Com foco em fortalecer a cultura indígena e conscientizar sobre os impactos da bebida alcoólica nas referidas comunidades, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Direitos Humanos e Política Sobre Drogas, contribuiu com uma importante ação realizada na Aldeia Fontoura, do Povo Iny (Karajá), localizada na Ilha do Bananal. O evento “Ohã Iny Bdedyynana Aõko Rare – Bebida alcoólica não é cultura”, que ocorreu nesta terça-feira, 12, busca realizar conscientização, diálogos e debates acerca da prevenção ao uso de álcool de drogas entre os indígenas.
O encontro contou com a presença de lideranças indígenas, educadores e especialistas da área da saúde, promovendo diálogos sobre práticas culturais e abordagens de prevenção ao uso de álcool, além do apoio e participação da Seciju, que contribuiu para a elaboração de estratégias conjuntas em defesa das tradições culturais e do bem-estar das comunidades indígenas, como explicou o diretor de Prevenção Contra as Drogas, Evandro Silva.
“Essa é a segunda vez que a Diretoria marca presença na Aldeia Fontoura e esse trabalho também serve como escuta para fazer a política de prevenção contra as drogas aqui na aldeia e em outras aldeias do Estado, em busca de experiência, porque essa iniciativa já está obtendo resultados. Nós também queremos levar essa ação para as aldeias xerentes”, explicou o diretor.
Bebida alcoólica não é cultura
O encontro direcionado ao combate do uso de drogas e álcool efetivamente aos indígenas, foi uma iniciativa da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Adra), Secretaria de Estado da Educação, Universidade do Estado do Mato Grosso, e, Distrito Sanitário Especial Indígena Araguaia (DSEI/ARA).