quinta-feira, 9 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

FAET quer punição para invasores de terras no Tocantins

Proposta de lei foi levada à FPA/TO

por Ascom
14/03/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Foto; Divulgação

Foto; Divulgação

CompartilharCompartilhar

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins – FAET apresentou à Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio do Tocantins (FPA) uma proposta de lei que prevê sanções às pessoas que comprovadamente invadirem propriedades privadas, tanto rurais como urbanas, no Estado do Tocantins.

ARTIGOSRELACIONADOS

A medida atende às exigências do Chile e busca garantir a manutenção da comercialização da carne tocantinense naquele mercado.

Tocantins reforça exigência de noventena; regra se aplica a bovinos de áreas não habilitadas à exportação ao Chile

08/04/2026
A qualificação, promovida pela Adab, conta com aulas teóricas e práticas sobre a praga monilíase do cacaueiro

Adapec participa de curso de prevenção, vigilância e controle da praga monilíase do cacaueiro na Bahia

08/04/2026

A proposta segue o exemplo de outros estados da Federação que criaram legislação semelhante com o intuito de inibir atos desta natureza. “Em tempos de insegurança no campo é fundamental que o setor produtivo tenha instrumentos para fazer valer os seus direitos, por isso essa lei será fundamental para preservar o direito à propriedade privada”, destacou o presidente da FAET, Paulo Carneiro.

O ofício com a solicitação foi entregue às mãos do presidente da FPA, deputado estadual Gutierres Torquato, pelo superintendente da FAET, Fred Sodré. “Nós vamos apresentar este projeto de lei porque no nosso estado a tolerância para invasão de terras urbanas ou rurais é tolerância zero”, destacou o presidente da FPA.

Conforme a legislação que já está em vigor em estados como Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina, as sanções impostas serão de vedar os ocupantes ilegais e invasores de propriedades privadas rurais e urbanas de receber qualquer tipo de auxílio e benefícios de programas sociais do Estado do Tocantins, bem como impedir o invasor de tomar posse em cargo público de confiança, bem como de ser contratado pelo poder público estadual.

Na proposta consta ainda que as vedações terão validade até o cumprimento da pena eventualmente aplicada ao invasor. Com esta iniciativa, a FAET espera ter mais um elemento para inibir as ações articuladas de pessoas e movimentos que incitam a invasão de propriedades rurais no Tocantins.

AÇÃO PONTUAL DA FAET

Desde o ano passado, a FAET tem se mobilizado intensamente para impedir que os produtores rurais sofram com as invasões de suas propriedades rurais no estado. O presidente Paulo Carneiro destacou que o Governo do Estado tem sido um parceiro fundamental do homem do campo, agindo rapidamente sempre que é provocado. “O governador e toda a sua equipe têm sido exemplar nesse comportamento, disponibilizando as forças de segurança para agir rapidamente em qualquer região do Tocantins”, destacou.

Em 2023, várias tentativas de invasão, a exemplo do que ocorreu em Marianópolis e no Bico do Papagaio, foram combatidas e impedidas a tempo graças à articulação da entidade com o Governo do Tocantins. Ainda em 2023, a FAET fez uma campanha de combate às invasões, com outdoors e nas mídias digitais, lançou um canal de denúncia na FAET para o produtor e fez ampla mobilização para a implantação das patrulhas rurais pelo estado.

Este ano, a instância maior do sistema, a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA lançou uma plataforma para denúncias de invasões em todo o país, como forma de agilizar não só as forças estaduais como também as federais.

Acesse: https://bit.ly/4ccIu4U 

Fonte: Ascom
Anterior

Dia do Consumidor: BRK reforça qualidade nos procedimentos diários para ofertar vantagens aos clientes

Próximo

Adapec realiza monitoramento para comprovar ausência da Influenza Aviária e Doença de Newcastle

Próximo

Edilson Tavares quer Associação como de Utilidade Pública

LEIA TAMBÉM

Esportes

Libertadores: Flamengo vence Cusco e assume liderança do grupo A

09/04/2026
Esportes

Sul-Americana: Montevidéu City Torque derrota o Grêmio na estreia

09/04/2026
Esportes

Mirassol bate Lanús e conquista primeira vitória na Copa Libertadores

09/04/2026
Esportes

Santos leva gol olímpico e perde na estreia da Sul-Americana

09/04/2026
Palmas

Profissionais da Educação de Palmas participarão de escuta nacional do MEC sobre formação continuada

09/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Reuniões do legislativo lajeadense destacam necessidades, e apresentação de pedidos para solucionar problemas

09/04/2026
Brasil

Justiça barra imposto de exportação para 5 petroleiras

09/04/2026
Brasil

Câmara aprova projeto que eleva multas por adulteração de combustíveis

09/04/2026
Brasil

Guia faz vídeo raro de sucuri-amarela durante safári no Pantanal

09/04/2026
Esportes

Copa Sul-Americana: Puerto Cabello vence o Atlético-MG por 2 a 1

09/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Reuniões do legislativo lajeadense destacam necessidades, e apresentação de pedidos para solucionar problemas
  • Justiça barra imposto de exportação para 5 petroleiras
  • Câmara aprova projeto que eleva multas por adulteração de combustíveis

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Vereadores Jocemar Madruga, Eva Vieira e João Cássio. Foto: Portal LJ

Reuniões do legislativo lajeadense destacam necessidades, e apresentação de pedidos para solucionar problemas

09/04/2026
Anton Petrus/ Getty Images

Justiça barra imposto de exportação para 5 petroleiras

09/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.