“Foi uma experiência nova, adquiri muitos conhecimentos, aprendi bastante e isso marcou o início de um novo ciclo na minha vida, uma nova etapa!” Esse é o relato de uma das participantes do curso de Mecânico em Manutenção de Motocicletas, ofertado pelo Escritório Social, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A formatura dos 10 concluintes ocorreu nesta terça-feira, 17, no Escritório Social, em um momento marcado por emoção e alegria.
Para quem finaliza a capacitação, predomina a expectativa de maiores chances de trabalho e novas oportunidades. “Não é apenas pegar um certificado. Para mim, foi algo muito especial, muito significativo, porque é um conhecimento que levarei para toda a vida. Além disso, representa crescimento, pois pretendo futuramente empreender nessa área, montar meu próprio negócio e seguir em frente. Ao Escritório Social, que nos proporcionou essa oportunidade, deixo minha gratidão a toda a equipe. Estou muito feliz com essa conquista na minha vida!”, completou a formanda.
Com carga horária de 160 horas, o curso de Mecânico em Manutenção de Motocicletas teve como objetivo preparar profissionais com competências para executar procedimentos de manutenção em motocicletas, utilizando ferramentas e seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança do trabalho. A formação foi ministrada pelo professor do Senai, José Vanderlei Nunes.
Durante a cerimônia de formatura, o coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, destacou a importância da qualificação para os egressos. “A profissionalização de pessoas egressas e seus familiares têm se mostrado essencial para o processo de reinserção social e para a prevenção da reincidência criminal. Por isso, oferecer educação profissional tem sido uma de nossas maiores metas. Desde o início dos serviços, em janeiro de 2021, já ofertamos mais de 600 vagas em diversos cursos, possibilitando, além da capacitação, a atualização em relação ao mercado de trabalho e suas demandas atuais”, pontuou.
Também estiveram presentes na cerimônia a defensora pública Napociane Póvoa; o diretor da Central de Monitoramento Eletrônico (Cmep), André Coutinho; a coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Tecnologia do Senai, Wilmar Libério; e a psicóloga da equipe multidisciplinar do Cmep, Elba Cristina da Silva Lustosa.
Todos os participantes que concluíram o curso receberam certificados. A solenidade contou ainda com uma oração e um momento de reflexão conduzido pelo diácono Aldeci Carvalho dos Santos.
Conquista e aprendizado
Para quem sofre com o estigma social, mais uma qualificação representa conquistas e oportunidades de recomeço. “Foi muito gratificante, um aprendizado, uma experiência excelente. Sempre tive vontade de aprender, era um desejo antigo. O Escritório Social, junto com o Senai, abriu essa porta. Agora tenho outra expectativa: montar meu próprio negócio ou até mesmo repassar esse conhecimento a outras pessoas, além de poder realizar a manutenção da minha própria moto. É um conhecimento que ninguém pode tirar de mim. O papel do Escritório Social tem sido fundamental na vida de quem está se reintegrando à sociedade”, ressaltou um dos participantes.
Os desafios superados também representam a ampliação de oportunidades, como comemora outro egresso. “Era um sonho que eu tinha, e que consegui realizar. Mas tenho outros sonhos, e vou continuar lutando por eles. Muitas vezes, a pessoa tem vontade, mas sozinha não consegue. É como uma criança que quer andar, mas precisa de alguém para segurar sua mão e dar os primeiros passos. O Escritório Social, em parceria com o Senai, está fazendo exatamente isso. Então, digo para todos: se você tem um sonho, corra atrás, não desista. Sempre haverá uma solução”, concluiu.