Com investimento de R$ 232,3 milhões, sendo R$ 28,8 milhões do Novo PAC-Programa de Aceleração do Crescimento-do Governo Federal, foi inaugurada nesta terça-feira, 18, a ponte sobre o Rio Araguaia que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). A estrutura substitui a antiga travessia por balsas e moderniza um dos principais corredores logísticos da BR-153.
A cerimônia reuniu o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador do Tocantins, Laurez Moreira; o governador do Pará, Helder Barbalho; o senador Irajá Abreu, parlamentares, prefeitos, a ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, entre outras autoridades. O deputado estadual, Eduardo Mantoan, destacou que a entrega marca uma vitória histórica da população da região. “Esta é uma obra que melhora a mobilidade, reduz custos logísticos, aumenta a segurança de quem trafega pela BR-153 e facilita a vida das pessoas. O Tocantins ganha competitividade e se consolida como ponto estratégico para o escoamento da produção agrícola”.
O governador do Estado, Laurez Moreira, ressaltou que a ponte transforma a vida da população e reforça a importância da BR-153. “Esta obra tem um significado enorme. Nada melhor do que ver o sonho de tantos tocantinenses realizado. Esta ponte vai mudar a vida do trabalhador, do empresário e do produtor rural. A região Norte ganha competitividade”.
Em seu pronunciamento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que obras públicas precisam ser continuadas, independentemente do governo que as iniciou. “Estou aqui com orgulho entregando esta obra para a população. Eu sei o sacrifício que essa travessia de balsa causava, porque o Estado brasileiro não cumpria seu dever de garantir o direito de ir e vir do povo”.







