No início da temporada de praias, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realiza iniciativa para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes nesse período. Com o tema “Nesse verão, não desvie o olhar!”, a campanha visa promover a conscientização entre pais e turistas sobre a importância de cuidados e vigilância durante as férias em áreas de rios e praias do interior do estado.
A ação foi coordenada pelas gerências de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju e teve sua primeira etapa entre os dias 11 a 13 de julho, em praias e locais de grande circulação durante o verão, com a presença de equipes que distribuíram materiais informativos e conversaram diretamente com familiares, comerciantes, banhistas e turistas.
A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Zeroíldes Miranda, ressaltou a importância da ação para a segurança infantil. “Essa campanha já está no quarto ano e cada vez temos expandido para mais municípios pois realizamos em conjunto com a Rede de Proteção local. Então, tem sido um sucesso, pois juntos temos que garantir a proteção integral das crianças e adolescentes, e nesse período de praia, esses cuidados e essa garantia de direitos têm que ser redobrados, tanto pela população local, como por quem está visitando o município”, afirmou a superintendente.
Blitz e Atividades
As equipes se dividiram por regiões, das quais munidas de folhetos e materiais educativos que abordam temas como prevenção de acidentes, orientações e o que fazer em situações de emergência com telefones de serviços de proteção, foram entregues para as redes de apoio locais como conselhos tutelares e secretarias municipais de assistência social que também se juntaram à ação.
Dentre as praias contempladas na primeira ação pelas blitzen estão as de Lajeado, Miracema, Araguacema, Caseara, Porto Nacional e Palmas. A entrega do material para as redes de apoio também ocorreu nesses municípios com acréscimo da cidade de Ipueiras.
O assistente social que atua na gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Josemy Coelho destacou: “A campanha “Nesse verão, não desvie o olhar”, veio sensibilizar a população tocantinense sobre a importância dos cuidados com a primeira infância e a proteção dos direitos da criança e do adolescente, em especial nessa temporada de praias, haja vista a situação de exposições a riscos que o ambiente favorece. Dentre ações nas praias visitadas e na abordagem na blitz, alcançamos ótima recepção da comunidade e empenho das equipes parceiras, como Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, SEST/SENAT, Sine e Polícia Militar”, afirmou.
Ação contínua e cuidados
Nos dias 17 a 20 de julho ocorre a segunda etapa da ação e a entrega do material para as Redes de Apoio em Pedro Afonso, Tupiratins e Buriti do Tocantins com blitzen nas praias de Tocantinópolis, Araguatins e Araguanã. A proposta é criar um ambiente mais seguro, promovendo a integração entre as instituições apoiadoras e a comunidade para um objetivo comum que é a proteção dos jovens.
O gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Vanilson Silva, pontua os principais cuidados que devemos ter com as crianças e adolescentes neste período de férias e praias. “Os principais cuidados que pais e responsáveis devem tomar nesse período de praias com relação às crianças, sobretudo nas travessias, a utilização do colete de salva-vidas nas pequenas e médias embarcações, ter esse cuidado com relação ao afogamento, respeitando as áreas delimitadas para o banho, se atentar às orientações do corpo de bombeiros, utilizar a identificação em crianças menores de 06 anos com nome do responsável e contato em pulseira, roupas e/ou acessórios, uso de protetor solar, alimentação saudável, hidratação, sobretudo o cuidado também das crianças com pessoas estranhas ou até mesmo pessoas conhecidas que porventura estejam ali no acampamento ou na praia. Essa campanha também aborda, além dos cuidados de saúde, o enfoque da proteção de direitos, violência sexual e também o trabalho infantil já que alguns comerciantes têm o hábito de utilizar crianças para trabalhar e isso também deve ser levado em consideração no que tange atenção e cuidados”, reforçou o gerente.
Comentários sobre este post