sábado, 26 de julho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Economia

Faltando uma semana para tarifaço, Brasil segue longe de acordo com EUA

Sem interlocução com a Casa Branca, governo tenta adiar tarifa de 50% e busca apoio do setor privado; equipe econômica fala em "obstrução" dos canais com Washington

CNN por CNN
25/07/2025
em Economia
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Tarifas encarecem carrinhos de bebê nos EUA e preocupam pais

Trump segura placa com os países que receberam tarifas recíprocas. • Reprodução

CompartilharCompartilhar

Faltando uma semana para a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos entrar em vigor, o governo federal parece distante de um acordo comercial com o presidente Donald Trump.

A sobretaxa, anunciada no último dia 9, começa a valer no dia 1º de agosto.

ARTIGOSRELACIONADOS

Nova lei amplia direito de mulheres a cirurgias na mama; veja o que muda

Nova lei amplia direito de mulheres a cirurgias na mama; veja o que muda

25/07/2025
Brasil deve buscar diálogo em cenário incerto, diz governador do Pará

Brasil deve buscar diálogo em cenário incerto, diz governador do Pará

25/07/2025

A avaliação de representantes do setor produtivo que participaram de diversas reuniões com o governo é unânime: a tarifa é insustentável e inviável para a indústria e o agronegócio nacional.Play Video

A falta de interlocução entre Brasília e Washington é o grande desafio a ser superado. Entre membros do alto escalão, até o momento, houve apenas uma conversa, de 50 minutos, entre o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick.

Segundo o vice-presidente, a conversa, que aconteceu no último sábado (19), foi longa e proveitosa. Apesar de revelar que a contato aconteceu, Alckmin não deu mais detalhes sobre quais foram os argumentos e opiniões do representante de Trump.

Apesar desse contato com o alto escalão de Trump, o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admite dificuldades para dialogar com seu equivalente americano, o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Segundo Haddad, hoje a comunicação entre o Tesouro dos EUA e o Ministério da Fazenda ocorre apenas em nível técnico.

Ele também afirmou que as informações estão concentradas na assessoria da Casa Branca — ou seja, a palavra final, independentemente da posição dos técnicos, é do próprio Trump.

A despeito dos esforços, a equipe econômica alega que os canais de comunicação estão obstruídos por políticos e influenciadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mais de 100 empresários ouvidos

Incluindo integrantes da indústria, do agronegócio e de big techs americanas, o governo já se reuniu com mais de 100 representantes do setor produtivo. As reuniões acontecem no contexto do comitê interministerial criado pelo governo para formular a resposta brasileira à tarifa.

O grupo iniciou as atividades em 15 de julho.

Nos últimos encontros com representantes do setor privado, Alckmin, que comanda o comitê, sinaliza que o próximo movimento do governo deve ser pedir o adiamento da entrada em vigor da tarifa. A intenção é solicitar um prazo extra de 60 a 90 dias.

No pedido, o governo deve argumentar que já há produtos brasileiros em portos ou em navios a caminho dos Estados Unidos, o que seria danoso para os contratos em vigência de produtores dos dois países. O governo admite, no entanto, que a possibilidade do pedido ser aceito pelos EUA é remota.

Individualmente, cada setor também faz pedidos específicos para a abertura de cotas que isentem seus produtos das alíquotas. Os setores da carne bovina e do suco de laranja apresentaram pedidos com o mesmo objetivo, por exemplo.

A possibilidade de o Brasil aplicar medidas de reciprocidade em resposta a Trump tem sido descartada, ao menos momentaneamente, por Alckmin. A estratégia do governo brasileiro, apesar do tom mais duro adotado em algumas falas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é tentar conter os danos, segundo relatos.

A avaliação é que a reciprocidade poderia causar prejuízos ainda maiores aos setores produtivos.

Isso porque muitas tecnologias essenciais usadas pela indústria e produtores brasileiros são americanas. Soma-se isso ao fato de que, caso o Brasil taxe produtos dos EUA, Trump já sinalizou que poderia retaliar com tarifas ainda mais pesadas.

Outro ponto levado pelo setor privado nas reuniões é a necessidade de abrir canais de diálogo e enviar uma missão de autoridades a Washington para tratar diretamente do tema.

Uma missão de senadores embarca rumo aos EUA nesta sexta-feira (25) com o intuito de tentar abrir portas nas negociações. A ideia é marcar reuniões com congressistas americanos que tenham influência na Casa Branca. As reuniões acontecem entre os dias 28 e 30 de julho.

Mobilização do setor privado

O setor privado, no entanto, já se mobiliza e deve começar, em breve, a enviar caravanas aos EUA para tratar diretamente com autoridades americanas, mesmo sem a presença do governo brasileiro.

Essa iniciativa já recebeu o aval de Alckmin, que vê nela uma oportunidade para abrir diálogo e exercer pressão interna nos Estados Unidos, já que, em alguns casos, os mercados são complementares.

Empresas dos EUA que trabalham com a logística de produtos brasileiros, por exemplo, podem ir à falência caso a tarifa entre em vigor.

A estratégia, no entanto, pode enfrentar obstáculos, já que nem o setor privado, nem os senadores envolvidos têm acesso direto à Casa Branca.

Apesar de toda dificuldade, alguns setores começam a ver uma luz no fim do túnel. O setor mineral é o mais otimista.

Na última quarta-feira (23), autoridades brasileiras do setor mineral e um representante do governo dos Estados Unidos se reuniram para debater um possível acordo entre os países na área dos minerais críticos e a tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros.

A agenda foi solicitada pelos americanos. Autoridades brasileiras ouvidas pela reportagem avaliam que os minerais — sobretudo as terras raras — podem receber um tratamento especial no contexto das tarifas.

A movimentação ocorre em meio a uma corrida global pelos minerais críticos, insumos essenciais para a produção de baterias, semicondutores e tecnologias de ponta.

Hoje, esse mercado é dominado quase exclusivamente pela China. Reduzir a dependência em relação a Pequim tem sido uma das prioridades da nova gestão Trump.

Anterior

Tarifaço expõe fragmentação na direita e disputa por espólio de Bolsonaro

Próximo

CMN aprova atualização de normas para financeiras

Próximo
Brasil tem 20ª pior competitividade entre 66 países, diz Firjan; veja lista

CMN aprova atualização de normas para financeiras

LEIA TAMBÉM

Política

Eduardo sugere que Alcolumbre e Hugo podem sofrer sanções dos EUA

25/07/2025
Palmas

Vacinação contra o sarampo está disponível para pessoas de 1 a 59 anos em todas unidades de saúde de Palmas

25/07/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas realiza feirinha de adoção de filhotes no Capim Dourado Shopping

25/07/2025
Tocantins

Governo do Tocantins aplica mais de R$ 1 bilhão em segurança pública e investimento por habitante supera o de estados mais populosos

25/07/2025
Tocantins

Governo do Tocantins realiza visita técnica em escolas indígenas de Santa Fé do Araguaia

25/07/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Vasco: Pedrinho rebate acusações de Edmundo e revela tristeza com relação fria

25/07/2025
Esportes

Victor abre o jogo sobre possíveis reforços do Atlético-MG: “Grande nome”

25/07/2025
Esportes

Presidente do Palmeiras, Leila Pereira é vítima de stalker desde fevereiro

25/07/2025
Esportes

Valor de venda de Paquetá caiu 43% após investigações em caso de apostas

25/07/2025
Política

Moraes bloqueia contas, cartões e PIX de Marcos do Val

25/07/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Vasco: Pedrinho rebate acusações de Edmundo e revela tristeza com relação fria
  • Victor abre o jogo sobre possíveis reforços do Atlético-MG: “Grande nome”
  • Presidente do Palmeiras, Leila Pereira é vítima de stalker desde fevereiro

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Vasco: Pedrinho rebate acusações de Edmundo e revela tristeza com relação fria

Vasco: Pedrinho rebate acusações de Edmundo e revela tristeza com relação fria

25/07/2025
Victor abre o jogo sobre possíveis reforços do Atlético-MG: “Grande nome”

Victor abre o jogo sobre possíveis reforços do Atlético-MG: “Grande nome”

25/07/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.