A Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, em parceria com o Centro de Canoagem de Araguaína, promoveu na última sexta-feira, 31, uma aula de campo para 24 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A experiência teve como intuito inovar na introdução dos fundamentos da canoagem e caiaque para os estudantes, por meio de uma aula prática e em um ambiente controlado, promovendo o contato seguro com a água e a expansão das habilidades motoras. A vivência introduziu uma modalidade esportiva inédita para a maioria dos estudantes, bem como o desenvolvimento da confiança e a capacidade de resolução de problemas.
Para a diretora Jaydnei Alves Ribeiro o convite para participar da vivência foi muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. “A oportunidade de nossos alunos vivenciarem uma atividade tão interessante quanto essa trouxe entusiasmo para a equipe e para os estudantes que vivenciaram com intensidade todos os momentos”, explicou.
O professor de Educação Física Rodrigo Weyll Ferreira relata que a vivência no Centro de Canoagem comprovou o potencial da disciplina para a formação integral dos estudantes. “A aula serviu para desconstruir assertivamente o paradigma de que a disciplina se restringe a esportes tradicionais como futebol ou jogos como a queimada. É notório que essa experiência deixará uma marca duradoura na memória dos estudantes e contribuirá significativamente não apenas para o desenvolvimento motor, mas também para o desenvolvimento socioemocional”, destacou.
A estudante Heloísa Gomes da Silva, do 7º ano, revela que achou a aula muito interessante. “A aula prática me ajudou bastante a entender como funciona o esporte e a origem dele, além de aprender também a diferença da canoa e o caiaque. A ideia de levar os alunos para a aula de campo mostrou para nós que a educação física não é somente dentro da escola, que podemos ter aulas diferentes”, afirmou.







