O estudante Leonardo Rodrigues de Lima, 14 anos, passou o ano letivo de 2025 desenvolvendo um programa (chatbot) denominado NYX IA. A intenção do jovem foi desenvolver uma ferramenta de fácil acesso e compreensão que auxiliasse as pessoas, mesmo aquelas que têm dificuldades com a internet. Essa ferramenta de IA, ainda em teste, além de ajudar na aquisição de informações, conhecimentos e respostas, poderá desenvolver slides e conta com o sistema de busca e seleção de imagens. Leonardo concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral de Combinado e, em 2026, iniciará o ensino médio na Escola Estadual Joaquim de Sena e Silva, de Combinado.
Leonardo conta que foi fácil desenvolver esse projeto. Ele fez várias pesquisas, anotações, estudos e experimentos. “A primeira versão do programa foi simples. Não tinha muita personalidade, nem cor, nem vida. Ele só existia. Com o tempo, fui evoluindo isso aos poucos. Depois de cerca de dois meses, o projeto já estava quase pronto. Enviei o link de convite para alguns amigos testarem e, para minha surpresa, eles gostaram bastante. Além disso, me deram muitas ideias de design, layout e novas funções. Isso me motivou ainda mais”, explicou.
Com o tempo, o estudante foi aprimorando o programa, passou a adicionar funcionalidades novas, como o gerenciador de slides, ainda em protótipo, que utiliza um conjunto de ferramentas (API do Pixabay) para buscar imagens na web. “Também adicionei a geração de imagens usando APIs externas. A IA entende se o usuário quer gerar uma imagem ou apenas receber um texto. Se for imagem, o comando é melhorado e enviado para o backend, que faz a solicitação à API (Interface de Programação de Aplicações) correta. Uma coisa que eu fiz questão de pensar foi em pessoas com internet ruim. Nem todo mundo tem uma conexão estável, então adaptei o sistema para que isso não fosse um bloqueio no uso da IA”, ressaltou.
O estudante apresentou o seu projeto na mostra científica realizada no dia 10 de novembro, na escola. A professora Rosinalva da Silva Torres, que leciona Ciências da natureza para as turmas do 9º ano do ensino fundamental, destacou a iniciativa e a desenvoltura do estudante. “Ele demonstrou compreensão dos conceitos básicos de lógica e linguagem de programação, evidenciou habilidades para criar, testar e ajustar comandos de forma organizada. A apresentação revelou pensamento computacional e capacidade de resolver desafios. Leonardo explicou com clareza como a programação permite automatizar tarefas e criar soluções. O trabalho contribuiu para o fortalecimento de suas competências tecnológicas e científicas”, afirmou.






