Aconteceu sexta-feira, 19 de abril, a solenidade de comemoração dos 35 anos de criação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O órgão ambiental reuniu centenas de convidados em sua sede, entre eles o Governador Wanderlei Barbosa, o presidente do Naturatins Renato Jaime, deputados, servidores do estado e representantes da Prefeitura de Lajeado. Na ocasião, foi formalizada a assinatura da Ordem de Serviço para reforma e adequação da sede da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado.
Um espaço no evento chamou a atenção dos presentes pela variedade de produtos naturais, pelos ingredientes usados na fabricação e principalmente pela espontaneidade da lajeadense Maria Isete em apresentar seus produtos. As opções vão desde pimentas em conserva, temperos caseiros, geleias de frutos do serrado tocantinense a licores de caju e tamarindo. “Participar desse evento para mim foi um sonho realizado, pois representei a nossa cidade levando a mensagem da sustentabilidade”, disse Maria.
De acordo com a empreendedora, o trabalho de fabricação de cada item é artesanal e todos os produtos são colhidos no cerrado de solo lajeadense. “Procuro trazer a cultura do nosso passado em que as mulheres faziam esses temperos, geleias e conservas em casa e claro incentivando a responsabilidade com a natureza, usando os frutos sem agredir o meio ambiente”, destacou a moradora.
O Naturatins
A história do Naturatins começou em 21 de abril de 1989, por meio da lei número 29, criando a Fundação Natureza do Tocantins. Em 26 de julho de 1996 a fundação se tornou uma autarquia, passando a se chamar Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Maria Isete
Maria Isete Ramos da Silva mora em Lajeado há 18 anos e vem contribuindo com a cultura do município com seu trabalho artesanal de fabricação e venda de produtos naturais como licores, geleias, conservas, doces, molhos de pimenta e temperos caseiros.
Comentários sobre este post