sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa destaca importância de políticas públicas sustentáveis do estado durante evento contábil

Ascom por Ascom
06/08/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Governador Wanderlei Barbosa durante a abertura da 3ª edição do Conexão Contábil Nacional, realizado no auditório do Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos

Governador Wanderlei Barbosa durante a abertura da 3ª edição do Conexão Contábil Nacional, realizado no auditório do Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos

CompartilharCompartilhar

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na tarde desta terça-feira, 5, da abertura da 3ª edição do Conexão Contábil Nacional, realizado no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento reúne, na capital tocantinense, mais de 500 profissionais de todo o país, com o objetivo de discutir as transformações do setor e estratégias para o fortalecimento da profissão.

ARTIGOSRELACIONADOS

O Naturatins participou do Workshop sobre Manejo Integrado do Fogo no Brasil, realizado em Pirenópolis - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Naturatins fortalece debates nacionais sobre Manejo Integrado do Fogo em Pirenópolis

13/02/2026
Foto: Edvaldo Xerente

Prefeito de Tocantínia faz reunião de alinhamento da Licença Ambiental para Operação do Aterro Sanitário

12/02/2026

Com programação extensa e abrangente, o Conexão Contábil Nacional segue até esta quarta-feira, 6, com palestras, painéis e atividades voltadas à ampliação da visão de mercado e das possibilidades de atuação dos profissionais de contabilidade. Entre os temas abordados estão sustentabilidade — assunto que ganhou força com as novas normas internacionais — e Inteligência Artificial, cada vez mais presente na rotina do setor contábil.

O governador Wanderlei Barbosa, que participou do painel sobre Crédito de Carbono e ESG – Oportunidade e Desafios, apresentado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Marcello Lelis, destacou a importância do profissional de contabilidade para o setor público e privado. “O profissional de Contabilidade é imprescindível na vida das pessoas e de qualquer empresa. Todas as políticas públicas passam pelo crivo do profissional de contabilidade, daí a importância deste evento”, frisou o governador. 

O chefe do Executivo também relatou os desafios de promover o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental. “É um desafio promover o crescimento da produção de alimentos e da economia do estado de maneira sustentável, porque aqui levamos a sério essa questão de não agredir aquilo que deve ser permanente, como as reservas naturais. O Tocantins foi o estado que mais reduziu a degradação ilegal, os incêndios e desmatamentos ilegais”, enfatizou. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa ainda foi homenageado pelo CFC, em virtude do apoio prestado à realização do evento. 

Em sua apresentação, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcello Lelis, reforçou a importância de incluir o tema sustentabilidade no contexto da contabilidade e afirmou que o Tocantins lidera a política de mudanças climáticas ao se destacar na estratégia de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal ( REDD+). “O Tocantins vai, com toda a política implementada pelo governador Wanderlei Barbosa, provar que é possível produzir de maneira sustentável. Agronegócio e meio ambiente não são adversários, mas parceiros. Isso é fundamental para o setor do agronegócio, porque o mercado está cada vez mais restritivo e exige produção sustentável”, afirmou. 

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas, agradeceu a participação do governador e enfatizou a relevância da contabilidade na sociedade. “Contabilidade é algo muito maior e é preciso ser colocada no centro das questões públicas ou privadas. Existe uma conexão muito grande entre contabilidade e transparência. A contabilidade é sem dúvidas a ciência da informação. Essa valorização que almejamos da nossa profissão precisa conjugar alguns fatores importantes no perfil de atuação, como entender sobre governança , sobre marketing, sustentabilidade e outros”, pontuou. O Conexão Nacional Contábil  é realizado em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) e do Sistema CFC/CRCs. O evento acontece na modalidade híbrida como parte do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

Anterior

Amélio articula implantação de telefonia móvel e internet no povoado Vinte Mil em Carrasco Bonito

Próximo

Projeto “A PASSAGEM” documenta ritos de batismo indígenas do Tocantins em exposição fotográfica inédita

Próximo
O projeto cultural "A PASSAGEM – Os Ritos de Passagem de Batismos Indígenas do Tocantins" apresenta uma abordagem inovadora para documentar e preservar as tradições ancestrais dos povos originários tocantinenses. Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, por meio do Ministério da Cultura e operacionalizado pela Secretaria da Cultura do Tocantins, o projeto resulta em uma exposição fotográfica que descreve três tipos de batismo indígena: Hetohoky, Hèrèrawo e Ketuwayê, composta por 15 imagens e cinco fotolivros que retratam a profundidade espiritual e social desses rituais. Por meio de uma metodologia fotoetnográfica, o projeto documenta cerimônias de batismo realizadas por povos indígenas do Tocantins, evidenciando a importância social e espiritual desses ritos milenares. Os ritos de passagem representam momentos de reconexão com as origens, em que os participantes recebem novos nomes que refletem sua personalidade e função dentro da estrutura comunitária. A documentação vai além do registro histórico: busca sensibilizar a sociedade sobre a riqueza cultural indígena e combater preconceitos por meio da educação visual. O material produzido oferece contribuições valiosas para a antropologia visual e constitui um registro detalhado das práticas sociais, religiosas e culturais dos povos originários do Tocantins. O projeto visa fortalecer o reconhecimento dos povos indígenas tocantinenses, validando suas práticas ancestrais e promovendo maior compreensão sobre a diversidade cultural brasileira. A iniciativa representa uma importante ferramenta para o diálogo intercultural e para a preservação do patrimônio imaterial nacional. ⸻ Cronograma de lançamento * Pré-lançamento: 9 de agosto de 2025, no Campus da Unitins em Augustinópolis * Lançamento oficial: 9 de setembro de 2025, no Campus da Unitins em Palmas * Itinerância: Diversas cidades do estado do Tocantins Para mais informações: Manoel Junior Produtor Cultural e Fotógrafo do Projeto Contato: (63) 9 9997-4474 E-mail: masant8@yahoo.com.br texto para redes sociais: "A PASSAGEM" – Ritos de Batismo Indígenas do Tocantins Uma exposição fotográfica inédita que mergulha nos rituais Hetohoky, Hèrèrawo e Ketuwayê, valorizando as tradições ancestrais dos povos originários tocantinenses por meio da fotoetnografia. Este projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, com recursos do Ministério da Cultura operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins, ✨ Com 15 imagens e 5 fotolivros, o projeto propõe uma imersão espiritual, social e cultural, fortalecendo o reconhecimento dos povos indígenas e combatendo preconceitos pela educação visual. 🗓️ Pré-lançamento: 9 de agosto | Unitins Augustinópolis 🗓️ Lançamento oficial: 9 de setembro | Unitins Palmas 🛤️ Itinerância: Diversas cidades do Tocantins 📞 Contato: Manoel Junior – (63) 9 9997-4474 📧 masant8@yahoo.com.br Realização: Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024 | MinC | Secult-TO

Projeto "A PASSAGEM" documenta ritos de batismo indígenas do Tocantins em exposição fotográfica inédita

LEIA TAMBÉM

Brasil

Rosas de Ouro, Tatuapé e Vai-Vai desfilam nesta sexta em SP; veja ordem completa da 1ª noite no Anhembi

13/02/2026
Brasil

Corpo de cão Orelha é exumado; perícia pode revelar detalhes da morte

13/02/2026
Brasil

Acidente com 3 veículos e vazamento de gás mata motorista em MG

13/02/2026
Palmas

IPTU 2026: Palmas utiliza mapeamento a laser para atualizar cadastro de imóveis

13/02/2026
Palmas

Câmara de Palmas aprova projetos nas áreas social, educacional e administrativa

13/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
Agricultura e Pecuária

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
Saúde

Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

13/02/2026
Saúde

Cardiologistas explicam quais são os principais sintomas do infarto

13/02/2026
Saúde

Agonorexia: o que é o novo efeito colateral das canetas emagrecedoras

13/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo
  • Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro
  • Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Relatório mostra que 183 país têm alguma atividade relacionada à produção e ao mercado de orgânicos — Foto: Roberta Pessoa

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
edit post
Feijão foi uma das culturas que apresentou crescimento no período — Foto: Wenderson Araújo / CNA

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.