O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nos dias 20 e 21 de janeiro, em Palmas, a primeira Formação Continuada PROFE Líderes Docentes de 2026. A abertura aconteceu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, e reuniu cerca de 1.600 professores, coordenadores de área e técnicos pedagógicos das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).
A primeira formação do ano contou com a palestra do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, com o tema Educar é um ato coletivo: ninguém transforma a escola sozinho. Para garantir a participação de todos os inscritos, os educadores foram organizados em dois grupos de 800 pessoas, com a palestra ministrada nos turnos matutino e vespertino.
O palestrante abordou relações interpessoais e autoconhecimento, necessários para o sucesso das atuação do profissionais da educação. “É fácil acusar o sistema, a gestão, o coordenador, a direção, os colegas, os pais ou os alunos, mas a grande questão é a minha parte nesse processo. Eu não posso controlar o sistema todo, mas posso transformar aquilo que depende só de mim. A educação vai além da transmissão de conteúdos. Envolve o desenvolvimento de competências emocionais, virtudes humanas”, enfatizou.
PROFE Líderes Docentes
As formações do PROFE Lideres buscam consolidar, por meio do Regime de Colaboração, um programa de aprimoramento contínuo que integra a Educação de Território, as tecnologias educacionais e o processo permanente de Recomposição das Aprendizagens.
Durante o evento que marca o início da agenda formativa da rede em 2026, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a aprendizagem e a valorização dos profissionais da educação como eixo essencial da política educacional do Estado.
“O PROFE Líderes Docentes tem como propósito garantir que nossas escolas avancem com unidade, qualidade e compromisso com a aprendizagem de cada estudante. Quando investimos em formação continuada, estamos investindo diretamente na aprendizagem e valorizando o educador, que sustenta a escola todos os dias”, afirmou o secretário.
A superintendente de Educação Básica, Celestina Maria, destacou que a primeira formação marca um ano de consolidação das políticas educacionais da rede. “Estamos discutindo os rumos que vamos tomar em 2026, com foco nos resultados e na aprendizagem dos nossos alunos. Cada profissional é parte desse processo e exerce papel de liderança”, afirmou.
Competências
Os participantes ressaltaram que o encontro contribuiu diretamente para aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho coletivo dentro das unidades escolares. A coordenadora pedagógica do Colégio de Aplicação de Araguaína, Joana Caroline, avaliou a formação como um momento de integração e troca de experiências entre educadores de diferentes regiões. “É um momento de muita expectativa, em que aprendemos uns com os outros e refletimos sobre práticas que realmente possam ser aplicadas na sala de aula”, ressaltou.
Para o coordenador de área de Ciências Humanas, José Tiago Parente de Oliveira, do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, em Colinas do Tocantins, a formação amplia o olhar sobre o papel da escola. “Não é mais discutir apenas o conhecimento, mas também as emoções, trabalhando o socioemocional dos alunos e dos próprios professores”, destacou.
Já o coordenador da Escola Ministro Ney Braga, do município de Buriti do Tocantins, Gilberto Palheta, ressaltou a importância das temáticas abordadas durante a formação. “As discussões sobre psicologia e outras áreas nos ajudam a nos transformar enquanto educadores e a fortalecer o ambiente escolar”, concluiu.
Programação
O primeiro dia do encontro contou ainda com a palestra de Natanael Santos, pesquisador no campo da historiografia africana desde 1983 e membro fundador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unicamp. Ao lado da banda Griô, ele abordou a história dos povos negros e indígenas e destacou o papel dos líderes no processo educacional.
“Precisamos reconhecer a contribuição desses povos e levar para as escolas as referências dos nossos heróis e heroínas negros e indígenas, contando a história de forma contextualizada para fortalecer o pertencimento e a identidade afro-ameríndia dos estudantes”, destacou.
As demais atividades formativas seguem no dia 21 no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maia, na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e na Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, todas na capital.
A coordenadora de Araguaína, Joana Caroline, contou que a formação é um momento de aprendizado e trocas
O psicólogo e escritor Rossandro Klinjey falou sobre o poder transformador da escola.jpg
Gilberto Palheta, coordenador da Escola Ministro Ney Braga, de Buriti do Tocantins.jpg
O pesquisador Natanael Santos envolveu os educadores com historiografia afro-indígena e pertencimento
Celestina Maria Souza, enfatizou que 2026 é um ano de consolidação das políticas educacionais na rede.jpeg
José Thiago Parente, do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, em Colinas do Tocantins.jpg –






