A Escola Estadual Alcides Rufo, de Ponte Alta do Tocantins, promoveu durante o mês de setembro o projeto “A Importância do Sistema Democrático”, que destacou papel do prefeito e dos vereadores na gestão municipal, relacionando o conteúdo com a realidade. O projeto foi conduzido pelo professor de História e Projeto de vida, Lucas de Paula, junto com demais professores da área de ciências humanas.
A ação teve como objetivo principal promover uma compreensão profunda sobre o funcionamento da democracia no país, por meio de uma simulação de eleições legislativas para prefeito e vice-prefeito. Os estudantes tiveram a oportunidade de assumir os papéis de candidatos, onde apresentaram propostas, debateram ideias e participaram ativamente de um processo eleitoral simulado.
Além do processo eleitoral, a discussão de princípios de ética política visa preparar os alunos para exercerem sua cidadania de maneira crítica e consciente, colocando a escola no papel de ensinar não apenas conteúdos acadêmicos, mas também valores e práticas que ajudem a construir uma sociedade mais justa e democrática.
O professor Lucas de Paula explica que a ideia do projeto surgiu principalmente por conta das eleições municipais. “O projeto teve início dentro de sala de aula, explicando sobre o que é democracia e as funções de cada representante que iremos eleger em outubro. Cada turma escolheu um representante para prefeito e vice, em seguida cada candidato apresentou suas sugestões de melhorias para a escola, fizemos, inclusive, debates. A votação foi no papel mesmo e nós, professores, só coordenamos. Os estudantes organizaram tudo, eles foram os mesários, organizaram a fila e quem assinava a lista de presença”, completou.
Segundo a professora Danielly Ripoll, o projeto busca estimular uma reflexão sobre a importância da participação consciente e pacífica nas decisões políticas, promovendo a cultura da paz no contexto escolar. “Ao longo do projeto, buscamos fortemente a importância da ética política, destacando os valores da responsabilidade, da honestidade e da transparência, além de promovermos a cultura da paz dentro do ambiente escolar. Foram momentos de discussão e reflexão, que proporcionaram aos nossos alunos um olhar mais crítico e consciente sobre a política e os incentivos a pensar em soluções reais para os desafios da nossa sociedade”.
Para a estudante Heloisa Alves, aprender sobre o processo democrático por meio dessa didática foi uma experiência muito boa. “Esse projeto me trouxe muito ensinamento, como respeitar os nossos adversários, que todos nós temos nossos direitos de votar em qualquer candidato, sendo para prefeito ou vereador. Também aprendi o que o prefeito e o vereador fazem. Achei muito importante aprender sobre a democracia, a política, o debate foi emocionante e muito criativo, além de que foi maravilhoso trabalhar e aprender na chapa da nossa representante”, destacou.
A estudante Manuela Fonseca Mascarenhas revela que gostou muito de participar do projeto. “Achei maravilhoso, muito legal e interessante, deu para notar que todos os alunos entenderam sobre o tema. Gostei de aprender sobre os três poderes, que são o executivo, legislativo e judiciário, e pudemos entender também como funciona a democracia e como ela é importante para a nossa sociedade”.