sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Formação de incidência climática capacita jovens tocantinenses no Acre

Evento realizado pelo programa VAC Brasil e Observatório do Clima aconteceu juntamente com a Semana Chico Mendes

Ascom por Ascom
20/12/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Jovens da Coalizão Vozes do Tocantins por justiça climática participaram entre os dias 13 e 17 de dezembro da formação Cuida! Incidência Amazônida Pelo Clima, do programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC Brasil) e Observatório do Clima. A imersão foi realizada nos municípios de Brasiléia e Xapuri, no Acre, e foi integrada à Semana Chico Mendes, que celebrou 80 anos do seringueiro e ativista ambiental pelos povos da floresta.

Sarah Tamioso, Genifer Almeida e Matheus dos Santos, residentes de Palmas, Jalapão e Bico do Papagaio, respectivamente, puderam visitar a Reserva Extrativista Chico Mendes, conhecer mais sobre a história do ativista e trocar experiências de incidência com juventudes de outras regiões da Amazônia Legal.

ARTIGOSRELACIONADOS

O Naturatins participou do Workshop sobre Manejo Integrado do Fogo no Brasil, realizado em Pirenópolis - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Naturatins fortalece debates nacionais sobre Manejo Integrado do Fogo em Pirenópolis

13/02/2026
Foto: Edvaldo Xerente

Prefeito de Tocantínia faz reunião de alinhamento da Licença Ambiental para Operação do Aterro Sanitário

12/02/2026

Para Genifer Almeida, estar em um espaço tão significativo foi inspirador. “Conhecer a floresta Amazônica foi a realização de um sonho que carrego há muito tempo. Sentir a força das castanheiras, contemplar o verde das matas e conviver com mulheres amazônidas foi um momento de conexão profunda com a luta ambiental. Participar do Cuida! foi um divisor de águas, pois conhecer as Vozes da Amazônia fortalece nossa determinação. No solo sagrado das matas ancestrais que abrigaram Chico Mendes, vive uma juventude que mantém sua memória viva. Seguimos na luta por um bem viver, com gratidão à Coalizão Vozes do Tocantins e ao Vozes pela Ação Climática Justa.”

Segundo Matheus dos Santos, a experiência reforçou a importância de se conectar com o legado de Chico Mendes e com a luta ativista. “Pisar nesse território sagrado nos deu força e nos conectou ainda mais com sua história. Além disso, a experiência nos motivou mais ainda cuidarmos da casa comum, onde também devemos cuidar de nós mesmos e dos demais jovens ativistas que  lutam todos os dias por seus Territórios. A troca de experiências entre os participantes foi enriquecedora e nos fortaleceu para seguir na incidência climática no Tocantins. Saímos mais preparados e unidos na luta pela justiça climática.”

O evento também destacou o papel da juventude na construção de soluções para a crise climática. As atividades promoveram debates sobre adaptação climática, oficinas de comunicação estratégica e práticas de liderança para ampliar as vozes das comunidades locais em cenários nacionais e internacionais, como a COP30, a ser realizada em 2025 em Belém/PA.

Sarah Tamioso, que participou da COP28, em Dubai, faz um chamado para a responsabilidade também no Estado do Tocantins. “O clima está mudando e a ciência é clara: precisamos rever nossos modos de vida e de produção exploratória. Nós, de países tropicais, seremos impactados com crises hídricas, alimentares e econômicas, e precisamos exigir a responsabilização de grandes empreendimentos que lucram com a destruição do nosso futuro. Aqui no Tocantins precisamos falar sobre isso, conhecer nossas vulnerabilidades e nos prevenir, exigindo respostas que realmente possam minimizar os desastres anunciados pela ciência.”

Semana Chico Mendes

O evento anual celebra a memória de Chico Mendes, liderança assassinada em 1988 por sua atuação em defesa dos seringueiros, da Floresta Amazônica e da humanidade, unindo diferentes povos da floresta em uma luta pacífica por direitos. Chico Mendes entrou para a lista de heróis da Pátria Brasileira em 2004 e foi declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro em 2013. Em uma de suas falas emblemáticas, Chico trás que “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.” 

Construindo o Futuro com Justiça Climática

O programa Cuida! Incidência Amazônida pelo Clima, realizado em parceria com instituições como o Programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC Brasil), Observatório do Clima, WWF-Brasil, Hivos, Avina e IIEB, reuniu 38 lideranças jovens e mulheres de toda a Amazônia Legal. A formação teve início em junho e buscou ampliar a capacidade das juventudes em incidência política e conexão entre questões locais e agendas globais.

Anterior

Denarc – Palmas apresenta resultados positivos nas apreensões, prisões e conclusão de inquéritos

Próximo

Emendas pagas de Lázaro Botelho beneficiam 17 municípios tocantinenses

Próximo
Foto: Divulgação ASCOM

Emendas pagas de Lázaro Botelho beneficiam 17 municípios tocantinenses

LEIA TAMBÉM

Brasil

Rosas de Ouro, Tatuapé e Vai-Vai desfilam nesta sexta em SP; veja ordem completa da 1ª noite no Anhembi

13/02/2026
Brasil

Corpo de cão Orelha é exumado; perícia pode revelar detalhes da morte

13/02/2026
Brasil

Acidente com 3 veículos e vazamento de gás mata motorista em MG

13/02/2026
Palmas

IPTU 2026: Palmas utiliza mapeamento a laser para atualizar cadastro de imóveis

13/02/2026
Palmas

Câmara de Palmas aprova projetos nas áreas social, educacional e administrativa

13/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
Agricultura e Pecuária

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
Saúde

Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

13/02/2026
Saúde

Cardiologistas explicam quais são os principais sintomas do infarto

13/02/2026
Saúde

Agonorexia: o que é o novo efeito colateral das canetas emagrecedoras

13/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo
  • Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro
  • Uso de álcool pelos pais influencia consumo dos filhos, sugere estudo

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Relatório mostra que 183 país têm alguma atividade relacionada à produção e ao mercado de orgânicos — Foto: Roberta Pessoa

Venda de alimentos orgânicos bate recorde e soma quase 145 bilhões de euros no mundo

13/02/2026
edit post
Feijão foi uma das culturas que apresentou crescimento no período — Foto: Wenderson Araújo / CNA

Valor Bruto da Produção agropecuária recuou 3,62% em janeiro

13/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.