domingo, 11 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Estado anuncia Edital FEC Arquivos 2024 durante encerramento do I Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins

Com recursos do Fundo Estadual de Cultura, edital será lançado ainda neste mês de agosto

Ascom por Ascom
09/08/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
"Memória e Cidadania" foi o tema do seminário - Flaviana Ox/Governo do Tocantins

"Memória e Cidadania" foi o tema do seminário - Flaviana Ox/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Cerca de 100 pessoas participaram nos dois dias do I Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins. Promovido pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura (Secult), com apoio do Arquivo Nacional, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-TO) e do Ministério Público (MP-TO), o encerramento do evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 8, em Palmas. A programação  contou com palestra sobre “Memória, Patrimônio e Identidade” e reunião técnica sobre a estruturação da rede de arquivos no Estado. Na ocasião, o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura Antônio Miranda (Secult) anunciou o Edital FEC Arquivos 2024, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura, a ser lançado ainda neste mês de agosto e que fornecerá um montante R$80.000,00 para 11 projetos, totalizando R$880.000,00 em investimentos.

“Este é o primeiro edital nessa modalidade no Tocantins. Será uma oportunidade para que Gestores de Arquivos possam desenvolver ações de manutenção desses arquivos   bem como,  recuperação de acervos. Esse certame trará elementos que contribuirão para a implementação de políticas de preservação do patrimônio cultural documental tocantinense”, disse Miranda.

ARTIGOSRELACIONADOS

Curso de Psicologia será ofertado no Câmpus Palmas da Unitins (Crédito foto: Giulia Moreira/Governo do Tocantins)

Governador Wanderlei Barbosa anuncia novos cursos de Medicina e Psicologia para o Tocantins

10/01/2026
O secretário da Administração, Paulo Cesar Benfica Filho, participou da abertura da atividade e reforçou a importância do compromisso dos servidores na realização desta etapa das avaliações - Foto: Angélica Lima/Governo do Tocantins

Secad capacita equipes de gestão de pessoas do Executivo Estadual sobre a Aped 2025

10/01/2026

Durante a cerimônia, o coordenador do Núcleo de Editais da Secult, Tales Monteiro, explicou que o objetivo é garantir ações de preservação e difusão. “Os recursos devem contemplar atividades de preservação, instalação, modernização ou manutenção de arquivos em todas as regiões geográficas do estado, permitindo que os diversos acervos existentes no Tocantins sejam protegidos e compartilhados com a população, estimulando o direito à memória, o acesso à informação e à garantia da cidadania cultural”, afirmou. Os arquivos e acervos inscritos e contemplados no certame passarão a compor a Rede Estadual de Arquivos.  

Programação de encerramento

A apresentação da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito alegrou o início da manhã de troca de conhecimentos, que deu continuidade a programação realizada no dia anterior, que contou com palestra, oficina e mesa-redonda, atividades conduzidas por especialistas do setor. Estiveram presentes representantes dos municípios de Pium, Natividade, Dianópolis, Arraias, Porto Nacional, Araguaína, entre outros.

A professora da Universidade Federal do Tocantins, Dra. Kátia Maia Flores, ministrou a palestra “Memória, Patrimônio e Identidade” e discorreu sobre como a memória deixa referências a respeito do passado. Para a pesquisadora, a documentação histórica não interessa apenas ao historiador, ela é um direito de todos, um patrimônio inalienável do ser humano que confere identidade, gera conhecimentos e afetividades. “A memória é diferente de recordar. É um processo muito mais direcionado do que um simples lembrar. Então a memória, mesmo quando você está sozinho, é coletiva, é da sua relação com o outro, e é a memória que deixará as referências sobre o passado”, refletiu.

Após a palestra, o seminário teve continuidade com a reunião técnica sobre a estruturação da rede de arquivos históricos documentais do Tocantins, que contou com a participação do professor MSc. Wátila Misla Fernandes Bonfim e a mediação do diretor de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional, Jean Marcel Caum Camoleze. 

Na ocasião, o professor ressaltou a importância do evento, que reúne iniciativas arquivísticas, pesquisadores, historiadores e a comunidade em geral. “Assim surgem várias ideias de rede de cooperação, de sociabilidade, de trocas e ajuda mútua entre pesquisadores, bem como o edital que vai fomentar a produção, a preservação, a conservação de documentos, de arquivos, que é onde está a nossa memória”, pontuou. 

O morador do município de Pium e representante do Coletivo Jovem Estrela, que tem como objetivo a manutenção e preservação da cultura local, Raimundo Carvalho, participou do seminário buscando ampliar seus conhecimentos sobre o tema. “Esperamos que cada vez mais sejam feitas iniciativas como essas, não somente de intercâmbio entre as comunidades, mas também de formação específica através de cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento. Temos a preocupação de registrar em caráter de urgência as memórias do nosso povo que estão se perdendo com o tempo”, comentou.

Anterior

Jovem Senador do Tocantins participa da Semana de Vivência Legislativa em Brasília

Próximo

Lista de espera de cada bloco do Concurso Unificado terá o dobro das vagas previstas

Próximo
Crédito: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Lista de espera de cada bloco do Concurso Unificado terá o dobro das vagas previstas

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Sorgo do Tocantins passa a integrar nova lista do PGPAF com bônus para financiamentos do Pronaf

10/01/2026
Agricultura e Pecuária

Coapa divulga XVI Jornada Tecnológica de Pedro Afonso marcada para 22 de janeiro

10/01/2026
Economia

Livre comércio: como se darão negociações após acordo UE-Mercosul

10/01/2026
Economia

Acordo com UE deve impulsionar investimentos no Mercosul, diz Alckmin

10/01/2026
Economia

Haddad diz que acordo Mercosul-UE abre “nova avenida de cooperação”

10/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Professora da UFT lança livro infantil inspirado em memórias afetivas

10/01/2026
Educação

Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira, 12

10/01/2026
Educação

UFT divulga resultado provisório das bancas de heteroidentificação do PS EXATO 2026/1

10/01/2026
Segurança

Polícia Militar cumpre mandado de prisão de suspeito foragido da justiça do DF condenado a 33 anos de prisão

10/01/2026
Segurança

Comandante-Geral da PMTO acompanha participação do Batalhão FC na Copinha 2026, em São Paulo

10/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Professora da UFT lança livro infantil inspirado em memórias afetivas
  • Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira, 12
  • UFT divulga resultado provisório das bancas de heteroidentificação do PS EXATO 2026/1

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Divulgação

Professora da UFT lança livro infantil inspirado em memórias afetivas

10/01/2026

Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira, 12

10/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.