quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Endometriose: cientistas desenvolvem primeiro exame de sangue para detecção

Previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2025, teste foi capaz de identificar endometriose com alta precisão mesmo em casos precoces da doença

Da Redação por Da Redação
12/02/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Diagnóstico precoce da Endometriose favorece o sucesso do tratamento crédito: Freepik

Diagnóstico precoce da Endometriose favorece o sucesso do tratamento crédito: Freepik

CompartilharCompartilhar

A endometriose é uma doença extremamente prevalente, afetando uma em cada dez mulheres brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas a estimativa é que esse número seja ainda maior, pois existe um quadro de subdiagnóstico da condição.

“A endometriose tem como principal sintoma dor pélvica intensa, que geralmente não recebe atenção por ser confundida com cólicas menstruais. Além disso, as pílulas anticoncepcionais também podem mascarar os sintomas da condição. Isso pode prejudicar o diagnóstico, o que é altamente maléfico, visto que a doença é a principal causa de infertilidade na mulher”, explica o especialista em reprodução humana, membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e diretor clínico da Neo Vita, Fernando Prado.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Sunan Wongsa-nga / Getty Images

Oncologista conta 5 crenças sobre o câncer que atrapalham o tratamento

04/02/2026
Foto: Anastasiia Stiahailo/Getty Images

Pré-eclâmpsia: toda gestante precisa repor cálcio? Entenda o debate

04/02/2026

Mas uma solução para o problema parece estar à vista. Uma empresa australiana está perto de lançar um exame de sangue capaz de diagnosticar a endometriose. Testes clínicos publicados em dezembro no periódico Human Reproduction mostraram excelentes resultados na identificação da condição.

Segundo Fernando Prado, a endometriose é uma doença inflamatória que ocorre quando as células do endométrio, tecido que reveste o útero, em vez de serem eliminadas na menstruação, movimentam-se no sentido oposto e caem no interior do abdômen, implantando-se nos órgãos e tecidos internos.

“Atualmente, o diagnóstico da endometriose é majoritariamente clínico e baseado nos sintomas e histórico da paciente, o que o leva a ser realizado tardiamente. Além disso, para confirmar o diagnóstico da doença, podemos realizar também uma laparoscopia, que consiste na inserção de uma pequena câmera por meio de incisões no abdômen para visualizar os focos da doença e, dependendo do caso, removê-los. Mas, trata-se de um procedimento cirúrgico, invasivo e que exige anestesia”, detalha o médico. O exame de sangue, então, surge como uma alternativa capaz de confirmar o diagnóstico da endometriose de maneira mais assertiva, menos invasiva e com menor custo.

O exame, chamado PromarkerEndro, é baseado na identificação de biomarcadores deixados pela endometriose no sangue. Para desenvolvê-lo, os pesquisadores analisaram o sangue de 749 mulheres, sendo que apenas parte desse grupo sofria com endometriose, o que foi confirmado pela realização posterior de uma laparoscopia. Com base na análise do sangue dessas pacientes a partir de algoritmos e estudos anteriores, foi possível identificar dez proteínas que apresentavam relação com a endometriose e possuíam capacidade de predizer a presença da doença em vários estágios.

Ao testá-lo, o exame foi capaz de separar, com 99,7% de precisão, as pacientes com endometriose grave daquelas que apresentavam sintomas similares, mas não possuíam a doença. Até mesmo em estágios precoces, quando os biomarcadores ainda não são tão claros, o exame apresentou uma precisão acima de 85%.

Agora, os pesquisadores estão refinando os algoritmos utilizados para o exame e adaptando o método para uso em ambientes clínicos, mas a expectativa é que seja lançado na Austrália já no segundo trimestre de 2025. “Um exame de sangue como esse trará grandes benefícios para as pacientes que sofrem com endometriose, pois permitirá que o diagnóstico da doença seja realizado de maneira precoce e com maior assertividade, o que contribui significativamente para o tratamento”, destaca Fernando Prado.

Conforme o médico, o tratamento da endometriose é indicado de acordo com a gravidade da condição e as características individuais da paciente e geralmente inclui o uso de pílula anticoncepcional, analgésicos, anti-inflamatórios e intervenção cirúrgica com laparoscopia, visando eliminar os cistos causados pela doença.

“Mas a endometriose é uma doença crônica, então o tratamento não é definitivo, atuando apenas no alívio dos sintomas e controle da doença. Logo, os sintomas e a dificuldade de engravidar podem retornar após algum tempo”, alerta Fernando, que acrescenta que, caso a mulher deseje engravidar, a melhor alternativa é apostar em tratamentos de reprodução humana, como a fertilização in vitro.

“O processo de fertilização in vitro em pacientes com endometriose é igual a qualquer outro, com a coleta dos óvulos para que sejam fecundados em laboratório e, em seguida, implantados de volta no útero. E as taxas de sucesso não mudam por conta da endometriose”, reforça.

Anterior

Quais são os possíveis efeitos dos microplásticos no cérebro?

Próximo

Governo publica decreto que institui Desenrola Rural

Próximo
Programa tem por objetivo regularizar as dívidas de agricultores familiares e facilitar o acesso a crédito novo — Foto: Getty Images

Governo publica decreto que institui Desenrola Rural

LEIA TAMBÉM

Tocantinia

Jucetins completa 37 anos de fundação com bons resultados

04/02/2026
Tocantins

Naturatins realiza doação de 500 mudas para preservação e reflorestamento do Cerrado

04/02/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes consolida base política no Bico do Papagaio e recebe apoio de lideranças do Tocantins

04/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa reúne equipe de governo para definir ações e diretrizes de 2026

04/02/2026
Agricultura e Pecuária

Adapec promove treinamento sobre novo Sidato 2.0 para responsáveis técnicos de eventos pecuários

04/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas

04/02/2026
Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53

04/02/2026
Palmas

Rede municipal de Palmas inicia aulas da EJA e mobiliza equipes para atrair novos estudantes

04/02/2026
Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa da 1ª reunião do Compede em 2026 e reforça compromisso com políticas inclusivas em Palmas

04/02/2026
Tocantins

Requerimento de Jorge Frederico, assinado por vários deputados, solicita convocação urgente dos aprovados no concurso da Educação

04/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas
  • Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53
  • Rede municipal de Palmas inicia aulas da EJA e mobiliza equipes para atrair novos estudantes

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

A PMTO localizou um simulacro de arma de fogo (tipo Airsoft) e uma porção de substância análoga à cocaína pesando cerca de 8 gramas. - Foto: Ascom 7°BPM

Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas

04/02/2026

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53

04/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.