Um site falso, que imitava a página oficial do ProUni, tentou aplicar um golpe em estudantes que buscavam se inscrever no programa.
A página fraudulenta reproduzia a identidade visual do site oficial, e as diferenças só podiam ser notadas ao observar o endereço da rede (URL).
Antes de ser retirado do ar, o site solicitava dados dos candidatos e, em seguida, pedia o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 100 para finalizar o cadastro.
Além disso, os estudantes que não realizassem o pagamento eram ameaçados de desclassificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
O Ministério da Educação (MEC) informou à CNN que as inscrições no ProUni para o segundo semestre de 2024 são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Como se inscrever no Prouni
As inscrições para o ProUni do segundo semestre de 2024 começaram na terça-feira (23).
Os interessados têm até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.
As inscrições são gratuitas, e os resultados da 1ª e 2ª chamadas serão anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente.
O prazo para manifestação de interesse na lista de espera será nos dias 9 e 10 de setembro, e o resultado será divulgado em 13 de setembro.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter participado do Enem em 2022 ou 2023, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação, segundo o MEC.
Comentários sobre este post