arruda (zona urbana). Já em Araguacema o projeto visitou a Escola Nova Esperança no Assentamento Tarumã (zona rural) e Escola Agrícola Municipal (zona urbana).
Neste ano, o projeto se desenvolve em duas etapas, a primeira ao longo do mês de abril visita às escolas e em seguida, no mês de maio, as equipes retomam as visitas às propriedades rurais.
A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thays Marinho, disse que, “a sensibilização nas escolas insere na base curricular dos estudantes, noções de preservação ambiental a partir da prevenção que visa evitar as queimadas ilegais. Ministramos orientações desde o cuidado com o uso do fogo, informações sobre os riscos dos incêndios florestais e os prejuízos que podem causar à flora e à fauna dos nossos biomas, bem como à saúde da própria população, conscientizando os alunos dessas instituições de ensino”.
Da gerência de Instrumentos Sustentáveis da Semarh, Robson Corrêa, acrescentou que “o Foco no Fogo vem sendo recebido com muita atenção pelos estudantes das escolas visitadas. Durante as atividades e palestras ministradas, os alunos participam do diálogo, compartilham suas experiências e aprendizado. Com muita disposição, esses jovens enriquecem a dinâmica do trabalho realizado pela Semarh e as instituições parceiras do projeto. Os estudantes voltam para casa, comprometidos com a missão de multiplicar as informações, para mais pessoas”.
Participantes
A diretora da Escola Municipal Aurélio Buarque em Dois Irmãos, Maria de Jesus Rodrigues Pereira, falou da importância da visita do Foco no Fogo para a unidade de ensino e para a comunidade, “isso é muito importante porque traz uma expectativa de que as pessoas estarão mais conscientes, principalmente os nossos alunos, que aqui acompanharam e participaram. Esperamos que possamos ter outras oportunidades de estarmos falando desse objetivo que é fundamental, pois aqui é um projeto de Assentamento, que abriga 118 famílias e a gente precisa muito desse reforço, dessa atenção, com palestras que abordam essa questão das queimadas em toda a vizinhança”.
A estudante dessa mesma escola, Neirislene Vargas da Silva, também agradeceu a visita do projeto e acrescentou, “fico agradecida pela presença da equipe do Foco no Fogo, aqui no nosso colégio e as informações que nos disponibilizaram, para prevenir as queimadas ilegais porque não são boas para o meio ambiente e prejudicam a nossa vivência nesse planeta”.
Na agenda do Foco no Fogo, desta semana, estão previstas ainda, visitas em escolas dos municípios de Miranorte, Lajeado, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Oliveira de Fátima e Santa Rita do Tocantins.
Comentários sobre este post