Candidato único a presidente na eleição do Fortaleza deste sábado (14), o engenheiro e empresário José Rolim Machado será eleito com mandato até o fim de 2027. Serão seus vices Cláudio Mauricio Muniz Rodrigues e Mauricio Braga de Oliveira. Ele faz parte do grupo político do atual presidente, Alex Santiago, e do ex-presidente, e hoje CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), Marcelo Paz.
Haverá também eleições para a mesa diretora do Conselho Deliberativo, para o Conselho de Orientação e Fiscalização e para o Conselho de Ética e Disciplina. Todas com chapas únicas.
A votação na sede do Fortaleza acontecerá das 8h às 15h (de Brasília), e o eleitor poderá conhecer o salão de troféus e depois participar de uma feijoada. O clube tem 9.569 votantes, sendo 8.583 eleitores residentes em Fortaleza, 838 espalhados pelo interior do Estado e mais 135 ao redor do Brasil. O Fortaleza permite que o sócio-torcedor vote, desde que tenha mais de dois anos de plano e que esteja adimplente até agosto de 2024.
Novo cargo
Atual presidente, Alex Santiago não vai disputar a reeleição. Mas ele não deixará a instituição. Santiago foi convidado por Marcelo Paz, CEO da SAF, para comandar o futebol do Leão em 2025 como diretor.
O advogado é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso recente do Fortaleza dentro e fora de campo, junto com Marcelo Paz e Geraldo Luciano.
Foi Santiago, por exemplo, um dos profissionais que prospectou o técnico Juan Pablo Vojvoda, em 2021 um desconhecido treinador argentino do Unión La Calera, do Chile. Vojvoda e os cinco membros de sua comissão técnica são muito próximos ao futuro diretor.
Em dezembro de 2023, quando o departamento de futebol virou SAF, cada um do trio ficou em uma função diferente: Paz virou o CEO, comandando diretamente o futebol, Santiago assumiu a presidência da associação e Luciano o comando do Conselho Administrativo da SAF. Luciano renunciou no fim de dezembro, alegando motivos pessoais.
Voto online
Aqueles associados que estejam cadastrados como residentes fora do Ceará poderão votar de forma online. Um link será enviado por email neste sábado. Ao clicar, o torcedor será direcionado para página do Gov.br, portal do governo federal com diversos serviços.
Se a pessoa já tiver uma conta ativa no Gov.br, é só acessar e será encaminhado diretamente a uma página para proceder o voto. Caso contrário será preciso fazer o cadastro antes, com a assinatura eletrônica que dá acesso aos principais serviços do portal do governo.