quinta-feira, 6 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Segurança

Governador Wanderlei Barbosa entrega honrarias aos bombeiros que atuaram em resgates no Rio Grande do Sul

Comenda da Ordem do Mérito da Defesa Civil foi entregue a civis e militares em reconhecimento às suas atividades profissionais e sociais

por Ascom
30/05/2024
em Segurança
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

“Estamos aqui para manifestar a nossa alegria e o orgulho da nossa Corporação. Os bombeiros deixam, não só o Governo do Tocantins orgulhoso, mas todo o Estado. Vocês representam mais de um milhão de tocantinenses que se colocaram de prontidão para ajudar e salvar vidas”. Foi com esse discurso que o governador Wanderlei Barbosa recepcionou, nesta quarta-feira, 29, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), que atuaram no Rio Grande do Sul (RS) em atendimento às vítimas das recentes enchentes. As equipes da Corporação tocantinense se deslocaram para o Sul no início de maio, para auxiliar nas operações de resgate em diversas cidades gaúchas e foram recepcionadas, em seu retorno, com a Comenda da Ordem do Mérito da Defesa Civil.

Em agradecimento ao trabalho do Corpo de Bombeiros, o governador Wanderlei Barbosa comentou sobre toda a ação conjunta dos tocantinenses em prol dos gaúchos, destacando e parabenizando o trabalho das equipes que se dedicaram e voltam ainda mais experientes. “O Tocantins demonstrou muita solidariedade. Eu recebi inúmeras mensagens de gratidão de pessoas do Sul pela nossa iniciativa. Mesmo com todo problema de logística, conseguimos enviar homens do nosso efetivo nessa força-tarefa, que segue acontecendo aqui no Tocantins, pois ainda estamos arrecadando donativos para os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Parabenizamos e agradecemos a nossa Corporação, sabendo que temos homens e mulheres qualificados para missões no Estado e fora dele”, afirmou o governador.

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Ornelas, destacou o brilhantismo das equipes na missão, ressaltando o apoio do governador em iniciativas que qualificam e equipam o efetivo de bombeiros do Tocantins. “Nós nunca tivemos uma situação parecida. Já tivemos casos em diversos estados, mas nada como no Rio Grande do Sul. Temos muito diálogo com o governador Wanderlei Barbosa e reforçamos os trabalhos e cursos preparatórios para esse tipo de situação; o apoio do governador é fundamental para qualificar e preparar o nosso efetivo. Essa ação, bem-sucedida no Sul, é um marco para a nossa Corporação”, pontuou o coronel.

ARTIGOSRELACIONADOS

Presos da Unidade Penal de Araguaína — Foto: Reprodução/MPTO

Unidade Penal de Araguaína é parcialmente interditada por superlotação e risco de rebelião

06/08/2026
Em coletiva de imprensa, Polícia Civil detalhou dinâmica do homicídio do menino Gustavo Veloso, de 3 anos — Foto: Stefani Cavalcante/g1 Tocantins

Menino Gustavo pode ter sido torturado antes de ser morto, diz delegado

06/08/2026

Homenagens

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa entregou a Comenda da Ordem do Mérito da Defesa Civil a civis e militares em reconhecimento às suas atividades profissionais e sociais, destacando suas qualidades e seus valores relacionados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Vinte e quatro homens receberam a condecoração pela atuação na missão do Rio Grande do Sul, durante o período crítico dessa tragédia ambiental.

Ações pelo Rio Grande do Sul

Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, o CBMTO enviou equipes ao Rio Grande do Sul em etapas. A primeira equipe se deslocou para a região Sul no dia 5 de maio. Os trabalhos foram realizados em diversas cidades, em atividades de busca e salvamento em áreas colapsadas e alagadas. O reforço tocantinense esteve ativo durante toda a sua permanência. No dia 16 de maio, houve a troca de equipes, sendo realizada na Base Aérea de Canoas, com dez bombeiros militares deixando o Rio Grande do Sul, enquanto 11 assumiram a Operação, ficando até a última sexta-feira, 24. Uma terceira equipe atuou na Base Aérea de Canoas, auxiliando na logística, recebendo e enviando alimentos, água, roupas, calçados e equipamentos para as vítimas.

O Governo do Tocantins também disponibilizou uma aeronave para transportar a equipe que, no RS, operava por embarcações e também por terra. Além de todo o equipamento, os bombeiros tocantinenses atuaram com binômios de busca (bombeiro militar + cão), além de dois mergulhadores para ajudar nas buscas.

O tenente-coronel Rafael Menezes, que comandou a segunda equipe nas ações no estado afligido e que foi homenageado nesta quarta-feira, 29, relatou a situação encontrada no RS e como o efetivo foi bem-sucedido durante a missão. “Ao chegarmos ao Sul, nos deparamos com algo muito maior do que víamos em fotos e vídeos. Lá, tínhamos um verdadeiro cenário de guerra e pudemos compreender ali o real motivo da nossa presença. Nosso efetivo não mediu esforços. Ninguém questionou ou pediu descanso. Todos queriam trabalhar sem interrupções. Nossos homens foram exemplo de dedicação, determinação e empatia”, pontuou o tenente-coronel.

As iniciativas do Governo do Tocantins em prol do estado gaúcho ainda estão acontecendo. A tenente-coronel Dione Miranda, psicóloga do CBMTO, segue em atendimento em Porto Alegre, representando o Estado do Tocantins, juntamente com profissionais civis de saúde mental (psicólogos e psiquiatras voluntários) no atendimento aos bombeiros e seus familiares. O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros, continua arrecadando doações de roupas, calçados, alimentos e outros itens. As contribuições podem ser entregues na sede do Corpo de Bombeiros e serão encaminhadas às vítimas no Rio Grande do Sul.

A Polícia Civil do Tocantins, assim como a Polícia Militar, também ajudou nas ações no Sul, realizando escolta do comboio de caminhões que levou donativos às vítimas das enchentes, bem como auxiliando em situação emergencial em que fosse necessária intervenção de forças de segurança. A equipe esteve disponível na ação em situações de desbloqueio de vias, resposta imediata a tentativas de saques, resgates de pessoas em perigo, entre outras. Vale ressaltar que o efetivo da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) ainda está em missão no Rio Grande do Sul, sendo que o delegado Elírio Putton Júnior e o escrivão João Carlos Neme Muradá seguem em missão até o dia 20 de junho.

Anterior

Governo do Tocantins estabelece parceria entre Unitins e Fomento para auxiliar empresários da região do Bico do Papagaio

Próximo

SES-TO debate ferramentas de gestão da saúde com direção do COSEMS

Próximo

SES-TO debate ferramentas de gestão da saúde com direção do COSEMS

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Grande Otelo premia 2 filmes na categoria principal; veja vencedores

06/08/2026
Segurança

Unidade Penal de Araguaína é parcialmente interditada por superlotação e risco de rebelião

06/08/2026
Segurança

Menino Gustavo pode ter sido torturado antes de ser morto, diz delegado

06/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preço da soja registra nova alta no porto de Paranaguá

06/08/2026
Tocantins

Vereador Hérico Milhomens quer reativação da Feira Rural da Pedreira

06/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

PT aposta em candidaturas jovens para ampliar presença no Congresso

06/08/2026
Entretenimento

Diretor expõe “boicote” a O Agente Secreto após empate no Grande Otelo

06/08/2026
Educação

UFT oferece oficina gratuita de Yoga ministrada em Libras para a comunidade surda

06/08/2026
Entretenimento

Elize Matsunaga: 5 fatos bizarros que o filme da Netflix não mostrou

06/08/2026
Entretenimento

Gillian Flynn é eleita melhor autora de thrillers do século. Conheça

06/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • PT aposta em candidaturas jovens para ampliar presença no Congresso
  • Diretor expõe “boicote” a O Agente Secreto após empate no Grande Otelo
  • UFT oferece oficina gratuita de Yoga ministrada em Libras para a comunidade surda

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação

PT aposta em candidaturas jovens para ampliar presença no Congresso

06/08/2026
Diretor expõe “boicote” a O Agente Secreto após empate no Grande Otelo

Diretor expõe “boicote” a O Agente Secreto após empate no Grande Otelo

06/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.