O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abriu, nesta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O procedimento deve ser feito pela Página do Participante até o dia 6 de junho.
Assim como ocorre em vestibulares como Fuvest e Unicamp, o Enem permite a participação como treineiro. A informação consta no edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira.
O documento destaca que, de acordo com o art. 44, inciso II, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Inep define como treineiro no Enem o participante que:
- a) concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2025;
- b) não esteja cursando e não concluiu o ensino médio.
Os treineiros estarão submetidos às mesmas regras que os demais participantes do Enem 2025, exceto quanto à divulgação dos resultados. Como as provas terão como finalidade a autoavaliação de conhecimentos, eles serão divulgados somente 60 dias após a divulgação dos resultados oficiais do exame.
Segundo o MEC, não existe uma idade mínima para fazer o Enem. A regra vale também para os treineiros.
Como se inscrever como treineiro
Na Página do Participante, na aba referente ao ensino médio, o participante deve assinalar a opção “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano”.
Além disso, ele deverá assinalar que está ciente que a nota do exame será destinada exclusivamente para fins de autoavaliação de conhecimentos. Ou seja, não servirá para ingresso no ensino superior. Para ter a inscrição confirmada, o treineiro deverá pagar a taxa no valor de R$ 85.
Vantagens de fazer o Enem 2025 como treineiro
- Ter uma ideia geral de como funcionam as provas
- Poder identificar pontos fortes e fracos
- Montar um planejamento mais assertivo de estudos
- Aumentar as chances de obter uma boa pontuação quando fizer a prova novamente em outro ano
- Aprimorar a gestão do tempo para responder as questões
- Trabalhar uma possível ansiedade