Com foco na temporada de praia, na organização e no uso da tecnologia, o Governo do Tocantins, através da Secretaria do Turismo (Setur), realizou mais uma edição do “Turismo na Estrada” nos dias 10 e 11 de abril, quinta e sexta, ou auditório da Universidade Federal do Tocantins, em Porto Nacional. O projeto reuniu gestores de oito municípios com o objetivo de impulsionar o setor turístico na região das Serras e Lago.
No segundo dia do evento, a equipe técnica da Setur apresentou ferramentas cruciais para o desenvolvimento do turismo local: a Inventariação Turística e a Plataforma Integrada de Turismo (PIT). Graziela Cortez, técnica da Setur, explicou que a inventariação é um levantamento completo da oferta turística, abrangendo desde os atrativos naturais até a infraestrutura de serviços.
Tânia Márcia, também da técnica da Setur, ressaltou a importância da organização municipal para o sucesso do turismo. A PIT surge como uma solução para essa organização, oferecendo informações detalhadas sobre serviços como guias, hospedagens, restaurantes e infraestrutura de apoio, além dos próprios atrativos turísticos.
Ferramentas para o Turismo
A Plataforma Integrada de Turismo (PIT) é uma plataforma online que visa organizar e promover o turismo local. Entre suas funcionalidades, destacam-se, a organização da oferta turística, permitindo cadastrar e atualizar informações sobre serviços e atrativos; geração de relatórios que facilitam a análise de dados e o planejamento estratégico; integração com o Cadastur, conectando prestadores de serviços turísticos ao cadastro nacional; promoção do destino, já que o site permite divulgar os atrativos e serviços para um público mais amplo.
A atualização anual dos dados na PIT é uma exigência para a participação no Mapa do Turismo, uma política nacional que destina recursos federais para o setor.
Henrique Lopes, chefe da assessoria de comunicação da Setur, abordou estratégias de divulgação do turismo, destacando o potencial das redes sociais como ferramentas de baixo custo. Ele apresentou os perfis da Setur e do “Descubra Tocantins”, ressaltando a importância de humanizar a comunicação, mostrando experiências reais e histórias por trás das imagens.
Durante sua fala, o chefe de comunicação enfatizou a necessidade de criar uma sensação de pertencimento nos moradores, para que eles se tornem defensores do turismo local, além de apresentar as mudanças no comportamento dos turistas após a pandemia, que buscam experiências autênticas e valorizam o contato com a cultura local.
Temporada de Praia
Eduardo Vale, gerente de Produtos Turísticos da Setur, apresentou o diagnóstico da Temporada de Praia, um levantamento dos impactos positivos e negativos da atividade turística nas praias do Tocantins. Ele ressaltou a importância do ordenamento e da fiscalização da infraestrutura de apoio, dos serviços e da segurança dos turistas.
Vale esclareceu que o diagnóstico não é uma fiscalização, mas sim uma ferramenta para trabalhar em conjunto com os municípios na melhoria do produto turístico.
Repercussão positiva
Os gestores municipais que participaram do evento destacaram a importância do conhecimento adquirido e a relevância da união entre o governo e os municípios para o desenvolvimento do turismo local.
O secretário de Turismo de Tocantínia, Adriano Ferreira Rios, ressaltou que a oferta de informações nestes dois dias foi de grande importância para cada município. “A gente vai levar bastante experiência.”
Segundo Aline Lourenço, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Ipueiras, foi uma experiência ótima. “Abriu bastante a mente, principalmente em relação às plataformas, e à realização da temporada de praia”, pontuou.
“A Secretaria do Turismo tem um olhar incrível para diagnosticar os municípios que estão em ascendência no turismo”, afirmou a diretora de Turismo e Cultura de Porto Nacional, Ângela Dantas, completando que foi um privilégio receber a equipe e os gestores da região das Serras e Lago.
Objetivo do projeto
“O principal objetivo é levar aos gestores municipais as políticas públicas do Governo do Tocantins e do Ministério do Turismo, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em todo o território do Tocantins e auxiliando no processo de planejamento e ordenamento territorial”, resumiu Eduardo Vale.
Segundo Hercy Filho, secretário de Turismo do Estado, o projeto “Turismo na Estrada” reforça o compromisso do Governo do Tocantins em promover o setor como um motor de desenvolvimento econômico e social, através da capacitação dos gestores municipais e da implementação de ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing inovadoras.