terça-feira, 9 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Estudantes de Paranã participam da Escola Avançada de Tecnologia que acontece em São Paulo

Oito alunos da rede pública estadual do Tocantins apresentaram, em São Paulo, projetos desenvolvidos na escola e que promovem impactos na transformação social

por Ascom
24/07/2024
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Estudantes de Paranã apresentam trabalhos na Mostra de Projetos da Semana Nacional de Tecnologia da Alpha

Estudantes de Paranã apresentam trabalhos na Mostra de Projetos da Semana Nacional de Tecnologia da Alpha

CompartilharCompartilhar

Estudantes e professores do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, localizado em Paranã, estão participando da Escola Avançada de Tecnologia, em São José dos Campos, São Paulo, no período de 22 a 27 de julho. É uma imersão tecnológica que envolve alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Os estudantes foram selecionados para a Semana de Imersão Tecnológica por causa do bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). Os jovens Ana Luiza Torres Magalhães, Joel Junior Ramos Rodrigues, João Pedro Figueredo da Cunha e Maria Luíza Valeriano Chaves integram a equipe denominada Logic Legends, que conquistou medalha de prata.

ARTIGOSRELACIONADOS

Relatado pela Professora Dorinha, Senado aprova protocolo nacional contra discriminação nas escolas

09/06/2026

UFT publica edital para licenciamento exclusivo de patente com potencial antiviral contra a dengue

09/06/2026

A outra equipe, denominada Blackout-1, que é composta pelos estudantes Ana Gabryella Costa Sales, Marcivânio Izídio de Souza, Nícolas Moura Lopes de Almeida, Raiane Arcanjo da Cunha, Antônio Barbosa da Silva Neto e Neliane Santos Moreira, foi contemplada com o certificado de Menção Honrosa.

Os professores Waldisney Almeida, que leciona Física e Matemática, e Katia Viviany da Silva Cardoso Sousa, de História e que coordena da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, estão acompanhando os estudantes.

Os jovens tocantinenses estão vivenciando uma experiência transformadora para as suas vidas. Eles apresentaram os seus trabalhos na mostra de projetos e participaram de cursos e de trocas de experiências.

A estudante Raiane, 18 anos, ressaltou a importância do momento para a sua trajetória estudantil e profissional. “Participar desse evento é um grande marco em minha vida. É sobre desafios, sair do meu estado, vir para outro e, além de tudo, poder compartilhar uma realidade que eu vivo. Apresentamos um aplicativo que ajuda a fazer uma interligação entre as comunidades quilombolas e órgãos públicos, para auxiliar na preservação histórica e cultural. E eu sendo uma quilombola tem um grande significado estar aqui, para divulgar a nossa cultura e ver que tem pessoas interessadas na nossa história. E, além disso, estamos com muito orgulho de representar o Estado do Tocantins”, esclareceu a aluna.

O estudante João Pedro, 16 anos, ressaltou que participar da Semana Avançada de Tecnologia representa um avanço significativo para a aquisição de novos conhecimentos. “Participar desse evento tecnológico ajuda a fazermos as nossas escolhas para o nosso futuro, como também garante que sejamos profissionais mais bem sucedidos. E ainda é uma grande oportunidade de crescer mais no universo da tecnologia”, contou.

Propostas da olimpíada

O desafio proposto pela olimpíada foi que os estudantes elaborassem um protótipo de um aplicativo que trouxesse soluções para algum problema social na comunidade. O professor Waldisney explicou que a equipe de prata está desenvolvendo um aplicativo para auxiliar no recolhimento de ossos de animais, que são descartados de forma incorreta no município de Paranã.

“Nossa proposta é ajudar na formação de uma cooperativa que possa transformar esses ossos em farinhas e, estas, por sua vez, em fertilizantes para as plantas. O aplicativo apresentará facilidades para a realização do projeto”, comentou. Já a equipe que recebeu Menção Honrosa pensou em um aplicativo destinado às Comunidades Quilombolas, sendo uma voz para denunciar irregularidades ou divulgar a cultura e os costumes”, explicou o professor Waldisney.

A olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Tecnologia se destaca por sua proposta única de estimular a criatividade, a resolução de problemas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que apresentam impacto social.

Nesta edição, os números surpreenderam, houve recorde de inscrições. Foram 5.505 estudantes inscritos, que formaram 962 equipes, com a participação de 664 escolas e 530 professores.

Neste ano, a imersão tecnológica conta com a participação de 600 estudantes, de 90 times, representando 17 estados brasileiros.

A Olimpíada é uma realização do Instituto Alpha Lumen, com apoio ao talento do Massachusetts Institute of Technology Brasil, em parceria com o Steam para a Educação Tecnológica.

Tags: educação
Anterior

Polícia Civil conclui investigação sobre caso de homem que tombou carreta e foi baleado em Paraíso do Tocantins 

Próximo

Preocupação com banhistas leva Governo do Tocantins a criar a Semana Estadual de Prevenção a Afogamentos

Próximo
Bombeiros militares terão atividades anuais na Semana Nacional de Prevenção a Afogamento

Preocupação com banhistas leva Governo do Tocantins a criar a Semana Estadual de Prevenção a Afogamentos

LEIA TAMBÉM

Palmas

Últimas vagas para curso de boas práticas voltado aos trabalhadores das praias de Palmas

09/06/2026
Palmas

Estacionamento do Estádio Domingos Santos é ampliado para acomodar estrutura do Arraiá da Capital

09/06/2026
Miracema

Em Miracema, Wanderlei Barbosa vistoria obras e anuncia investimentos

09/06/2026
Tocantins

Fernando de Jesus toma posse como vereador em Araguaína durante sessão com audiência pública sobre obesidade

09/06/2026
Tocantins

Sesc promove Dia Nacional de Escolas de Portas Abertas em todo o Brasil

09/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

UPAs de Palmas somam 122,1 mil atendimentos nos primeiros 50 dias de gestão compartilhada

09/06/2026
Palmas

Abertura de empresas na Capital impulsiona crescimento e empreendedorismo em 2026

09/06/2026
Tocantins

Assembleia aprova requerimento para ampliar a participação de povostradicionais em políticas públicas

09/06/2026
Tocantins

Inclusão além da contratação impulsiona empreendedorismo entre surdos em busca de autonomia econômica

09/06/2026
Tocantins

Crédito orientado ganha reforço com ações gratuitas para pequenos

09/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • UPAs de Palmas somam 122,1 mil atendimentos nos primeiros 50 dias de gestão compartilhada
  • Abertura de empresas na Capital impulsiona crescimento e empreendedorismo em 2026
  • Assembleia aprova requerimento para ampliar a participação de povostradicionais em políticas públicas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

UPAs de Palmas somam 122,1 mil atendimentos nos primeiros 50 dias de gestão compartilhada

09/06/2026
Foto: Lia Mara

Abertura de empresas na Capital impulsiona crescimento e empreendedorismo em 2026

09/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.