segunda-feira, 10 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Estudo revela a partir de qual quantidade o álcool prejudica o cérebro

Estudo da Universidade de Oxford mostrou que não importa a quantidade e nem o tipo, em qualquer medida o álcool faz mal à saúde do cérebro

por Da Redação
22/01/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 2 minutos
A A
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

CompartilharCompartilhar

Beber com moderação pode reduzir o número de acidentes de trânsito e outros problemas relacionados à embriaguez, mas não diminui o impacto do álcool na saúde. É o que mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Os cientistas estudaram a relação entre o consumo auto-relatado de álcool de cerca de 25 mil pessoas no Reino Unido e suas varreduras cerebrais. Trata-se de um estudo observacional, que ainda não foi revisado por pares.

ARTIGOSRELACIONADOS

Divulgação/Cristalia

Estudo da polilaminina é publicado, mas reforça que eficácia é incerta

08/08/2026
Magnific

Composto da cannabis é eficaz no tratamento do estresse pós-traumático

08/08/2026

A pesquisa mostrou que o consumo de álcool tinha um efeito na massa cinzenta do cérebro, regiões cerebrais importantes onde a informação é processada, explica a autora principal Anya Topiwala, pesquisadora clínica sênior de Oxford. Quanto mais as pessoas bebiam, menor era o volume de sua massa cinzenta — o tamanho do cérebro influencia diretamente o desempenho em testes de memória, por exemplo.

O álcool demonstrou apenas uma pequena contribuição para isso (0,8%). No entanto, esse impacto é maior do que outros fatores de risco evitáveis – ao contrário do envelhecimento, por exemplo.

Qualquer tipo de álcool é prejudicial

Os pesquisadores também investigaram se certos padrões de consumo de álcool, tipos de bebida e outras condições de saúde fizeram diferença nos resultados. Foi assim que eles descobriram que não havia um nível “seguro” de bebida – o que significa que consumir qualquer quantidade de álcool era pior que não beber. Eles também não encontraram evidências de que o tipo de bebida influenciou nos danos causados ao cérebro.

Anterior

Água com gás pode ajudar no processo de emagrecimento, sugere estudo

Próximo

Proprietários de lotes devem fazer limpeza do local duas vezes por ano

Próximo
Lotes devem ser carpinados ou roçados pelo menos duas vezes ao ano

Proprietários de lotes devem fazer limpeza do local duas vezes por ano

LEIA TAMBÉM

Esportes

Corinthians derrota Bragantino com gols de Rodrigo Garro e Pedro Raul

10/08/2026
Esportes

Camarões e Malawi conquistam vaga para a Copa do Mundo Feminina

10/08/2026
Esportes

Brasileirão: Palmeiras e Internacional empatam sem gols em SP

10/08/2026
Esportes

Brasileirão: Bahia e Vasco ficam no 0 x 0 em jogo com 4 gols anulados

10/08/2026
Política

Com pauta amena, Congresso faz 1º esforço concentrado antes da eleição

10/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Brasil

Clima: frente fria traz nova queda de temperatura pelo Brasil nesta 2ª

10/08/2026
Brasil

Crianças de 3 a 6 anos são 75% das vítimas de abuso sexual em 2026

10/08/2026
Brasil

Ex-funcionário alertou Anac que Voepass reaproveitava peças em aviões

10/08/2026
Brasil

Recém-nascida sequestrada em Campo Grande é encontrada no Paraguai

10/08/2026
Esportes

Flamengo derrota Vitória e mantém vice-liderança do Brasileirão

10/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Clima: frente fria traz nova queda de temperatura pelo Brasil nesta 2ª
  • Crianças de 3 a 6 anos são 75% das vítimas de abuso sexual em 2026
  • Ex-funcionário alertou Anac que Voepass reaproveitava peças em aviões

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Clima: frente fria traz nova queda de temperatura pelo Brasil nesta 2ª

10/08/2026
Otavio Augusto/ Arte Metrópoles

Crianças de 3 a 6 anos são 75% das vítimas de abuso sexual em 2026

10/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.