O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) participa do 64º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), um importante encontro entre os principais atores do cenário científico e tecnológico do país.
O evento promovido pelo CONFAP, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), reúne presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), para discutir temas como cooperação internacional, fomento à inovação industrial, expedições científicas entre outros assuntos, que envolvem a política científica e tecnológica nacional.
A presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho, e a diretora científica e de inovação da Fundação, Munique Oliveira, participaram da cerimônia de abertura realizada nesta terça-feira,18, no auditório do Sebrae/ES, que teve como palestra inicial o Plano de Desenvolvimento “ES 500 Anos” do Governo do Estado com foco no futuro, seguido de uma palestra que abordou a trajetória de 20 anos da Fundação do Espírito Santo e os diversos investimentos para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema capixaba de ciência, tecnologia e inovação.
A presença da Fapt demonstra o compromisso que o Estado do Tocantins tem com o desenvolvimento científico e tecnológico, além de evidenciar a importância da cooperação entre as diferentes regiões do Brasil para impulsionar a inovação.
“Este evento não apenas promove o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os diversos participantes do sistema de CT&I, mas também contribui para estabelecer agendas comuns para enfrentar os desafios presentes e futuros na área. Reforça, assim, a importância da colaboração e do investimento contínuo em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento sustentável em todo o país, levando em consideração as particularidades e desafios específicos de cada região”, pontuou a presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho.
A programação segue nestas quarta-feira (19) e quinta-feira (20), onde os assuntos em pauta serão “Relato da missão na Itália”; “Oportunidades de cooperação internacional”, “Ações da FAPESC com o Belmont Forum” e “IAI e ministérios brasileiros”. Haverá ainda reunião das diretorias Técnico-Científicas, na sala do Conselho. Enquanto isso, profissionais da comunicação participarão de um Encontro dos Assessores das Fundações para tratar de jornalismo científico.
Serviço:64º Fórum Nacional Confap em Vitória
Quando: 18 a 20 de junho
Onde: Sebrae (Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória)
Comentários sobre este post