segunda-feira, 22 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Fim de ano: alta de infecções pode estar ligada a preparos na cozinha

por Metrópoles
18/12/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Foto: GMVozd/ Getty Images

Foto: GMVozd/ Getty Images

CompartilharCompartilhar

Em meio à correria para colocar o peru no forno, acertar o ponto do bacalhau e finalizar a salada de maionese, o preparo das refeições das festas de fim de ano esconde um perigo que passa despercebido: a mistura de alimentos crus e cozidos, aliada à higiene inadequada, cria condições perfeitas para a proliferação de bactérias capazes de causar de intoxicação alimentar a infecção urinária.

É justamente nessa rotina acelerada que surgem os descuidos: a tábua usada para cortar o frango cru reaparece na hora de fatiar a salada, a pia fica tomada por respingos da lavagem das aves e os pratos frios aguardam tempo demais à temperatura ambiente. Somados, esses hábitos abrem caminho para bactérias resistentes e capazes de desencadear infecções que vão muito além de um simples mal-estar após a ceia.

ARTIGOSRELACIONADOS

Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 27 anos de serviços prestados à população tocantinense e consolida trajetória de referência em saúde materno-infantil.

Hospital e Maternidade Dona Regina completa 27 anos como referência em saúde materno-infantil no Tocantins

22/06/2026
Juan Gaertner/Science Photo Library/Getty Images

 Pacientes com ELA podem levar até 16 meses para ser diagnosticados

22/06/2026

“As pessoas assumem comportamentos de risco inconscientemente. O maior cuidado que se deve tomar é quando se compra o animal inteiro, algo comum nessa época”, alerta o infectologista David Lewi, do Einstein Hospital Israelita.

Um cuidado básico é: não se deve lavar carnes cruas — seja de boi, porco, peixe e, principalmente, frango. Micro-organismos presentes nas aves estão entre as principais causas de contaminação cruzada na cozinha.

Isso acontece quando, ao lavar o frango, por exemplo, superfícies, utensílios ou outros alimentos acabam contaminados. “Os utensílios que forem usados na carne crua, incluindo a tábua, não devem ser os mesmos que vamos cortar o animal já preparado”, ensina Lewi. “E claro, tudo deve ser acondicionado na temperatura correta e em potes bem fechados para garantir a segurança do alimento“.

Atenção aos sintomas

Não se deve normalizar a ideia de que “faz parte” passar mal em festas de fim de ano. Como o período é marcado por uma alimentação excessiva, muita gente demora a procurar atendimento quando está diante de sintomas como diarreia, náuseas, vômitos e dores abdominais.

“É importante levar em consideração que infecções gastrointestinais nem sempre são problemas simples e que se resolvem sozinhas, como muita gente minimiza. Elas podem exigir tratamentos intensos, com vários dias de internação, e até levar a óbito”, frisa o infectologista.

Os riscos ligados ao preparo de alimentos não se restringem a infecções gastrointestinais. A contaminação pode se refletir até em um aumento de casos de infecção urinária, segundo aponta um estudo publicado na revista mBio em outubro.

A investigação detalha o elo entre o manuseio de alimentos mal-higienizados e os danos causados por agentes infecciosos no trato urinário. De acordo com a pesquisa, 18% das infecções nessa parte do corpo são causadas por bactérias Escherichia coli presentes em alimentos.

Embora a E. coli seja transmitida por via fecal-oral, cerca de 85% dos casos de infecção urinária são causados por ela. O cenário pode ser ainda pior para mulheres que vivem em áreas sem saneamento básico — de acordo com o estudo, elas têm risco 60% maior de desenvolver infecção urinária em razão de contaminações na cozinha.

Os autores apontam que as aves são as maiores contaminantes, principalmente o peru, cujas bactérias foram encontradas no trato urinário feminino no estudo.

“Há dois fatores que podem elucidar essa relação da E. coli com a infecção urinária. O primeiro é a proximidade anatômica que mulheres têm do ânus ao canal urinário, o que facilita a transmissão da maioria das infecções. Entretanto, também são as mulheres que culturalmente mais preparam os alimentos e, ao manusear algum ingrediente contaminado, elas podem acabar levando essas bactérias pelo toque até o trato urinário”, explica o médico do Einstein.

Como evitar infecções?

Qualquer alimento cozido a temperaturas acima de 75°C já tem suas bactérias eliminadas, incluindo a E. coli. Exceto preparos crus que precisam ser mantidos refrigerados, como a salada de maionese, é na pia o maior ponto de contaminação.

Os utensílios usados para carne devem ser diferentes daqueles utilizados no preparo de vegetais. Além disso, tudo que tiver contato com carne crua deve ser esterilizado em água fervente antes de voltar para a gaveta.

Também vale manter os preparos com vegetais, como a maionese, armazenados em geladeira antes de fazer as carnes e aves, para evitar a contaminação cruzada. “Os vegetais também devem ser limpos e postos de molho em uma solução higienizadora para evitar as contaminações”, orienta David Lewi.

O cuidado deve ser ainda maior no caso de quem abate os animais em casa ou usa animais inteiros que não foram limpos previamente, já que o processo de extração das vísceras acaba espalhando as bactérias. Nesse caso, o ideal é fazer a limpeza em outra pia, diferente daquela que terá contato com os demais alimentos.

E atenção! Lavar a pia apenas com bucha e detergente após as preparações não basta. “Muitas das aves provenientes de granjas industriais têm bactérias multirresistentes, por isso, é preciso ter um cuidado maior na limpeza das bancadas de trabalho, usando água sanitária, desinfetantes e, preferencialmente, água fervente”, alerta Lewi.

Anterior

Mega-Sena pode pagar R$ 58 milhões nesta quinta-feira

Próximo

Hepatologista lista alimentos para cortar da dieta e proteger o fígado

Próximo
Foto: magicmine/Getty Images

Hepatologista lista alimentos para cortar da dieta e proteger o fígado

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Prazo para declaração obrigatória de informações pecuárias encerra em 30 de junho

22/06/2026
Esportes

Brasil treina com Neymar e sem Alisson antes de jogo contra a Escócia

22/06/2026
Esportes

Messi passa Klose e se isola como o maior artilheiro da Copa do Mundo

22/06/2026
Esportes

Ex-Santos e Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda é anunciado pelo Racing

22/06/2026
Agricultura e Pecuária

Altas dos preços do feijão têm repasse gradual ao consumidor

22/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Cruzeiro: em meio a rumores de saída, Kaiki se reapresenta na Toca II

22/06/2026
Palmas

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef

22/06/2026
Palmas

Prefeitura inicia programa de manutenção das estradas rurais de Palmas 

22/06/2026
Tocantins

Tocantínia vence Batalhão no primeiro confronto da final e confirma o favoritismo para ganhar o título do Copão Regional Centro

22/06/2026
Tocantins

Tocantins Parcerias concorre ao Prêmio IEL de Talentos com projeto de estágio inovador

22/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Cruzeiro: em meio a rumores de saída, Kaiki se reapresenta na Toca II
  • Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef
  • Prefeitura inicia programa de manutenção das estradas rurais de Palmas 

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro: em meio a rumores de saída, Kaiki se reapresenta na Toca II

22/06/2026
Aldenes Lima

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef

22/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.