Cleide Veloso/Governo do Tocantins
O governo do Tocantins apresentou o Monitoramento da Qualidade da Água do estado no encontro da agenda azul dos estados da Amazônia Legal, em Roraima/RR. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) destacou os parâmetros analisados no território tocantinense na programação do VIII Encontro Técnico do Grupo Agenda Azul da Amazônia Legal, promovido para discutir o IQA (Índice de Qualidade das Águas) amazônico.
Nesta quinta-feira, 22, após as exposições dos estados, os técnicos participantes acompanharam a apresentação do IQA Amazônico; e no período da tarde vão apreciar a apresentação do programa Qualiagua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos do Tocantins, Aldo Azevedo, afirmou que, “o programa de monitoramento no Tocantins se destaca com a variedade de parâmetros analisados, além de ser o primeiro estado brasileiro a calcular e publicar o IQA em boletim de monitoramento. Essa foi uma iniciativa bastante reconhecida e elogiada pela ANA; e que se tornou modelo para outras unidades federativas”.
O engenheiro Ambiental da equipe de Monitoramento da Qualidade da Água, Daniel Amaral, ministrou a apresentação do Tocantins no evento e enfatizou que, “apresentamos a dinâmica do monitoramento da qualidade da água em nosso estado destacando os parâmetros que analisamos e os pontos de acompanhamento distribuídos nas bacias hidrográficas em nossa jurisdição. Cada estado da Amazônia Legal expôs os respectivos monitoramentos, apontando os desafios enfrentados para debate de temas como o IQA da região”, destacou.
A programação do evento se encerra amanhã (23) com a visita técnica à Fazenda Buritizal Grosso (bioma Cerrado), para os participantes conhecerem o ecossistema da área com o Bioma Savânico e as especificidades da região. Segundo Daniel Amaral, dentro dessa propriedade tem lagoas naturais e está prevista a análise da turbidez da água.
IQA Amazônico
O IQA (Índice de Qualidade das Águas) amazônico é uma ferramenta para avaliar a qualidade da água em rios e outras fontes hídricas na região amazônica, baseando-se na medição de características físicas, químicas e biológicas. Ele serve como um indicativo da qualidade da água, ajudando a identificar possíveis problemas e a monitorar a saúde dos ecossistemas aquáticos.