quinta-feira, 16 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins intensifica ações de prevenção para a primeira infância e adolescência durante temporada de praias

Campanha "Nesse verão, não desvie o olhar!", tem o objetivo de conscientizar pais e turistas sobre a importância de cuidados e vigilância durante as férias em praias do estado

por Ascom
16/07/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

No início da temporada de praias, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realiza iniciativa para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes nesse período. Com o tema “Nesse verão, não desvie o olhar!”, a campanha visa promover a conscientização entre pais e turistas sobre a importância de cuidados e vigilância durante as férias em áreas de rios e praias do interior do estado.

A ação foi coordenada pelas gerências de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju e teve sua primeira etapa entre os dias 11 a 13 de julho, em praias e locais de grande circulação durante o verão, com a presença de equipes que distribuíram materiais informativos e conversaram diretamente com familiares, comerciantes, banhistas e turistas.

ARTIGOSRELACIONADOS

Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Equipe da área de Qualidade da Agência de Metrologia participa de capacitação técnica para fiscalização de bijuterias e joias

16/04/2026
Governador Wanderlei Barbosa lança oficialmente Agrotins 2026 durante evento em Cariri – Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Com tema “Origem rastreada, qualidade comprovada”, governador Wanderlei Barbosa lança 26ª Agrotins e reforça compromisso com o avanço do agronegócio

16/04/2026

A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Zeroíldes Miranda, ressaltou a importância da ação para a segurança infantil. “Essa campanha já está no quarto ano e cada vez temos expandido para mais municípios pois realizamos em conjunto com a Rede de Proteção local. Então, tem sido um sucesso, pois juntos temos que garantir a proteção integral das crianças e adolescentes, e nesse período de praia, esses cuidados e essa garantia de direitos têm que ser redobrados, tanto pela população local, como por quem está visitando o município”, afirmou a superintendente.

Blitz e Atividades

As equipes se dividiram por regiões, das quais munidas de folhetos e materiais educativos que abordam temas como prevenção de acidentes, orientações e o que fazer em situações de emergência com telefones de serviços de proteção, foram entregues para as redes de apoio locais como conselhos tutelares e secretarias municipais de assistência social que também se juntaram à ação.

Dentre as praias contempladas na primeira ação pelas blitzen estão as de Lajeado, Miracema, Araguacema, Caseara, Porto Nacional e Palmas. A entrega do material para as redes de apoio também ocorreu nesses municípios com acréscimo da cidade de Ipueiras.

O assistente social que atua na gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Josemy Coelho destacou: “A campanha “Nesse verão, não desvie o olhar”, veio sensibilizar a população tocantinense sobre a importância dos cuidados com a primeira infância e a proteção dos direitos da criança e do adolescente, em especial nessa temporada de praias, haja vista a situação de exposições a riscos que o ambiente favorece. Dentre ações nas praias visitadas e na abordagem na blitz, alcançamos ótima recepção da comunidade e empenho das equipes parceiras, como Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, SEST/SENAT, Sine e Polícia Militar”, afirmou.

Ação contínua e cuidados

Nos dias 17 a 20 de julho ocorre a segunda etapa da ação e a entrega do material para as Redes de Apoio em Pedro Afonso, Tupiratins e Buriti do Tocantins com blitzen nas praias de Tocantinópolis, Araguatins e Araguanã. A proposta é criar um ambiente mais seguro, promovendo a integração entre as instituições apoiadoras e a comunidade para um objetivo comum que é a proteção dos jovens.

O gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Vanilson Silva, pontua os principais cuidados que devemos ter com as crianças e adolescentes neste período de férias e praias. “Os principais cuidados que pais e responsáveis devem tomar nesse período de praias com relação às crianças, sobretudo nas travessias, a utilização do colete de salva-vidas nas pequenas e médias embarcações, ter esse cuidado com relação ao afogamento, respeitando as áreas delimitadas para o banho, se atentar às orientações do corpo de bombeiros, utilizar a identificação em crianças menores de 06 anos com nome do responsável e contato em pulseira, roupas e/ou acessórios, uso de protetor solar, alimentação saudável, hidratação, sobretudo o cuidado também das crianças com pessoas estranhas ou até mesmo pessoas conhecidas que porventura estejam ali no acampamento ou na praia. Essa campanha também aborda, além dos cuidados de saúde, o enfoque da proteção de direitos, violência sexual e também o trabalho infantil já que alguns comerciantes têm o hábito de utilizar crianças para trabalhar e isso também deve ser levado em consideração no que tange atenção e cuidados”, reforçou o gerente.

Anterior

SES-TO amplia serviço de oncologia do HRA para o Hospital Regional de Augustinópolis

Próximo

Em estreia de Ramón Díaz, Corinthians vence Criciúma de virada pelo Brasileirão

Próximo

Em estreia de Ramón Díaz, Corinthians vence Criciúma de virada pelo Brasileirão

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia shows de Pablo e Zé Vaqueiro para Agrotins 2026

16/04/2026
Tocantins

Tocantins participa da celebração dos 25 anos do Cadastro Único em Brasília

16/04/2026
Palmas

Ampliação do Aterro Sanitário de Palmas entra na reta final

16/04/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes destaca força do agro no Tocantins em palestra no Farm Day e lançamento da Agrotins 2026

16/04/2026
Educação

Ricardo Ayres e reitora pressionam por inclusão do Hospital da UFT no PAC

16/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

CUT/TO repudia privatização das UPAs de Palmas e cobra suspensão imediata do contrato

16/04/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo na segunda-feira, 20 de abril

16/04/2026
Tocantins

Equipe da área de Qualidade da Agência de Metrologia participa de capacitação técnica para fiscalização de bijuterias e joias

16/04/2026
Palmas

Palmas conquista Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – categoria prata

16/04/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas realiza remoção de entulhos em avenidas e quadras residenciais             

16/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • CUT/TO repudia privatização das UPAs de Palmas e cobra suspensão imediata do contrato
  • Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo na segunda-feira, 20 de abril
  • Equipe da área de Qualidade da Agência de Metrologia participa de capacitação técnica para fiscalização de bijuterias e joias

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

CUT/TO repudia privatização das UPAs de Palmas e cobra suspensão imediata do contrato

16/04/2026

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo na segunda-feira, 20 de abril

16/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.